• Ingleses conquistam o torneio pela primeira vez
  • En-Nesyri abre o placar para a equipe espanhola
  • Palmeiras empata, e City faz 5 a 4 nas penalidades

O Manchester City conquistou o seu primeiro troféu na nova temporada. Afinal, a equipe comandada por Pep Guardiola venceu o Sevilla, nesta quarta-feira, e garantiu a Supercopa da Europa pela primeira vez. O triunfo aconteceu nos pênaltis, por 5 a 4, após o empate por 1 a 1 no tempo normal. En-Nesyri abriu o placar para os espanhóis, mas Palmer igualou para os ingleses, no Estádio Georgios Karaiskakis, em Pireu, na Grécia.

Após a conquista da tríplice coroa, na última temporada, os Citizens levantam a primeira taça em 2023/24. Anteriormente, o City havia deixado escapar a Supercopa da Inglaterra, quando saiu em vantagem, permitiu o empate nos acréscimos e foi derrotado nos pênaltis pelo Arsenal.

Por sua vez, o Sevilla, maior campeão da Liga Europa, não consegue repetir o sucesso na Supercopa. Isso porque o time espanhol só conseguiu vencer o torneio uma vez, em 2006, quando estreou. Desde então, foram seis vice-campeonatos, em 2007, 2014, 2015, 2016, 2020 e 2023.

Sevilla sai em vantagem, mas cede empate

Sem Kevin de Bruyne e Bernardo Silva, o Manchester City encontrou dificuldades diante de um Sevilla bem postado em campo. Além disso, a equipe espanhola saiu na frente aos 24 minutos. No lance, o goleiro Bono mandou a bola direto para o meio de campo. Então, Ocampos abriu na esquerda para Acuña, que cruzou na entrada da pequena área. En-Nesyri subiu mais alto do que Gvardiol e Aké para cabecear firme, estufando as redes: 1 a 0.

O Sevilla, aliás, teve chances de ampliar o placar na etapa final, com o próprio En-Nesyri. Porém, o atacante parou nas boas defesas do goleiro Ederson. Então, o time inglês reagiu e empatou o jogo aos 17 minutos. Rodri levantou da esquerda e achou Palmer nas costas da defesa. O atacante, então, chegou cabeceando e mandou a bola por cima de Bono: 1 a 1. Nos minutos finais, o Manchester City perdeu oportunidades, e a decisão foi para os pênaltis.

Como foi a disputa de pênaltis

Os jogadores do time de Manchester, aliás, converteram as cinco cobranças, com Haaland, Álvarez, Kovacic, Grealish e Walker. Por sua vez, o Sevilla aproveitou bem suas quatro primeiras batidas, com Ocampos, Mir, Rakitic e Montiel. Entretanto, Gudelj mandou a bola na trave no quinto chute e tirou a taça dos espanhóis.