Realmente, está ficando difícil parar o Manchester City no Campeonato Inglês. Jogando no Eithad Stadium lotado, nesta terça-feira, pela 17ª rodada, o time mostrou sua força. Então, impôs sua superioridade diante do adversário fazendo 7 a 0.

Isso porque o City atropelou o Leeds, do técnico Marcelo Bielsa, ao vencer por goleada diante da torcida. Com o sétimo triunfo seguido na Premier League, o time permaneceu na liderança da competição, ao menos por mais uma rodada.

Portanto, Foden, Grealish, Kevin De Bruyne (dois gols), Mahrez, Stones e Nathan Aké marcaram os gols do City na partida. Logo, foi uma exibição de gala da equipe, com a marca do seu treinador. Ao todo, foram 31 finalizações dos Cityzens (15 chutes no gol) e 64% de posse de bola.

– Perdemos cinco pontos contra o Leeds na temporada passada com os mesmos caras que tínhamos hoje. O ritmo e a paciência com que jogamos foram importantes para ganhar – disse Guardiola, em entrevista ao site oficial do City.

City na liderança por mais uma rodada

Confirmando a goleada, o Manchester City chegou aos 41 pontos na classificação do campeonato. Liverpool (com 37) e Chelsea (com 36), vêm logo atrás e ainda jogam na quinta-feira, contra Newcastle e Everton, respectivamente.

O Leeds, porém, é só o 16º colocado. Numa situação complicada na tabela, a equipe de Bielsa estacionou nos 16 pontos. Agora, está cinco pontos à frente do Burnley, que é a primeira equipe do Z-3.

Na próxima rodada, o City viaja ao norte da Inglaterra para enfrentar o Newcastle, no domingo. Já o Leeds recebe o Arsenal, mas a partida acontecerá no sábado. Portanto, esta será a última rodada da Premier League antes do Natal.

500 gols com Guardiola, e De Bruyne de titular

Além disso, o técnico Pep Guardiola se tornou o treinador que alcançou 500 gols mais cedo com uma equipe na Premier League (em apenas 207 jogos).

Inclusive, o recorde do treinador catalão foi batido com o gol de Foden, o primeiro da goleada por 7 a 0 sobre o Leeds. Portanto, o time conquistou uma média de 2,4 gols por jogo.

– A vibração no estádio foi fenomenal. Hoje, a bilheteria esgotou e, quando isso acontece, os jogadores sentem. Muito obrigado a eles (os fãs). Foi um prazer – comemorou Guardiola.

Vale lembrar que o recorde anterior no Campeonato Inglês pertencia ao técnico Jürgen Klopp, que atingiu a marca no comando do Liverpool, com 234 partidas.

Por sua vez, Alex Ferguson é o terceiro colocado na lista de treinadores, com seu time do Manchester United marcando 500 gols em 265 jogos.

A goleada também marcou a volta completa do maestro De Bruyne. Após período afastado por causa da Covid-19, o belga retornou como titular. Nos jogos anteriores, o meia tinha entrado de forma gradativa e começando no banco.

– Acho que jogamos incrivelmente bem, especialmente com a maneira como eles pressionam. Encontramos o momento certo para atacá-los. Temos de manter o bom nível e tentar vencer jogo a jogo – disse De Bruyne ao site oficial do clube.


City domina o jogo desde o começo

Agora, vamos falar sobre o jogo. O City não tomou conhecimento do Leeds e dominou por completo desde o começo. Com apenas oito minutos, Foden acertou chute, que desviou em Stuar Dallas antes de entrar: 1 a 0.

Cinco minutos depois, Grealish subiu mais do que a zaga em cruzamento de Mahrez para cabecear e fazer o segundo gol. Ainda no primeiro tempo, De Bruyne marcou o terceiro depois de receber o passe e finalizar bem debaixo do goleiro Illan Meslier.

Então, o segundo tempo seguiu no mesmo ritmo para o City, que não tirou o pé do acelerador e ampliou o placar. Com toque de bola rápido, o time comandado por Guardiola chegou ao quarto gol na partida, com Mahrez.

Aos 4 minutos, após lançamento de Gundogan, o argelino cortou para dentro e chutou forte. Na jogada, Mahrez ainda contou com a sorte. Afinal, a bola desviou no caminho e pegou o goleiro do Leeds no contrapé: 4 a 0.

Mesmo levando a goleada, o Leeds tentou responder e fazer o goleiro Ederson ter algum trabalho em campo. Porém, o City não diminuiu o ímpeto. Seguiu mandando no placar, dominando totalmente as ações e fez mais gols na etapa final.

Massacre do líder no segundo tempo

Aliás, o City até comemorou o quinto gol na partida, com Foden, após cruzamento de Mahrez. No entanto, depois da checagem do VAR, foi marcado o impedimento no lance. Dessa forma, o árbitro anulou o gol.

Porém, o gol não fez muita falta. Afinal, aos 17 minutos, De Bruyne ampliou o marcador em bela finalização de fora da área e sem chances para o goleiro: 5 a 0. Entretanto, quem deu números finais para a goleada foram os zagueiros.

No sexto gol do Manchester, aos 29, Laporte cabeceou, Meslier defendeu, mas Stones pegou o rebote. O goleiro espalmou de novo, mas Stones foi oportunista e mandou para as redes.

Então, para encerrar o verdadeiro massacre do líder, aos 33, Foden bateu escanteio e Aké desviou de cabeça. Muita festa da torcida do City em casa para mais uma grande atuação no Campeonato Inglês: 7 a 0 no placar numa goleada histórica.

– Sim, nós fizemos um jogo muito bom. Começamos com um bom ritmo e os nossos zagueiros subiram bem. Fomos pacientes com a bola e a qualidade dos jogadores fez o resto – afirmou o técnico Guardiola após a vitória.