• Seleção africana marca duas vezes no segundo tempo
  • Sabiri e Aboukhlal garantem vitória marroquina por 2 a 0
  • Com a derrota, belgas ficam numa situação complicada

O Marrocos venceu a Bélgica por 2 a 0, em jogo do Grupo F da Copa do Mundo 2022, no estádio Al Thumama, neste domingo. Sabiri, de falta, e Aboukhlal, ambos no segundo tempo, marcaram os gols do surpreendente triunfo africano no Catar. Os belgas perderam chances, contaram com o centroavante Lukaku na reta final do jogo, mas não renderam o esperado e se complicaram.

Portanto, o resultado deixou Marrocos na liderança do Grupo F, com 4 pontos. Ou seja, a seleção africana ultrapassou a Bélgica, que ficou em segundo, com 3. Croácia e Canadá ainda jogam nesta segunda rodada.

Na terceira rodada, a Bélgica enfrenta a Croácia, na próxima quinta (1 de dezembro), no estádio Ahmad Bin Ali, às 12h (de Brasília). Enquanto isso, Marrocos pega o Canadá, no mesmo dia e horário, no estádio Al Thumama.

Bélgica domina, e Marrocos tem gol anulado

No primeiro tempo, Bélgica e Marrocos tiveram propostas de jogo diferentes. Afinal, os belgas valorizaram a troca de passes e ficaram com a posse de bola em 65% do tempo. Por outro lado, os marroquinos marcaram em linha baixa e tentaram sair em velocidade nos contra-ataques. Os europeus, então, tiveram a primeira chance aos cinco minutos. Eden Hazard tocou para Batshuayi, que chegou batendo. Porém, o goleiro Munir fez o bloqueio.

Aos 17, após cobrança de escanteio fechado, Onana se antecipou à Munir na primeira trave e mandou de cabeça por cima. O Marrocos, contudo, respondeu em finalização aos 20 minutos. Ziyech mandou uma bomba de longe e a bola passe rente ao travessão. A Bélgica voltou a chegar com perigo aos 32. Após jogada de Hazard e De Bruyne, Meunier tentou cruzar na área, mas a bola parou no goleiro Munir.

Em seguida, os marroquinos assustaram com Hakimi, que invadiu a área da Bélgica e finalizou perto do gol. Aos 38, De Bruyne acertou chute que passou rente ao travessão. Contudo, aos 46, Marrocos teve um gol anulado. Ziyech cobrou falta fechada, com muita gente à frente, e Courtois não conseguiu defender. Porém, o árbitro foi chamado ao VAR para rever o lance e marcou impedimento de Saiss, que atrapalhou a visão do goleiro.

Marrocos cresce no jogo e marca duas vezes

Na etapa final, os belgas criaram a primeira chance aos seis minutos. Hazard fez boa jogada, chutou da entrada da área, e o goleiro do Marrocos espalmou. Aos 11, no entanto, Boufal quase marcou para o Marrocos em chute cruzado rente à trave. Com postura mais agressiva, a seleção africana passou a pressionar. Então, abriu o placar em lance semelhante ao gol anulado de Ziyech. Aos 28, Sabiri bateu falta fechada, na direção do gol. Novamente atrapalhado por Saiss, agora em posição legal, Courtois não chegou na bola: 1 a 0 para o Marrocos.

Atrás no placar, o técnico Roberto Martínez fez três substituições e colocou Romelu Lukaku em campo para o tudo ou nada. Aos 36, aliás, quase saiu o gol de empate. O zagueiro Vertonghen aproveitou cobrança de escanteio para cabecear com perigo perto da trave. Na reta final, Marrocos adotou a estratégia de se fechar, marcar forte e esperar o erro da Bélgica.

Aos 46, Hamdallah puxou contra-ataque sozinho, invadiu pelo lado esquerda da área e finalizou sem ângulo, mas Courtois fechou o espaço. No minuto seguinte, a festa marroquina ficou completa. Ziyech ganhou da zaga belga, levou para a linha de fundo e tocou para trás. Aboukhlal se desmarcou e chutou de primeira no ângulo esquerdo de Courtois para matar o jogo: 2 a 0.