• Evento vai acontecer na cidade de Paris, na França
  • Lionel Messi é o último vencedor do prêmio
  • Ballon d’Or leva em conta a temporada europeia

Chegou a hora de falar sobre a premiação da Bola de Ouro de 2022. Isso porque a revista France Football anunciou nesta terça-feira a data da cerimônia de premiação da temporada. Assim, o evento está marcado para o dia 17 de outubro, no teatro de Châtelet, em Paris, no dia 17 de outubro.

Somente no dia 12 de agosto saberemos a lista de indicados nas categorias melhor jogador e melhor jogadora, assim como de melhor goleiro (Troféu Yashin) e melhor jogador jovem (Troféu Kepa).

Então, vale ressaltar que o último vencedor da Bola de Ouro foi Lionel Messi. Ou seja, foi o sétimo troféu do argentino na história da premiação. A espanhola Alexia Putellas foi eleita em 2021 como a melhor entre as mulheres. Já o italiano Gianluigi Donnarumma faturou o prêmio entre os goleiros, enquanto o espanhol Pedri levou o de melhor sub-21.

Ballon d’Or levará em conta a temporada na Europa

Além disso, a 66ª edição do Ballon d’Or levará em consideração a temporada europeia (2021/22), não o calendário anual. Essa foi uma das mudanças anunciadas em março deste ano pela France Football.

Agora, as listas de indicados das categorias não serão mais feitas apenas por jornalistas da France Football e do “L’Équipe”. Agora, elas contarão com o aval do embaixador do prêmio, Didier Drogba, e dos jornalistas que mais se aproximaram do resultado final em suas votações em 2021.

Por outro lado, os eleitores serão mais restritos: em vez de jornalistas representando todas as 170 associações da Fifa, votarão no prêmio apenas profissionais dos 100 países que ocupam as primeiras colocações do ranking da entidade.

Portanto, com a mudança do período de avaliação, a Copa do Mundo deste ano só entrará na avaliação da Bola de Ouro de 2023. O Mundial do Catar está marcado para começar no 21 de novembro.