• Time catalão ganha por 4 a 2, nesta segunda, em Montjuic
  • Polonês se destaca e marca três vezes; Fermín faz o outro
  • Barça atua com um a mais durante todo a segunda etapa

Longe da disputa pelo título espanhol, o Barcelona fez o dever de casa e ao menos garantiu a classificação para a próxima Champions League. Afinal, o time catalão venceu nesta segunda-feira o Valencia por 4 a 2, no Estádio Olímpico de Montjuic. O artilheiro Robert Lewandowski foi o principal nome do jogo ao marcar três gols na etapa final, quando o Barça atuou com um a mais após a expulsão do goleiro Mamardashvili.

Com o resultado, então, o Barcelona chegou aos 73 pontos e reassumiu a vice-liderança. Contudo, ainda ficou muito distante do líder Real Madrid, que tem 84 pontos e está perto do título. Quinze pontos acima do Athletic Bilbao, e vantagem no confronto direto, o Barça já sabe que terminará a temporada no G-4. O Valencia, por sua vez, permaneceu nos 47 pontos, na oitava colocação.

Na próxima rodada, o Barça tem pela frente o terceiro colocado Girona pela frente, no sábado (4), às 13h30 (de Brasília). Por sua vez, o Valencia recebe o Alavés em casa no domingo, também às 13h30.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, o Barcelona largou na frente do placar, aos 21 minutos. Raphinha recebeu de João Cancelo e o brasileiro cruzou na medida para Fermín López subir livre e cabecear no canto esquerdo do goleiro: 1 a 0.

Cinco minutos depois, o Valencia empatou com uma lambança de Ter Stegen. Afinal, Peter fez o lançamento para Hugo Duro, mas a bola correu demais e ficou fácil para o goleiro do Barcelona. No entanto, ele tentou dar um lençol no ataque e mandou no peito dele, que só teve o trabalho de completar para o gol: 1 a 1.

Aos 37 minutos, nova falha da defesa do Barça. Em outra escapada rápida do Valencia, Peter ganhou na corrida e Ronaldo Araújo chegou atrasado no carrinho dentro da área e cometeu o pênalti. Papelu cobrou no meio do gol, e Ter Stegen caiu para o canto esquerdo: 2 a 1 para os visitantes. Nos acréscimos, porém, o goleiro Mamardashvili foi expulso por colocar a mão na bola fora da área.

Na etapa final, o centroavante Lewandowski começou o seu show logo aos 4 minutos, deixando tudo igual no placar. Gundogan cobrou escanteio da esquerda, Lewandowski raspou de cabeça na primeira trave e a bola morreu de outro lado, no fundo da rede: 2 a 2. O Barça seguiu no ataque, pressionou, perdeu chances, mas retomou a frente do placar aos 36 minutos.

Na base da raça, após novo escanteio de Gundogan da esquerda, Ronaldo Araújo cabeceou mal, e a bola ficou justamente para Lewandowsi tocar de cabeça para o fundo do gol: 3 a 2. Nos acréscimos, aos 47, o polonês conseguiu um hat-trick. Com categoria, Lewandowski bateu falta por cima da barreira e colocou no ângulo direito alto de Doménech, que chega a tocar na bola: 4 a 2.