• Zagueiro Murilo marcou o gol da classificação
  • Palmeiras chega a sua quarta final seguida no Paulista
  • Time aguarda vencedor de Água Santa e RB Bragantino

O Palmeiras está na final do Campeonato Paulista. A equipe de Abel Ferreira vai disputar o bicampeonato da competição, já que defende o seu título nesta temporada. A equipe multicampeã de Abel Ferreira venceu o Ituano na tarde deste domingo, no Allianz Parque, em São Paulo, pela semifinal do Estadual em jogo único. Embora tenha terminado o primeiro tempo em igualdade no placar, muito por conta da boa tarde do arqueiro Jefferson Paulino, o Verdão não se desesperou e conseguiu marcar na segunda etapa.

Murilo marcou o gol do Palmeiras, que levou a equipe para a decisão do Paulistão. Vale lembrar que esta será a quarta final de estadual seguida. Dessas, somente em 2021 o título não veio. Naquela oportunidade, o São Paulo levantou a taça da competição. Em 2020 e 2022, o troféu foi para o Verdão. Agora equipe aguarda o vencedor de Red Bull Bragantino e Água Santa para saber o seu adversário na decisão.

Primeiro tempo de pressão

O primeiro tempo começou com o Ituano finalizando primeiro. Eduardo Person levou a bola pelo meio-campo e arriscou o chute. A bola chegou fraca, mas acertou o gol de Weverton, que fez a defesa. Logo depois, o Palmeiras começou a mandar no jogo.

Depois de duas descidas sem muito perigo, o Verdão chegou de vez aos sete minutos. Depois de uma boa jogada de Dudu pela esquerda, o cruzamento sai na medida para Rony. Este mata no peito e tenta uma bicicleta, mas o chute sai torto. A bola, então, sobrou para Tabata. Contudo, o árbitro já havia marcado o impedimento.

Aos 12, o Palmeiras por muito pouco não abriu o placar. Raphael Veiga lançou para Gabriel Menino. Sozinho, o meia cabeceou errado e para fora. A impressão que se deu é de que nem ele acreditou que a bola havia chegado tão limpa para ele marcar. Minutos depois, Veiga chutou forte para a defesa de Jefferson Paulino, que pegou em dois tempos.

Então, a pressão do Palmeiras continuou. O time treinado por Abel Ferreira chegava por todos os lados. Dessa vez, Breno Lopes chegou batendo de primeira em um cruzamento de Marcos Rocha. Jefferson Paulino fez grande defesa. Aos 35, Raphael Veiga tentou de longe novamente. Jefferson Paulino salvou novamente. A pressão seguia.

Essa pressão seguiu até o final do primeiro tempo. O Verdão ainda perdeu chances com Gustavo Gómez, de cabeça, em duas oportunidades. Além de Gabriel Menino, que foi para fora do gol. Assim como a chance de Raphael Veiga, que subiu demais. Então, intervalo e nada de gols na primeira etapa.

Segundo tempo e o gol da classificação

O segundo tempo começou conforme o primeiro: com o Palmeiras em busca de seu gol. E ele quase saiu logo no primeiro minuto. Gabriel Menino pegou uma sobra de uma cabeçada de Gómez. Embora o chute tenha saído muito forte, a bola desviou e Jefferson Paulino fez mais uma grande defesa.

De tanto pressionar, o gol finalmente saiu. Após um cruzamento da direita de Raphael Veiga, Gustavo Gómez cabeceou. Jefferson Paulino fez grande defesa e na sobra, o zagueiro tentou afastar. Mas a bola chegou na cabeça de Murilo, que tocou para as redes. Era o gol do Palmeiras.

O gol deixou o Palmeiras mais confortável no jogo. Com isso, o Ituano não teve outra opção a não ser ir para cima tentar um gol para levar para os pênaltis. Teve uma chance, com Paulo Victor, que Murilo. Contudo, quem quase marcou gol foi o Verdão, com Piquerez. O lateral-esquerdo invadiu a área e chutou cruzado para mais uma defesa de Paulino.

A chuva começou a cair, assim como a velocidade da partida. Contudo, o Palmeiras seguiu com a bola e ainda assustou. Rony recebeu na área e chutou fraco, mas a bola chegou no canto e o zagueiro que afastou. O Ituano ainda chegou em duas oportunidades, mas sem perigo. Assim, foi esperar o árbitro e comemorar a chegada na decisão.