• Henderson, Harry Kane e Saka garantem a vitória por 3 a 0
  • Ingleses ganham com tranquilidade pelas oitavas de final
  • Duelo com os franceses será no próximo sábado, às 16h

A Inglaterra venceu Senegal por 3 a 0, neste domingo, no estádio Al Bayt, e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo de 2022. Henderson, Harry Kane e Saka fizeram os gols da vitória. Agora, a seleção inglesa tem pela frente a França, no próximo sábado, às 16h (de Brasília), no mesmo palco do triunfo contra os senegaleses. Até agora, a equipe comandada por Gareth Southgate conseguiu o placar mais elástico das oitavas de final e vai com moral para o duelo decisivo no Mundial do Catar.

Henderson e Kane colocam a Inglaterra na frente

O jogo começou equilibrado, mas com pouca inspiração das duas seleções. Além disso, até os 21 minutos, a partida não teve chance criada. A primeira chegada foi de Senegal. Aos 22, Diatta aproveitou falha de Maguire na saída, levou a bola para a direita e cruzou para Dia, que bateu de primeira na área. A bola tocou em Stones e sobrou na medida para Sarr. Na cara do goleiro Pickford, contudo, ele mandou para fora.

A seleção inglesa sofreu para achar espaços na defesa adversária. Já Senegal, que abusava dos lançamentos longos, valorizou a posse de bola a partir dos 30 minutos. Assim, assustou novamente aos 32, com Boulaye Dia. Em lance perigoso, Sarr recuperou a bola no ataque pela esquerda, levou para o meio e tocou para Dia. O atacante, então, bateu cruzado para Pickford defender com o braço esquerdo.

Aos 38 minutos, os ingleses saíram do sufoco e abriram o placar em transição rápida. Bellingham recebeu em profundidade de Harry Kane, avançou pela esquerda e cruzou para trás. Henderson finalizou de canhota para fazer 1 a 0. Após o gol, os ingleses seguiram pressionando. Aos 40, Saka recebeu na ponta direita, passou por Diallo e cruzou na área. Harry Kane apareceu para finalizar, mas mandou para fora. A Inglaterra cresceu na partida e aproveitou os espaços para atacar.

Aos 42, Shaw roubou a bola no meio, tabelou com Foden, entrou na área, mas o goleiro senegalês evitou o cruzamento. Aos 47 minutos, saiu o segundo gol inglês. Bellingham roubou a bola no campo de defesa, fugiu da falta, avançou pelo meio e acionou Foden no lado esquerdo. Ele dominou e tocou para Harry Kane, que chutou firme e cruzado na saída de Mendy: 2 a 0.

Saka amplia para o time inglês, que vai às quartas

No segundo tempo, então, Senegal voltou tentando frear a atuação de Henderson e Bellingham. Porém, a Inglaterra seguiu trocando passes no campo de ataque e chegou primeiro aos 9 minutos. Rice entregou para Harry Kane no lado esquerdo da área. O camisa 9 lançou para Sala na direita. Ele dominou e chutou, mas mandou longe do gol.

Em seguida, aos 10 minutos, Harry Kane arriscou de longe, Mendy caiu para defender e soltou a bola. Porém, ninguém apareceu no rebote. No minuto seguinte, os ingleses ampliaram o placar. Harry Kane foi desarmado por Pape Gueye, Foden ficou a sobra na ponta esquerda e cruzou rasteiro para o meio da área. Então, Saka completou com o leve toque tirando do goleiro de Senegal: 3 a 0.

Depois do terceiro gol, a Inglaterra reduziu o ritmo, ficou tocando a bola, e Senegal não pressionou. A seleção africana só foi chegar com perigo aos 28 minutos. Pape Sarr cobrou falta direto para a área e o chute saiu raspando a rede pelo lado de fora. Aos 34, a seleção inglesa quase ampliou. Rashford cruzou rasteiro da ponta direita, Harry Kane tentou finalizar de carrinho e não alcançou a bola na área.

Quatro minutos depois, Senegal respondeu. Jakobs recebeu pela esquerda com espaço e cruzou na cabeça de Ismaila Sarr, que cabeceou para longe do gol. Aos 46 minutos, por pouco não saiu o quarto gol da Inglaterra. Após cruzamento fechado, Rashford tenta finalizar sem ângulo, mas manda a rede pelo lado de fora. Nem foi necessário, pois a classificação da Inglaterra para as quartas de final já estava garantida.