• Gakpo e Klaassen marcam os gols da vitória por 2 a 0
  • Senegaleses dão trabalho, mas são castigados no final
  • Holanda se iguala ao Equador na liderança do Grupo A

Em estreia equilibrada e decidida no fim, a Holanda sofreu, mas venceu o Senegal por 2 a 0, nesta segunda-feira, no estádio Al Thumama. Assim, o atacante Cody Gakpo, aos 38 minutos do segundo tempo, e o meia Davy Klaassen, nos acréscimos, marcaram os gols do triunfo holandês pelo Grupo A da Copa do Mundo de 2022. Agora, a seleção comanda por Louis Van Gaal divide a liderança da chave com o Equador, que bateu o Catar na abertura do Mundial também por 2 a 0.

Primeiro tempo equilibrados e sem gols

O jogo começou equilibrado, com as duas seleções criando oportunidades em uma disputa franca. Aos três minutos, a Holanda chegou na área em jogada pela direita. Blind, então, passou na direção de Gakpo, mas Janssen chutou e a zaga adversária conseguiu afastar o perigo.

Aos oito, o Senegal pressionou a saída de bola e respondeu com Ismaila Sarr, que finalizou de longe para fora. Se lançando mais ao ataque, os holandeses assustaram aos 16 minutos. No lance, Gakpo cruzou na área, Blind saltou para cabecear e mandou a bola próxima ao gol.

Dois minutos depois, Berghuis fez grande jogada e tocou para Janssen, que foi interceptado pela zaga. Apostando na ligação direta e no contra-ataque, os senegaleses responderam em seguida. Aos 24, Sarr acertou belo chute em direção ao gol, mas a zaga holandesa atrapalhou.

Aos 39, após troca de passes da Holanda na frente da área, Berghuis bateu por cima da trave. Na sequência, os holandeses perderam outra chance na cabeçada de Van Dijk para fora. A seleção de Van Gaal insistiu nos cruzamentos, teve ligeiro domínio, mas o placar seguiu inalterado.

Senegal volta melhor, e Holanda marca duas vezes

O segundo tempo começou em ritmo lento, e a primeira chance de gol foi da Holanda. Aos sete minutos, Gakpo cobrou o escanteio na área, e Van Dijk subiu sozinho para cabecear na rede pelo lado de fora. Aos 12, os senegaleses chegaram com perigo após cruzamento na área. Diatta se jogou para tentar completar, mas pegou mal na bola.

Velozes nos contra-ataques, os Leões de Teranga criaram nova chance, aos 19 minutos. Diatta recebeu dentro da área da Holanda pelo lado direito e finalizou para a defesa do goleiro Noppert. Tentando pressionar, Senegal criou boa chance aos 29. Gueye recebeu na entrada da área, finalizou e Noppert defendeu no reflexo.

A Holanda, que não tinha finalizado na etapa final, conseguiu achar um gol aos 38 minutos. De Jong fez um lançamento certeiro da meia esquerda na área, Gakpo se movimentou nas costas da zaga e se antecipou à saída do goleiro Mendy para desviar de cabeça para a rede: 1 a 0.

Atrás no placar, os senegaleses foram para cima e responderam com chute de Gueye da intermediária. O goleiro Nopper se esticou todo para espalmar no canto esquerdo. O time africano teve arriscou tudo nos minutos finais, mas não acertou o alvo.

Além disso, para piorar, nos acréscimos, aos 53 minutos, viu o segundo gol da Holanda. Após chutão do goleiro, Depay avançou pela direita, entrou na área e chutou colocado. Mendy espalmou para frente, e Klaassen aproveitou o rebote para balançar as redes: 2 a 0.

Na segunda rodada do Grupo A, Senegal enfrenta o anfitrião Catar na próxima sexta (28 de novembro), às 10h (de Brasília), no mesmo estádio Al Thumama. Por sua vez, a Holanda mede forças com o Equador, às 13h, no estádio Internacional Khalifa.