• Inter ganha no San Siro por 2 a 1 e levanta o Scudetto
  • Time garante o título com 5 rodadas de antecedência
  • Jogo que decidiu o título da Serie A tem três expulsos

A Internazionale se sagrou campeã italiana pela 20ª vez em sua história. Isso porque o time comandado por Simone Inzaghi derrotou o arquirrival Milan por 2 a 1, no San Siro, e confirmou o título da Serie A 2023/24 com cinco rodadas de antecedência. O zagueiro italiano Acerbi e o atacante francês Marcus Thuram fizeram os gols da vitória nesta segunda-feira. Tomori diminuiu para o Milan, mas não evitou a conquista da Inter. A Inter, portanto, chegou aos 86 pontos após 33 jogos disputados e não pode mais ser alcançada pelo próprio Milan, segundo colocado com 69 pontos.

Agora, a Juventus é quem mais ganhou a Serie A, com 36 títulos, seguida pela Internazionale (com 20), que ultrapassou justamente o rival Milan (19) como a segunda maior campeã do país.

Como foi o primeiro tempo

No primeiro tempo, os dois times se estudaram bastante e criaram poucas chances de gol. A uma vitória do título italiano, a Internazionale, aos poucos, tomou as rédeas da partida, chegou no ataque e inaugurou o marcador aos 17 minutos.

Dimarco cruzou para Pavard, que desviou para trás e deixou o zagueiro Acerbi livre para poder fazer 1 a 0 no clássico de Milão. Depois do gol, o Milan se lançou ao ataque e a partida ficou animada, com oportunidades para os dois lados.

Rafael Leão, aos 28 minutos, recebeu a bola em contra-ataque, limpou a marcação obrigou Sommer a fazer grande defesa. Aos 37, quase saiu o segundo da Inter. Barella achou Thuram livre na área, mas o atacante bateu de primeira tirando tinta da trave. Em seguida, Mkhitaryan finalizou de dentro da área, e Maignan defendeu.

Como foi o segundo tempo

Na etapa final, então, a Internazionale ampliou o placar logo aos 3 minutos. Marcus Thuram passou por dois marcadores e finalizou no contrapé de Maignan para fazer 2 a 0. Com o gol, o francês filho de Lilian Thuram chegou a 14 gols na temporada. O Milan tentou responder, quando Theo Hernández cruzou forte na direção do gol, e Sommer fez boa defesa.

Aos 12 minutos, Calhanoglu soltou uma bomba de fora da área, e Maignan desviou com a ponta dos dedos. Com a vantagem no placar, a Inter de Milão passou a trabalhar a bola sem pressa. Aos 34, contudo, o Milan conseguiu descontar.

Rafael Leão ajeitou cruzamento de cabeça, Gabbia desviou, mas Sommer fez a defesa. Na sobra, Tomori marcou de cabeça para o time rubro-negro: 2 a 1. O Milan se animou com o gol e se jogou ao ataque para tentar empatar. Aos 37, Pulisic bateu de dentro da área, Sommer espalmou, e a bola ficou viva até a zaga da Inter afastar quase em cima da linha.

Nos acréscimos, Dumfries e Theo Hernández se desentenderam e começaram uma briga no gramado. O árbitro expulsou os dois jogadores, e, minutos depois, Calabria, do Milan, ainda levou o cartão vermelho por agressão com a bola parada antes do escanteio. Vitória sobre o rival e título da Serie A confirmado para os nerazzurri.