• Com dois gols de Bruno Fernandes, portugueses vencem por 2 a 0
  • Uruguaios chegam perto do empate, mas perdem muitas chances
  • Seleção portuguesa avança pelo Grupo H, e a Celeste se complica

Em duelo movimentado do Grupo H, Portugal venceu o Uruguai por 2 a 0, nesta segunda-feira, no estádio Lusail. Assim, a equipe de Cristiano Ronaldo e companhia confirmou a vaga antecipada para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022. O destaque da partida, aliás, foi o meia Bruno Fernandes que marcou os dois gols da seleção lusitana, ambos na etapa final. O resultado complicou a situação dos uruguaios na busca pela classificação à próxima fase do Mundial do Catar.

Portanto, a seleção portuguesa chegou aos 6 pontos, enquanto os uruguaios ficaram com apenas 1 ponto e na lanterna da chave por ter saldo de gols pior do que a Coreia do Sul. Por sua vez, Gana alcançaram 3 pontos após a vitória sobre os sul-coreanos e ocuparam o segundo lugar.

Na terceira rodada do Grupo H, Portugal enfrenta a Coreia do Sul, na sexta-feira (2 de dezembro), no estádio Cidade da Educação, às 12h (de Brasília). O Uruguai, por sua vez, encara Gana, no mesmo dia e horário, no estádio Al Janoub.

Times passam em branco na primeira etapa

Com a bola rolando, o Uruguai chegou no ataque logo aos dois minutos. O lateral-esquerdo Mathías Oliveira fez o desarme, tabelou com Cavani e finalizou de fora da área. Contudo, a bola passou sem perigo pela meta do goleiro Diogo Costa. Portugal, aliás, respondeu em seguida. Cristiano Ronaldo deu lindo passe de ombro para Nuno Mendes no lado esquerdo da área. Entretanto, o lateral pegou de voleio por cima da trave.

Aos 7 minutos, os portugueses armaram um contra-ataque. Então, Bruno Fernandes arriscou de longe, mas mandou a bola à direita do gol de Rochet. O jogo estava lá e cá. Aos 11, o zagueiro uruguaio Giménez subiu de cabeça após a cobrança de escanteio, mas a bola foi por cima. Quatro minutos depois, João Félix recebeu na entrada da área, bateu em cima de Giménez e a bola foi para escanteio. Portugal seguiu no ataque. Aos 19, Rúben Neves chutou de primeira de fora área, mas o zagueiro uruguaio apareceu novamente para cortar.

O Uruguai, então, tentou sair da pressão portuguesa e criar chances. Aos 32 minutos, Betancur fez uma linda jogada individual, passou no meio da zaga e saiu na cara do gol. Porém, Diego Costa saiu para abafar o chute e fez a defesa. Aos 34, no contra-ataque, Cristiano Ronaldo chutou da entrada da área, e a bola sobrou para João Félix. O atacante tentou o chute, mas a bola bateu na zaga uruguaia e saiu.

Depois, em jogada pela esquerda, Betancur acionou Darwin Núñez na área. Porém, o atacante dividiu com a zaga portuguesa e a bola saiu. Aos 36 minutos, inclusive, CR7 dominou de peito na área e, de frente para o goleiro, tentou o passe. Porém, a zaga uruguaia abafou a tentativa. As seleções foram para o intervalo sem sair do zero.

Portugal sai na frente com ‘quase gol’ de CR7

No segundo tempo, Portugal abriu o placar aos oito minutos. Bruno Fernandes cruzou pelo lado esquerdo, e Cristiano Ronaldo raspou de cabeça para a abrir o placar: 1 a 0. Inicialmente, o gol havia sido dado para CR7, mas a Fifa entendeu depois que o atacante não tocou na bola. Assim, o tento foi para o camisa 8 português.

Aos 12 minutos, o Uruguai tentou responder. Cavani buscou o chute de primeira após cruzamento, mas furou a bola. Atrás no placar, o técnico Diego Alonso mexeu no seu time e colocou Arrascaeta e Pellistri em campo. Pouco tempo depois, Luis Suárez entrou no lugar de Cavani. Após as trocas, os uruguaios cresceram no jogo e passaram a pressionar.

Aos 29 minutos, por sinal, o Uruguai quase empatou. Maxi Gómez chutou de primeira da meia-lua da grande área e acertou a trave. Em seguida, Arrascaeta bateu falta no meio da área, e a bola sobrou para Suárez, que finalizou de canhota na rede pelo lado de fora. A Celeste seguiu pressionando. Aos 33, Arrascaeta recebeu o passe e Valverde na área, tentou a cavadinha, mas a bola foi fraca e Diogo Costa evitou o gol.

Bruno Fernandes amplia cobrando pênalti

Com 35 minutos, o técnico Fernando Santos fez três substituições para tentar equilibrar a partida. Assim, entraram Gonçalo Ramos, João Palhinha e Matheus Nunes, e saíram Cristiano Ronaldo, William Carvalho e João Félix. Na reta final, então, os portugueses voltaram a ter a posse de bola. Além disso, aos 44 minutos, conseguiram um pênalti. Bruno Fernandes deu caneta em Giménez dentro da área, e a bola bateu no braço de apoio do uruguaio.

Após a checagem do VAR, no entanto, o árbitro marcou a penalidade. Na cobrança, o próprio camisa 8 bateu bem, deslocando o goleiro, e ampliou nos acréscimos: 2 a 0. No minuto final, Bruno Fernandes quase marcou mais um após completar livre na área, mas Rochet defendeu. Na sequência, o meia teve outro chance, mas bateu na trave. Porém, a vitória já estava assegurada.