• Técnico ficou por seis anos à frente da seleção portuguesa
  • Fernando Santos foi campeão europeu e da Liga das Nações
  • José Mourinho tem contrato com a Roma, da Itália

Depois de perder para a Coreia do Sul e ser eliminado por Marrocos nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, chegou ao fim o comando de Fernando Santos à frente da seleção de Portugal. A Federação Portuguesa demitiu o treinador depois de seis anos, nesta quinta-feira, com um comunicado em suas redes sociais. Para o lugar dele, conforme informações da imprensa local, os dirigentes tem um favorito: José Mourinho, que atualmente dirige a Roma, da Itália.

Portanto, desde 2014 comandando a seleção, Fernando Santos esteve à frente da equipe nas duas principais conquistas de sua história. A Eurocopa de 2016, além da Liga das Nações da Uefa de 2019. Conforme informações do jornal “O Jogo”, a demissão já estava selada desde a última terça-feira e foi feita de comum acordo. Contudo, a divulgação só ocorreu nesta quinta-feira.

Embora esteja na história com os títulos citados acima, Fernando Santos não teve bom desempenho em Copas do Mundo. Em sua primeira participação, em 2018, Portugal acabou eliminado nas oitavas de final pelo Uruguai. Na ocasião, os sul-americanos venceram a partida por 2 a 1. Nesta Copa do Mundo, mais um desempenho aquém do esperado. Derrota para a Coreia do Sul na última rodada da fase de grupos e eliminação para o Marrocos.

Com a demissão do treinador de 62 anos, subiu para seis o número de treinadores fora de seleções que disputaram a Copa de 2022. Também deixaram as suas seleções Tite (Brasil), Luis Enrique (Espanha), Diego Alonso (Uruguai), Roberto Martínez (Bélgica) e Paulo Bento (Coreia do Sul).

Polêmica com CR7

Fernando Santos era considerado linha dura, mas sempre contou com Cristiano Ronaldo como capitão do time e seu principal jogador. Entretanto, na Copa de 2022, o jogador chegou em má fase e se envolveu em uma polêmica com o treinador. Ao ser substituído, gritou palavras de ordem, o que acabou deixando Fernando Santos irritado. O comandante luso chegou a citar o caso em uma entrevista.

Mas, na partida seguinte, o treinador deixou o camisa 7 no banco de reservas. A situação se repetiu na partida das quartas de final contra o Marrocos. Neste duelo, o astro português só entrou no segundo tempo, quando o jogo já estava 1 a 0 para a seleção africana.

José Mourinho, por sua vez, goza de prestígio entre os portugueses. O treinador é um dos mais vitoriosos do país e ganhou títulos dirigindo Porto, Chelsea, Inter de Milão, Manchester United, Real Madrid e Roma, seu atual clube. Contudo, com um contrato que vai até 2024, a FPF terá certa dificuldade de conseguir a liberação do treinador. De acordo com a imprensa local, o mais provável é que os dirigentes estejam dispostos a aguardar o término do contrato do Special One. Neste caso, Rui Jorge, atual treinador do Sub-21 da seleção lusa, assumiria o lugar de Fernando Santos até lá.