Agora é oficial! Após a divulgação da imprensa europeia, o PSG anunciou neste sábado a renovação de contrato do atacante Kylian Mbappé. Depois de longa novela, na qual o Real Madrid era o destino provável do jogador, o Paris Saint-Germain oficializou o acordo com o astro francês. Vale lembrar que Mbappé tinha vínculo perto de expirar ao fim da atual temporada.

– Nossa história se escreve aqui. Aqui é Paris – declarou Mbappé, em vídeo publicado pelo clube francês.

De acordo com publicação do site “Globo Esporte”, Mbappé assina um contato que o liga ao PSG agora até 2025. O “EuroSport” destacou que os parisienses abriram os cofres na tentativa de demover o francês da ideia de jogar no Real Madrid. Ou seja, foram 300 milhões de euros apenas em luvas, além de um salário de 100 milhões de euros por ano.

Contudo, a imprensa espanhola disse que pesou também na decisão do francês a possibilidade de ter voz na construção do projeto esportivo do PSG. Assim, esta teria sido uma das exigências do craque, que consideraria necessárias mudanças imediatas. Entre elas, a mudança na direção técnica e a contratação de novos jogadores de peso.

Então, ao permanecer no Paris Saint-Germain, onde chegou em 2017, Mbappé abre mão do sonho de infância em defender as cores do Real Madrid. O atacante era um velho sonho do presidente Florentino Pérez. Por sua vez, o dirigente aguardou o momento mais propício para tentar contratá-lo. Porém, acabou recebendo duas negativas seguidas em anos diferentes.

No dia do “fico”, PSG goleia o Metz e Mbappé faz hat-trick

No dia da renovação de contrato com seu principal jogador, o PSG goleou o Metz por 5 a 0, no Parque dos Príncipes, pela última rodada do Campeonato Francês. Com o título assegurado de forma antecipada, a equipe de Mauricio Pochettino venceu com tranquilidade.

Aliás, Mbappé estava inspirado e anotou um hat-trick. Neymar também balançou a rede e Di María completou a goleada na noite emocionante de sua despedida do Paris.

Com os três gols marcados diante do Metz, Mbappé chegou a 28 nesta edição do Francês e consolidou-se como artilheiro máximo da competição, à frente de Ben Yedder, do Monaco. Ou seja, este foi o quarto ano seguido em que o francês ficou com o posto. Desta vez ainda foi o líder de assistências, com 17.

– Estou convencido de que aqui posso continuar crescendo em um clube que oferece tudo o que é necessário para atuar em alto nível. Também estou muito feliz por continuar a jogar na França, o país onde nasci, onde cresci e onde fiz o meu nome – disse Mbappé.

Renovação de Mbappé com PSG frustra planos do Real Madrid

Vale lembrar que, no começo da temporada 2021/22, o Real Madrid tentou contratar Mbappé negociando com o PSG, mas teve diversas ofertas recusadas. Então, decidiu aguardar o fim do contrato do jogador, que ficaria livre em junho para assinar com qualquer equipe.

Além disso, a imprensa espanhola vinha relatando nos últimos meses um grande otimismo na diretoria madridista. O clube espanhol aplicava a tática da paciência à espera do atacante.

Em meio ao mistério feito em público por Mbappé, uma viagem a Madri levantou mais suspeitas de uma transferência. Até que na última segunda o jornal “Marca” chegou a cravar o acerto verbal com a diretoria do Real. Entretanto, nenhum documento foi assinado.

Depois, Mbappé chegou a dizer em uma premiação que havia tomado uma decisão e viria a público em breve. No entanto, os últimos dias geraram uma reviravolta, com o PSG não poupando esforços para tentar convencer o jogador a permanecer.

Então, a reviravolta veio à tona na última sexta. Até mesmo a mãe do jogador veio à público dizer que o filho estava em dúvida. Uma vez que as propostas dos dois clubes eram “quase idênticas”. Porém, Mbappé bateu o martelo horas antes do último jogo do PSG na temporada, contra o Metz. Além disso, o craque teria ligado para o presidente Florentino Pérez pela manhã para avisar que não deixaria Paris.

LaLiga afirma que fará queixa na Uefa contra o PSG

Com o anúncio da renovação de Mbappé com o PSG, a LaLiga divulgou um comunicado oficial. A entidade do futebol espanhol afirmou que fará queixa na Uefa contra o clube francês. De acordo com a nota, o objetivo é defender o “ecossistema econômico do futebol europeu e a sua sustentabilidade”.

– É escandaloso que um clube como o PSG, que na temporada passada perdeu mais de 220 milhões de euros, depois de ter acumulado perdas de 700 milhões de euros nas últimas temporadas (mesmo declarando rendimentos de patrocínios de valor muito duvidoso) com um custo de pessoal desportivo em torno de 650 milhões para a temporada 2021/22, pode enfrentar um acordo com essas características enquanto os clubes que poderiam acertar a chegada do jogador sem ver sua massa salarial comprometida, ficam sem poder contratá-lo – diz um trecho, publicado pelo site “Globo Esporte”.

Além disso, a LaLiga já apresentou queixas contra o PSG em outras ocasiões por conta do descumprimento do Fair Play financeira da Uefa. Vale ressaltar que o Real Madrid era o grande interessado na contratação do atacante de 23 anos. De acordo com a emissora BBC, o PSG deve gastar mais de 150 milhões de euros (R$ 773 milhões) para manter Mbappé. Ele assinou um novo compromisso de três anos.

– O compromisso de Kylian com o PSG representa um marco incrível na história do nosso clube. É um momento maravilhoso para nossos torcedores em todo o mundo. Desde o dia em que Kylian se juntou à nossa família, ele alcançou grandeza além de seus anos em todos os palcos. Ao se comprometer com o PSG, ele será a base do futuro do nosso clube dentro e fora de campo – disse o presidente Nasser Al-Khelaifi.