• Poloneses vencem por 2 a 0, com gols de Zielinski e Lewandowski
  • Goleiro Szczesny pega pênalti e se destaca com grandes defesas
  • Sauditas perdem muitas chances, mas seguem vivos no Mundial

A Polônia venceu a Arábia Saudita por 2 a 0, neste sábado, no estádio Cidade da Educação, em grande duelo pelo Grupo C da Copa do Mundo. Zielinski e Lewandowski marcaram os gols do triunfo polonês, e o goleiro Szczesny brilhou ao defender um pênalti. Os sauditas não repetiram a façanha da estreia contra a Argentina e abusaram das chances perdidas. Aliás, esta foi uma das melhores partidas do Mundial até agora.

Com o resultado, a Polônia chegou aos quatro pontos e assumiu a liderança da chave. A Arábia Saudita seguiu com três pontos, e as duas seleções decidem a vaga na terceira rodada. Antes disso, eles esperam o resultado do jogo entre Argentina e México, às 16 deste sábado. Em caso de derrota, os argentinos estão eliminados do Mundial do Catar.

Na terceira rodada do Grupo C, a Polônia enfrenta a Argentina, na quarta-feira (30 de novembro), às 16h (de Brasília), no Estádio 974. Por sua vez, a Arábia Saudita tem pela frente o México, no mesmo horário, no estádio Lusail.

Zielinski abre o placar, e Szczesny pega pênalti

A Arábia Saudita, então, foi melhor no começo da partida. Com um time rápido, os sauditas tiveram mais volume de jogo, enquanto a Polônia sentiu dificuldades para criar oportunidades. Em duelo pegado e de muita marcação, as principais chances foram da Arábia. Aos sete minutos, Al-Burayk arriscou de fora da área, mas mandou sobre o gol. Depois, aos 12, Kanno chutou forte, e Szczesny defendeu bem.

Por sua vez, a seleção da Polônia respondeu aos 25 minutos. Após levantamento na área, Bielik cabeceou para o gol, mas a bola desviou em Al-Shehri. A partir daí, os poloneses acordaram na partida. Aos 38 minutos, então, saiu o gol. Cash foi à linha de fundo e achou Lewandowski na área. O centroavante driblou o goleiro e tocou para trás. Zielinski, sem marcação, finalizou no alto e fez 1 a 0.

Contudo, a Arábia Saudita não se abateu e foi para cima em busca do empate. Aos 43, Bielik acertou o tornozelo de Al-Shehri dentro da área. O árbitro brasileiro Wilton Pereira de Sampaio não marcou, mas foi chamado para rever o lance no monitor do VAR e mudou de opinião. Na cobrança, porém, Szczesny operou dois milagres. Primeiro, ele pegou a cobrança de Al-Brikan. No rebote, o goleiro fez grande defesa em chute de Al-Dawsari.

Arábia perde chances, e Lewandowski amplia

No segundo tempo, a Arábia Saudita chegou com perigo aos nove minutos. Dentro da área, Al-Dawsari finalizou, e Szczesny fez ótima defesa para evitar o empate. A pressão dos sauditas continuou. Cinco minutos depois, Al-Brikan recebeu o passe dentro da área da Polônia, se livrou da marcação, mas bateu para fora. Na sequência, os poloneses erraram na saída de bola, e Kanno ficou com a sobra na entrada da área. Então, o volante chutou forte, mas longe do gol.

Aos 17, no entanto, a Polônia respondeu e quase ampliou. Milik recebeu o cruzamento na área e mandou de cabeça no travessão. Os poloneses cresceram novamente no jogo e assustaram nos contra-ataques. Três minutos depois, Lewandowski desviou para o gol após bola cruzada, e acertou a trave de novo. Os sauditas, por outro lado, seguiram perdendo chances. Aos 32 minutos, Al-Abid pegou a sobra após jogada pela esquerda e chutou de primeira rente à trave.

Porém, a Arábia Saudita acabou sendo castigada. Aos 36, Lewandowski pressionou a saída de bola, fez o desarme e bateu rasteiro de canhota na saída do goleiro: 2 a 0. Foi o primeiro gol do astro polonês, duas vezes o melhor do mundo, em uma Copa. Aos 44, por pouco não saiu o terceiro dos poloneses. Lewandowski aproveitou outra bobeira da zaga saudita, mas tentou encobrir Al-Owais, que fez a defesa. Porém, nem precisava de mais nada. Vitória fundamental da Polônia, que lidera o Grupo C.