• Seleção portuguesa ganha por 3 a 2, pelo Grupo H
  • Cristiano Ronaldo marca em cinco Copas diferentes
  • Portugueses abrem vantagem, mas sofrem no final

Em estreia movimentada e com cinco gols no segundo tempo, Portugal bateu Gana por 3 a 2, nesta quinta-feira, no estádio 974, em Doha, no Catar. Cristiano Ronaldo, de pênalti, João Félix e Rafael Leão marcaram para a seleção lusitana. André Ayew e Bukari fizeram para os africanos no duelo pelo Grupo H da Copa do Mundo de 2022. Com o triunfo, os portugueses lideram a chave, com três pontos, pois Uruguai e Coreia do Sul empataram em 0 a 0.

Na segunda rodada do Grupo H, portanto, Gana enfrenta a Coreia do Sul, na segunda (28 de novembro), às 10h (horário de Brasília), no estádio Cidade da Educação. Por sua vez, Portugal mede forças com o Uruguai, no mesmo dia, às 16h, no estádio Lusail.

Portugal pressiona, e CR7 tem gol anulado

Com a bola rolando, Portugal começou no campos de ataque teve a sua primeira chance aos nove minutos. Gana saiu jogando errado, e Bruno Fernandes deu ótima bola para Cristiano Ronaldo na cara do goleiro Ati Zigi. Contudo, o craque trombou e a bola saiu pela linha de fundo. Aos 12, após cobrança de escanteio, CR7 subiu muito alto para cabecear. No entanto, ele foi atrapalhado e não acertou em cheio a bola. Mas a seleção portuguesa seguiu pressionando.

Aos 27, João Cancelo cruzou, a bola passou pela área de Gana e chegou até Bernardo Silva. Então, ele tocou para João Félix, que finalizou de primeira para fora. Três minutos depois, aliás, Portugal teve um gol anulado. Cristiano Ronaldo recebeu de João Félix, girou e bateu para a rede. Porém, a arbitragem viu empurrão de CR7 em Djiku e marcou falta no lance.

Com 41 minutos, o astro português apareceu no lado esquerdo da área, fez a tabela e tentou o chute, mas foi travado. Os portugueses dominaram as ações na etapa inicial e não deu chances para Gana sair da defesa. A equipe lusitana teve mais posse de bola e finalizou sete vezes, mas o placar ficou em 0 a 0.

Segundo tempo emocionante e de cinco gols

No segundo tempo, Portugal conseguiu um pênalti aos 16 minutos. Em disputa na área, Salisu derrubou Cristiano Ronaldo, e o árbitro Ismail Elfath assinalou a penalidade. Na cobrança, CR7 bateu no canto direito do goleiro Ati Zigi, com força, para abrir o placar: 1 a 0. Com o gol, o craque virou o primeiro jogador na história a marcar em cinco Copas do Mundo diferentes (total de oito gols). Na comemoração, o elenco inteiro de Portugal correu para abraçar o camisa 7.

Atrás no placar, Gana tentou pressionar Portugal no campo de ataque e foi premiada com o empate, aos 27 minutos. Depois da jogada pela esquerda, Kudus entra na área e tocou para André Ayew na pequena área. A bola passou pelo meio das pernas de Danilo, e o camisa 10 só empurrou para rede: 1 a 1.

Portugal não se abateu e ficou na frente de novo aos 32. Após roubada de bola, Bruno Fernandes avançou pelo meio e passou para João Félix nas costas da zaga ganesa. O camisa 11 entrou na área e tocou na saída do goleiro: 2 a 1. Dois minutos depois, saiu o terceiro gol. João Félix fez o desarme no campo de defesa, e a seleção portuguesa saiu em velocidade com Bruno Fernandes. O meia acionou Rafael Leão na esquerda da área. Ele virou o corpo e bateu colocado no canto: 3 a 1.

Contudo, quem marcou no fim foi a seleção de Gana. Aos 43, após lançamento do campo de defesa, Baba chegou pela esquerda e cruzou para Bukari cabecear livre dentro da área e diminuir: 3 a 2. O duelo ficou emocionante até o final, mas os portugueses conseguiram segurar a vitória.