• Espanhol dirigiu a seleção belga em duas Copas
  • Martinez ocupa o lugar do português Fernando Santos
  • José Mourinho era o alvo, mas rechaçou o convite

A Federação portuguesa apresentou o seu novo treinador. Trata-se do espanhol Roberto Martínez, que dirigiu a seleção da Bélgica nas últimas duas Copas do Mundo. O treinador assume o lugar do português Fernando Santos, responsável por levar os portugueses ao título da Eurocopa de 2016.

– Muito obrigado a todos. Vou tentar aprender português o mais depressa possível. Estou muito orgulhoso de poder representar uma das melhores seleções do mundo. Este projeto me causa enorme expectativa. Sei que há grandes objetivos para esta seleção, mas também há uma grande equipe por trás desta seleção – disse Martínez.

Martínez assinou um vínculo com a seleção de Portugal até 2026. Ou seja, ele terá a missão de conduzir os lusos até o Mundial dos EUA, México e Canadá. Entretanto, o espanhol já tem compromisso no mês de março. Isso porque neste período dá início aos duelos pelas Eliminatórias da Eurocopa do próximo ano.

Na apresentação, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol revelou que o objetivo de Martínez é colocar a seleção de Portugal entre as favoritas à conquista da Copa do Mundo. Mesmo frisando que não será fácil substituir o técnico mais vitorioso da história lusa.

– O percurso de Roberto Martínez fala por si próprio. Como treinador tem formado o seu trabalho em adquirir conhecimento de forma competente. Nunca foi relevante o local de nascimento do selecionador. Apesar do relacionamento com a Federação ter poucos dias, sabe com o que poderá contar. O povo português é apaixonado pela sua seleção. Ambicionamos, no mínimo, as semifinais de qualquer competição – revelou.

Martínez teve problemas na Copa do Catar

Martínez tem 49 anos e vem de uma campanha aquém do esperado no Mundial do Catar. Com problemas de lesões, o seu time não conseguiu repetir a boa campanha da Copa da Rússia, quando eliminou o Brasil nas quartas de final e chegou em terceiro lugar naquele torneio. Sem jogar bem, a equipe conquistou uma vitória, um empate e uma derrota e acabou eliminada na fase de grupos no último Mundial.

Embora nunca tenha trabalhado em seu país natal, o treinador tem muito prestígio nas equipes por onde passou. A sua carreira de treinador começou no Swansea, no País de Gales. Depois de se destacar pelo time, assumiu o Wigan e posteriormente o Everton. Foi então que Martínez partiu em busca de novos ares e assumiu a seleção da Bélgica logo depois da Euro 2016.

Por fim, logo depois da saída de Fernando Santos, vários nomes tomaram conta do noticiário do Velho Continente como possíveis técnicos da seleção. José Mourinho, conforme informações da imprensa local, era o favorito para o cargo. Ainda de acordo com publicações do país, o treinador ouviu a proposta, mas declinou do convite e preferiu seguir na Roma, da Itália.