• Samurais surpreendem e vencem a Roja
  • Gols saíram no segundo tempo e teve polêmica
  • Japão encara a Croácia nas oitavas de final da Copa

Teve emoção e reviravolta no Grupo E da Copa do Mundo do Catar. Depois de ter virado para cima da Alemanha na estreia e perdido para Costa Rica, o Japão surpreendeu novamente. Os Samurais não somente venceram de virada (mais uma) a Espanha por 2 a 1 como também se classificaram em primeiro lugar do grupo. A Espanha, por sua vez, ficou com a segunda vaga no saldo de gols. No fim, todos comemoraram, mesmo incrédulos com o resultado da partida e da chave.

Doan e Tanaka fizeram os gols do Japão, enquanto Morata fez o da Espanha. Com a vitória e o primeiro lugar no grupo, com seis pontos, o Japão encara agora a Croácia, que passou em segundo no Grupo F. Mais cedo, a seleção europeia empatou sem gols com a Bélgica. A Espanha, por sua vez, vai pegar a seleção do Marrocos, que venceu o Canadá e passou em primeiro daquele grupo.

Domínio espanhol

O primeiro tempo foi de domínio da Espanha. Com seu toque de bola envolvente e rápido, os espanhóis partiram para cima do Japão. Estes, defendiam com organização, mas não foram capazes de frear o ímpeto da Roja, que abriu o placar logo aos 11 minutos. Morata recebeu um cruzamento depois de uma boa troca de passes. De cabeça, colocou no fundo das redes sem chances para o goleiro japonês.

Depois do gol, a Espanha parecia que esperava o Japão atacar e deixou por muitas vezes de atacar para conseguir o segundo. O Japão começou a se ajustar e conseguiu tomar a bola por duas vezes no campo de ataque da equipe adversária. Entretanto, nada que pudesse levar perigo ao goleiro Unai Simón. A Espanha deixou o tempo passar e foi para o intervalo em vantagem.

Japão surpreende o mundo

Afinal, o segundo tempo começou com os Samurais marcando em cima. A Espanha começou a se arrepender de ter abdicado do jogo na primeira etapa e começou a passar sufoco. Logo aos dois minutos, Doan acertou um chute forte de fora da área. Unai Simón ainda tocou na bola, mas era o empate japonês. Neste momento, o Japão acreditou que era possível não somente se classificar, mas vencer o jogo e passar em primeiro.

Minutos depois, Tanaka completou um cruzamento da esquerda. A arbitragem anulou o gol, alegando que a bola havia saído pela linha de fundo. Contudo, chamado pelo VAR, o árbitro acabou dando o gol. Era a virada do Japão. Naquele momento, a Espanha estava passando para a próxima fase em segundo do grupo. A Alemanha na outra partida, vinha goleando a Costa Rica. Embora a Alemanha precisasse tirar muitos gols para passar, a Espanha ficou tensa.

Então, passou a atacar para tentar empatar o jogo. Contudo, encarou um Japão organizado e aguerrido, que bloqueou bem os avanços do ataque da Roja. Quando não evitava, Gonda conseguiu evitar as investidas. Sem mais forças para conquistar o empate, os minutos passaram e o Japão surpreendeu o mundo novamente. Venceu Alemanha e Espanha no Grupo F e passou em primeiro. Histórico.