• Atlético-GO venceu o Guarani por 3 a 0, em Goiânia
  • Em Fortaleza, Juventude faz gols no fim e confirma o acesso
  • Favoritos para o acesso, Sport e Vila Nova ficam fora

Juventude e Atlético-GO venceram seus jogos e garantiram vaga na Série A do Campeonato Brasileiro do ano que vem. A vaga chegou na tarde deste sábado, em partidas válidas pela última rodada da Série B de 2023. Os dois times se juntaram ao campeão Vitória e a equipe do Criciúma, que garantiu a vaga na rodada anterior. Vale lembrar ainda que a rodada ainda decretou a queda de Tombense e Sampaio Corrêa. Os dois se juntaram aos já rebaixados ABC e Londrina.

Juventude faz dois gols no fim e fica com o vice

O Juventude venceu o Ceará por 3 a 1 na tarde deste sábado, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e garantiu a sua vaga na Série A do ano que vem. Janderson abriu o placar para a equipe da casa. Contudo, Erick, Jadson e Ruan, estes dois no segundo tempo, marcaram para o Juvão e garantiram o acesso da equipe de Caxias do Sul à Elite do futebol brasileiro. A vitória deu ao Juventude o vice-campeonato, com 65 pontos ganhos.

O jogo

O primeiro tempo começou bastante movimentado na capital cearense. Sem chances de subir, o Ceará endureceu o jogo e mostrou que venderia caro a derrota e, consequentemente, a vaga para o Juventude. Entretanto, quem marcou primeiro foi a equipe de Caxias do Sul. Erick Farias aproveitou a chance e balançou as redes. A arbitragem, porém, anulou o gol do Juventude.

O Ceará, então, cresceu no jogo, principalmente Janderson, o melhor do time no primeiro tempo. Logo aos 16 minutos, o atacante aproveitou para finalizar e abrir o placar na tarde de sábado. O resultado estava tirando o Juvão da Série A. A possibilidade de ficar fora da Elite fez com que o time gaúcho aumentasse o ritmo. Por isso, aos 41, Erick empatou o jogo aproveitando de uma falha do arqueiro do Ceará.

Na segunda etapa, o Ceará começou melhor e partiu para cima do Juventude. Logo aos nove minutos, David Ricardo perdeu boa chance e finalizou para fora. Um minuto depois, veio o lance que mudaria a partida: Saulo Mineiro, do Ceará, se envolveu em uma confusão com Luiz Gustavo, do Juve. O árbitro chegou a expulsar o jogador do Vovô, mas foi ao VAR e retirou o cartão. Assim, deu amarelo para os dois. Como Luiz Gustavo já tinha amarelo, o time gaúcho ficou com um a menos.

O Vovô pressionou para fazer o segundo gol. Teve, inclusive, um pênalti em cima de Erick Pulga anulado pelo VAR. Quando a partida se encaminhava para o fim, Jadson fez o segundo do Juventude depois de um belo contra-ataque. Com o 2 a 1 no placar, o Juvão ainda teve tempo de tranquilidade para marcar o terceiro com Ruan. A vitória e a vaga estavam asseguradas.

Atlético-GO vence e Vila Nova perde

Os rivais de Goiás tinham missões teoricamente distintas na última rodada. O Vila Nova precisava ganhar do ABC, lanterna e já rebaixado, para ir à Série A. Enquanto isso, o Atlético-GO precisava vencer o Guarani em casa e torcer contra o rival. Então, o Dragão foi lá e fez a sua parte: venceu o Bugre por 3 a 0, em Goiânia, e viu o rival perder o jogo e a vaga, em Natal, por 3 a 2.

Assim, o time treinado por Jair Ventura garantiu a sua volta à Elite do futebol brasileiro um ano após o seu rebaixamento. Dodô, Gustavo Coutinho e Matheus Peixoto fizeram os gols do acesso, todos na segunda etapa. Com a vitória, o Dragão chegou aos 64 pontos e ficou com a quarta vaga. O Guarani, que foi perdendo o gás na reta final, ficou com 57 pontos e amargou a 10ª posição.

O jogo

O primeiro tempo não foi como se esperava. Lento, meio sem vontade, o Dragão demorou a entrar no ritmo de uma decisão. Por isso, não teve chances claras de gol nos primeiros minutos do jogo. O Guarani, por sua vez, não ofereceu perigo, mas tentou atrapalhar a vida do Atlético-GO, que em certos momentos parecia nervoso e com os jogadores querendo se livrar da bola.

Mas dois lances mudaram o panorama do jogo: Iago Teles foi expulso aos 33 minutos. Com um a mais, o Dragão passou a dominar as ações. Mas, minutos depois, Alix e João Victor, um de cada lado, também foram expulsos. No 10 contra nove, o time da casa chegou com perigo duas vezes. Gustavo Coutinho parou em Pegorari. O primeiro tempo terminou, pelo menos, com chances de gol.

Dodô, que entrou no intervalo, abriu o placar nos primeiros minutos da segunda etapa. A mudança de postura foi nítida e, depois do escanteio cobrado pela esquerda, houve um desvio de cabeça e o meia empurrou para as redes. Era o primeiro gol do jogo. Três minutos depois, foi a vez do artilheiro da Série B, Gustavo Coutinho receber um longo lançamento e marcar de cabeça o segundo gol.

Naquela altura, o Vila Nova já perdia pelo mesmo placar. Nem mesmo com o rival descontando no segundo tempo fez o Dragão diminuir o ritmo. Matheus Peixoto, aproveitando um cruzamento da direita, deu números finais ao duelo. Os jogadores tiveram de segurar a euforia. Mas, assim que terminou o jogo em Goiânia, em Natal, o ABC ampliava. Minutos depois, com o fim do jogo no Nordeste e o placar de 3 a 2, a festa pôde ser completa.