• Artilheiro marca de pênalti para o Galo
  • Equipe teve dificuldades com a retranca do Emelec
  • Atlético-MG aguarda vencedor de Palmeiras e Cerro

Foi no sufoco. O Atlético-MG bem que se esforçou para jogar bem, mas não conseguiu. Contudo, fez o suficiente, na noite desta terça-feira, para vencer o Emelec, do Equador, por 1 a 0, pelas oitavas de final da Libertadores. O gol da partida foi marcado por Hulk, de pênalti, já na etapa final da partida. Com o resultado, os comandados de Turco Mohamed estão classificados para as quartas de final e aguardam o vencedor de Palmeiras e Cerro Porteño, do Paraguai, que jogam nesta quarta, em São Paulo.

Jogando em casa, o Galo partiu para cima dos equatorianos. Foram 45 minutos de domínio total dos comandados de Turco Mohamed. Embora tivessem congestionado bastante o meio de campo, o Emelec deixava espaços pelas laterais. Então, foi por ali que o Atlético-MG atacou e criou as principais oportunidades da primeira etapa. Mariano e o jovem Calebe, que trabalharam pela direita, foram os destaques. Entretanto, por mais oportunidades criadas, os campeões brasileiros não conseguiram transformar essas chances em bola na rede. Portanto, o primeiro tempo terminou com a vaga para as quartas em aberto.

Assim como terminou o primeiro tempo, começou o segundo. Os donos da casa com a bola, mas sem muita efetividade. Conforme o tempo ia passando, os jogadores do Galo iam ficando mais nervosos. Em certos momentos, reclamavam uns com os outros. A partir dos 25 minutos, os equatorianos começaram a se soltar e se arriscar no ataque. Os espaços foram aparecendo e as chances também. Otávio, de cabeça, quase abriu o placar. No lance seguinte, jogada pela esquerda, Vargas tentou o cruzamento. A zaga cortou com a mão: pênalti. Hulk cobrou e fez, dando números finais à partida. Sem mais lances de maior importância, Galo classificado.

Hulk bate recorde com a camisa do Galo

Afinal, o atacante marcou o seu gol de número 11 na competição continental e alcançou Jô, campeão em 2013 pelo clube. Portanto, o tento o tornou o maior artilheiro do Galo na história da Libertadores.

Dos 11 gols de Hulk na principal competição continental, sete foram em 2021. Neste ano, o Galo acabou eliminado nas semifinais para o Palmeiras, possível adversário da equipe nas quartas em 2022. Este ano, o ídolo alvinegro mandou a bola quatro vezes para as redes, em oito partidas disputadas.

O gol de hoje não só classificou o Galo e o tornou o maior artilheiro do clube na competição, mas também o deixou no Top 3 dos artilheiros do século do Alvinegro. Agora, Hulk tem 59 gols, em 98 jogos. Ele está empatado com Marques (189 jogos). Diego Tardelli (112 gols e 230 jogos) e Guilherme (75 gols e 122 jogos) são os líderes desse ranking.