• Equipe de Louis van Gaal não empolga
  • Holandeses pegam o segundo do Grupo B
  • Gakpo fez o terceiro gol dele na Copa e é artilheiro

A Holanda não vem empolgando, mas entregou o que dela se esperava: a classificação tranquila para a próxima fase. A vitória por 2 a 0 sobre o Catar, nesta terça-feira, pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, mostrou duas coisas para o torcedor: a primeira é que ainda terão de esperar por uma grande exibição da Laranja Mecânica. A segunda, é que consistência é o que não falta para a equipe comandada pelo veterano Louis van Gaal. Pelo menos em números.

Cody Gakpo e Frenkie De Jong marcaram os gols da Holanda. A vitória deixou a equipe holandesa com sete pontos no Grupo A, classificando-se, assim, em primeiro. Em segundo, ficou a equipe de Senegal, que na outra partida venceu o Equador, por 2 a 1, e foi aos seis pontos na chave. Equador, com quatro, e Catar, com nenhum ponto, foram eliminados da competição.

Portanto, os adversários de Holanda e Senegal saem do Grupo B, que define quem passa de fase ainda nesta terça-feira. Naquele grupo, Inglaterra, EUA, Irã e País de Gales entram na última rodada com chances de classificação. A Holanda aguarda o segundo do Grupo B, enquanto Senegal espera o líder do grupo.

Primeiro tempo tranquilo

A primeira etapa começou como se esperava: Holanda em cima do Catar e criando as melhores oportunidades. Desde o início, os jogadores holandeses sabiam o que deveriam fazer e foi em busca do gol para, assim, não depender de nada que acontecesse no outro jogo do grupo. Memphis Depay e Cody Gakpo eram, de longe, os mais acionados e os que mais tentavam. Era dos pés deles também que surgiram os melhores lances.

O Catar, por sua vez, só observava e tentava tirar a bola dos europeus, sem muito sucesso. Então, dos pés dos melhores da Holanda que saiu o gol da equipe. Gakpo recebeu na entrada da área, após boa triangulação do ataque da Laranja. Ele chutou no canto direito do arqueiro catari e abriu o placar. O gol acordou o Catar, que chegou a incomodar a Holanda antes de ir para o intervalo.

Segundo tempo mais tranquilo ainda

O Catar não deu mostras de que poderia de alguma forma ameaçar a Holanda. Bem consistente na defesa e bem no ataque, os holandeses tiveram muita tranquilidade para jogar na segunda etapa. Logo aos três minutos, isso ficou ainda mais claro, com o gol de Frenkie de Jong. Este deu o seu primeiro chute na partida para marcar o seu gol. A partir daí a Holanda ficou esperando o tempo passar. Com dois gols de vantagem, classificados em primeiro, a ordem era poupar seus principais jogadores.

Aos 22, Berghuis fez um gol sem goleiro, depois de uma boa trama do ataque holandês. Mas o VAR assinalou lance irregular do jovem Gakpo na origem do lance. A seleção do Catar ainda tentou acelerar no final da partida, com o intuito de fazer o gol para fechar a sua participação na competição, mas não foi possível. Com os resultados, o Catar se despediu da Copa com a pior campanha entre os anfitriões na História do Mundial.