• Fifa descartou EUA e Brasil como sedes da competição
  • Entidade também definiu as datas do Mundial
  • Fifa divulgou ainda o novo formato da competição para 2025

A Fifa definiu a sede do Mundial de Clubes de 2022 e divulgou nesta sexta-feira. A entidade já havia tomao a decisão durante a Copa do Mundo do Catar e, depois de analisar algumas sedes, escolheu o Marrocos como país para abrigar o torneio. O assunto vinha se tornando um incômodo para a entidade, já que vinha sofrendo pressões por conta da indefinição sobre o local e a data da competição entre clubes. Flamengo e Real Madrid estão entre os participantes do Mundial de Clubes. A entidade máxima do futebol definiu os dias 1° e 11 de fevereiro de 2023 para o torneio.

Portanto, com a divulgação da Fifa, a Conmebol terá de mudar a data da decisão da Recopa Sul-Americana, entre Flamengo e Independiente del Valle. As partidas que colocam frente a frente os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana estavam previstas para acontecerem nos dias 8 e 15 de de fevereiro.

Então, de acordo com a divulgação da Fifa, o Mundial de Clubes será disputado nos mesmos moldes dos últimos anos. Serão sete clubes, seis campeões continentais, além de um representante do país sede. Os campeões da Libertadores e da Champions League entram diretamente nas semifinais da competição.

Por fim, nesta edição do Mundial, já estão garantidos o Flamengo, campeão da Libertadores, Real Madrid, campeão da Champions League, Seattle Sounders, dos EUA, campeão da Concachampions, além do Auckland City, da Nova Zelândia, campeão da Oceania. O campeão afriano é o Wydad Casablanca, do Marrocos. Neste caso, a vaga desta competição deve ficar com o vice continental, que é o Al-Ahly, do Egito. O representante da Ásia ainda não está definido.

Fifa define novo Mundial para 2025

O presidente da Fifa. Gianni Infantino, em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, anunciou o novo formato do Mundial de Clubes. Conforme o anúncio do mandatário da entidade, a disputa será de quatro em quatro anos, com 32 times. A realização da primeira edição será em 2025. Contudo, a sede ainda não foi definida.

Conforme informações do site “Globo Esporte”, os clubes europeus esperam garantir 12 vagas nesta competição para apoiar este projeto. A Uefa e Associação de Clubes Europeus (ECA) estão participando diretamente destas tratativas, com a entidade.

Infantino divulgou ainda que a Fifa vai realizar o Mundial de Clubes Feminino. Entretanto, esta competição ainda não tem número de participantes definidos, nem sede de disputa. O presidente prometeu divulgar em breve essas informações.