Camp Nou

LaLiga

08/05/2021

11:15

Barcelona
Atletico Madrid
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 07/05/2021 17:55.
As cotações estão sujeitas a alterações. Última atualização 07/05/2021 17:55.


Palco do espetáculo

O Camp Nou, em Barcelona, vai ser palco de uma parceria rara neste sábado, 8 de maio. O Barcelona, com toda a torcida do Real Madrid ao seu lado, vai enfrentar o Atlético de Madrid. A partida tá na agenda da trigésima quinta rodada do Campeonato Espanhol 2020/2021, um dos mais emocionantes dos últimos tempos. A bola rola às 11h15 (horário de Brasília).

O que está em jogo?

A batalha vale a liderança do Campeonato Espanhol. Porém, pode decidir muito mais do que isso. A rodada tem dois clássicos. No domingo, o Real Madrid enfrenta o Sevilha. Do jeito que as coisas andam, é bem provável que tem terminar a jornada no primeiro lugar da tabela de classificação fique com o troféu de campeão de LaLiga.

Ataque x defesa

Essa é a chave do clássico. O holandês Ronald Koeman teve como maior mérito ajeitar o setor de criação do Barcelona. Com a bola chegando para o Messi (28 gols no Campeonato Espanhol temporada 2020/2021) e Griezzmann (12 gols) o estrago tá feito. No total, o Barça marcou 80 gols (2,4 por jogo) em LaLiga. É de longe, muito longe, longe mesmo, o melhor ataque do torneio.

O segundo melhor nesse quesito é justamente o Atlético de Madrid, do retranqueiro Diego Simeone, que fez 19 tentos a menos. Contou, para isso, com a ajuda de um artilheiro desprezado pelo time da Catalunha. O uruguaio Luis Suarez, que levou um pé nos fundilhos no começo da temporada e fez 19 gols em 28 jogos. Embora o time do Simeone tenha feito mais gols que o normal, afinal essa definitivamente não é a especialidade do argentino, a defesa continua a mesma. É a melhor da Espanha. Foi a menos vazada de LaLiga. Sofreu 22 gols em 33 jogos. Os números do Barça nesse aspecto são bem ruins. Sua rede balançou 33 vezes. Média exata de um gol sofrido por partida.

Mi casa, su casa

O Barcelona já se fez mais temido no Camp Nou. Na temporada atual é só o terceiro colocado no ranking dos donos da casa. Dos 51 pontos que disputou em seu estádio, conquistou 37 (11 vitórias, quatro empates e duas derrotas). Nada mal, porém, com 43 gols marcados e 18 sofridos, o time deixou escapar a chance de tomar a ponta isolada do Campeonato Espanhol e depender somente de seus resultados justamente em um jogo em casa. Na jornada 33, levou uma virada do Granada. Apanhou por 2 a 1 de um time desfalcado de sete atletas.

Coragem é artigo em falta no Atlético de Madrid. O time teve frente superior a dez pontos na tabela de classificação e já havia tirado o pó de sua galeria de troféus para colocar uma nova taça na coleção. Porém, viu sua vantagem minguar justamente por uma queda de rendimento principalmente nos jogos fora de casa. Das últimas cinco partidas como visitante, somou cinco dos 15 pontos possíveis.

Naquele campo tá faltando ele

O Barcelona não tem desfalques importantes para o clássico. O Atlético não deve contar com o zagueiro uruguaio Gimenez, que está machucado. Ainda tem tempo de se recuperar. Não é um jogador tão importante assim. Pelo contrário. Tem perdido espaço na equipe e talvez seja dispensado ao final da temporada.

Professor Pardal

Koeman fez um trabalho excelente ao longo da temporada. Produziu resultados melhores do que se poderia esperar em um clube mergulhado em uma crise econômica e política gigantesca. Essa última acabou se resolvendo com as eleições. A primeira ainda segue. O que ainda não conseguiu foi resolver o problema da defesa. Fez uma gambiarra improvisando o meia De Jong como uma espécie de terceiro zagueiro quando Gerard Piqué estava machucado. Porém, quando o capitão da equipe voltou aos gramados, a coisa apertou. Teve que dar um passo atrás e devolver a camisa para o chefão dos bastidores. Isso fez a defesa entrar novamente em declínio. Agora, está em um mato sem cachorro. Precisa dar um jeito de proteger o setor sem ferir o ego de Piqué. Já Simeone não é conhecido por ser um treinador surpreendente. Assim, não dá para esperar nada além de uma retranca para o clássico.


O desempenho recente do Barcelona

Com 74 pontos (23 vitórias, cinco empates e seis derrotas), o Barcelona está na terceira colocação do Campeonato Espanhol. Tem a mesma pontuação do Real Madrid, segundo colocado, que leva vantagem por ter sido melhor no confronto direto com o time da Catalunha. Esse é o primeiro critério de desempate. Assim, mesmo que ganhe o clássico e tome a ponta, não dependerá somente de seus resultados para ficar com o troféu. Ainda precisará de pelo menos um tropeço dos merengues.

Provável escalação do Barcelona

 

Barcelona na temporada atual


A forma atual do Atlético de Madrid

Camisa Schalke 04 Bundesliga

O Atlético de Madrid liderou o Campeonato Espanhol durante quase toda a temporada. Porém, perdeu fôlego nessa reta final. Chegou a perder o primeiro posto temporariamente para Real Madrid, durante um dia, e para o Barcelona, por alguns minutos, mas sempre manteve o topo da tabela de classificação ao final da jornadas. Com 76 pontos (23 vitórias, sete empates e quatro derrotas), tem dois pontos de frente em relação a Barça e Real. O empate pode até mantê-lo na frente do Barcelona, mas abrirá a chance de que o Real o ultrapasse no domingo, 9 de maio. Os merengues também levam vantagem no confronto direto contra o Atlético de Madrid. Assim, para ter certeza de que terminará a jornada na frente, precisa vencer o Barça.

Provável escalação do Atlético de Madrid

 

Atlético de Madrid na temporada atual


Palpite do Follmann para Barcelona x Atlético de Madrid:

A grande fragilidade do Barcelona, que é o sistema defensivo, provavelmente não será explorada como deveria neste sábado. O Atlético de Madrid não tem como padrão assumir uma postura ofensiva e agredir o adversário. Deve ficar trancadinho na defesa e ficar esperando oportunidades de contra-ataque. Nesse cenário, a aposta em Messi e Griezmann acaba sendo mais válida. Assim, o prognóstico na vitória do Barcelona é o palpite para o clássico deste sábado pela trigésima quinta rodada do Campeonato Espanhol versão 2020/2021.

Prognóstico e palpite final para Barcelona x Atlético de Madrid:


Promoções

Bônus para Apostas

Mais sobre o Follmann