[toc]

No Olho do Furacão

O estádio Ibn Batouta, em Tanger, no Marrocos, será o ponto de partida do ciclo de preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026, que pela primeira vez na história terá três países compartilhando sua sede. Estados Unidos, México e Canadá vão receber o próximo Mundial. O Brasil abre seu ciclo de preparação neste sábado, 25 de março, enfrentando a seleção de Marrocos. O pontapé inicial está marcado para 19h (horário de Brasília).

Vale o que está escrito

Amistosos geralmente não têm grande valor em condições normais. Servem apenas para o técnico conviver um pouco mais com os atletas convocados, tentar executar algumas de suas orientações táticas e ver se eles conseguem entender o que foi proposto. Porém, nada é definitivo. Afinal, o que vale mesmo é a forma dos jogadores na reta final da preparação. Neste caso, entretanto, o valor do jogo é zero. Ramon Menezes, que estará à frente da seleção brasileira, é um tapa-buraco. Treinador das divisões de base da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ele foi colocado como treinador interino até que a entidade defina o sucesso de Tite, dispensado após a Copa do Mundo do Catar. Isso deverá acontecer antes do início da disputa das eliminatórias sul-americanas para o Mundial de 2026, o que está previsto para setembro.

Futebol é bola na rede (ou não)

Brasil e Marrocos participaram da Copa do Mundo do Catar entre os meses de novembro e dezembro do ano passado. A seleção brasileira fez cinco partidas. Parou nas quartas de final. Foi eliminada pela Croácia. Os marroquinos fizeram sete jogos. Fizeram a maior participação de sua história em um Mundial. Alcançaram as semifinais. Disputaram com a Croácia a medalha de bronze. Acabaram ficando com o quarto lugar. Os brasileiros marcaram oito gols, média de 1,6 por jogo. Os marroquinos marcaram seis vezes, média de 0,86/encontro. A equipe Canarinho sofreu três gols, média de 0,6 tento/confronto. A equipe de Marrocos teve a defesa vazada cinco vezes, média de 0,71/jogo.

Na prancheta

Sendo o primeiro jogo de Ramon à frente da seleção brasileira não se sabe exatamente qual será a tática que utilizará. O treinador ganhou destaque ao conquistar o título do Campeonato Sul-Americano sub-20. No Marrocos, Walid Regragui tem como estratégia base o uma defesa com quatro atletas, um meia de contenção, dois meias de ligação e três atacantes.

O desempenho recente de Marrocos

Contratado pouco antes da Copa do Mundo do Catar depois de desavenças entre jogadores e o bósnio Vahid Halilhodzic, Walid Regragui foi mantido no cargo e manteve como base o grupo que foi ao Mundial. Dos atletas convocados para o amistoso contra o Brasil e para a partida contra o Peru no próximo dia 28, 20 estavam na campanha que rendeu o quarto lugar na Copa de 2022. Ele chamou, inclusive, o lateral-direito Hakimi, do Paris Saint-Germain, que está sendo acusado de estupro na França. Os jogadores chamados foram.

  • Goleiros: Bono (Sevilla), Munir El Kajoui (Al Wehda-ARA), Reda Tagnaouti (Wydad Casablanca) e Mehdi Benabid (FUS Rabat)
  • Defensores: Hakimi (PSG), Nayef Aguerd (West Ham), Saïss (Besiktas), Mazraoui (Bayern de Munique), Chadi Riad (Barcelona), Achraf Dari (Brest), Jawad El Yamiq (Valladolid), Abqar (Alavés), Attiat Allah (Wydad Casablanca), Amraoui (Nice)
  • Meias: Amrabat (Fiorentina), Sabiri (Sampdoria), Ounahi (Olympique de Marselha), Bouchouari (Saint-Étienne), Bilal El Khannous (Genk), Imran Louza (Watford), Kechta (Le Havre)
  • Atacantes: Ziyech (Chelsea), Ezzalzouli (Osasuna), Aboukhlal (Toulouse), En-Nesyri (Sevilla), Zaroury (Burnley), Cheddira (Bari), Hamdallah (Al Ittihad-ARA), Boufal (Al Rayyan-CAT), Ibrahim Salah (Rennes)

Marrocos na temporada atual


A forma atual do Brasil

Camisa Schalke 04 Bundesliga

Sem contar com um técnico definitivo, a CBF abriu mão de fazer os dois amistosos de praxe nos períodos que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) estabelece para encontros envolvendo seleções. A única partida em março será contra Marrocos. Ramon Menezes teve que fazer duas novas convocações desde a revelação e sua lista. O zagueiro Bremer e o atacante Yuri Alberto foram chamados para as vagas de, respectivamente, Marquinhos, do París Saint-Germain, e Richarlisson, do Tottenham, que se machucaram. Neymar, que sofreu uma contusão grave no tornozelo e precisou passar por cirurgia, já estava descartado. Os jogadores chamados foram:

  • Goleiros: Ederson (Manchester City), Mycael (Athletico-PR) e Weverton (Palmeiras);
  • Laterais: Arthur (América-MG), Emerson Royal (Tottenham), Alex Telles (Sevilla) e Renan Lodi (Nottingham Forest);
  • Zagueiros: Ibañez (Roma), Éder Militão (Real Madrid), Bremer (Juventus) e Robert Renan (Zenit);
  • Meias: André (Fluminense), Andrey Santos (Vasco), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphael Veiga (Palmeiras);
  • Atacantes: Antony (Manchester United), Yuri Alberto (Corinthians), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras), Vini Júnior (Real Madrid) e Vitor Roque (Athletico-PR).

Brasil na temporada atual

Tudo que sabemos sobre os times

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

Escalação para Marrocos x Brasil

Suspensos e lesionados para Marrocos x Brasil

Probabilidades no 1×2 para Marrocos x Brasil

Palpite do Jairzinho para Marrocos x Brasil

Sem maiores compromissos e provavelmente desejando mostrar serviço diante de um novo ciclo de preparação, a seleção brasileira deverá adotar um modo ofensivo de atuar e, dessa maneira, o prognóstico em seu sucesso diante de Marrocos é o palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” para o amistoso deste sábado. O SDA aponta a coluna um como melhor opção para o confronto.

Prognóstico para Marrocos x Brasil