• Cristaldo e Reinaldo marcaram os gols do Tricolor Gaúcho
  • Goleiro Rafael falha e deixa São Paulo com segunda derrota
  • Grêmio chegou na terceira colocação no Brasileirão

O Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 1, de virada, na tarde deste domingo, na Arena, em Porto Alegre, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. A partida se mostrou equilibrada desde os primeiros minutos, mesmo com o Tricolor do Morumbi abrindo o placar, com Calleri. O Grêmio, então, empatou em um pênalti cobrado por Cristaldo. Mas Rafael, o melhor em campo do clube paulista, falhou e o Tricolor Gaúcho conseguiu a virada, ainda no primeiro tempo, com Reinaldo.

Com a vitória, a equipe treinada por Renato Portaluppi chegou aos 17 pontos, mesma pontuação do Atlético-MG. Então, ocupa o terceiro lugar na tabela de classificação por conta do critério de desempate. O São Paulo, por sua vez, caiu para a sétima colocação. Na próxima rodada, o Grêmio visita o Flamengo no domingo, enquanto o São Paulo recebe o Palmeiras no mesmo dia.

Gols no primeiro tempo

O primeiro tempo começou bastante equilibrado, mas por estar em casa, o Grêmio ficou mais com a bola. Portanto, restou ao São Paulo esperar por uma bola em uma transição rápida. E foi exatamente assim que o Tricolor Paulista chegou ao primeiro gol. Em um contra-ataque rápido com Caio Paulista. O cruzamento saiu da esquerda. Calleri cabeceou colocado e abriu o placar para o clube paulista.

Contudo, logo depois do gol, o Grêmio ficou ainda mais com a bola e criou chances para empatar a partida. O goleiro Rafael começou a salvar o São Paulo. Suárez tentou em uma cabeçada, mas o arqueiro tricolor fez boa defesa. Logo depois, Kannemann também tentou, mas parou mais uma vez no goleiro. Até que o Tricolor Gaúcho chegou de forma mais incisiva.

Aos 28 minutos, em jogada de ataque do Grêmio, Alan Franco colocou a mão na bola dentro da área. O árbitro deu pênalti. Cristaldo bateu e fez. Era o empate do Grêmio. Dez minutos depois, veio a virada. E Rafael, que era o melhor em campo, falhou no chute de Reinaldo, após jogada de Suárez. Era a virada do Grêmio, que foi para o intervalo em vantagem.

Segundo tempo muito disputado

A segunda etapa começou conforme o primeiro: muito equilíbrio e poucas chances de gols para os dois lados. A primeira chance de perigo real foi do São Paulo somente aos 10 minutos. Jogada novamente pela esquerda, que era onde o time de Dorival Júnior estava acertando os lances, Rodriguinho recebeu lançamento e chutou forte. A bola bateu no travessão de Gabriel Grando.

A resposta veio dois minutos depois. Bitello acertou um chute depois da cobrança de escanteio. Rafael se recuperou e fez boa defesa, colocando para escanteio novamente. Bitello teria mais uma chance minutos depois, mas finalizou para fora. Kannemann foi outro que finalizou da mesma forma, para fora. Dorival Júnior, vendo que estava sofrendo uma certa pressão, resolveu mudar a equipe, assim como Renato.

Nas mexidas dos treinadores, houve uma mudança de estratégia. Enquanto o São Paulo partiu para cima do adversário, pressionando no campo de defesa do time gaúcho, o Grêmio se preparou para matar o jogo nos contra-ataques. Nos acréscimos, Luciano teve a chance do empate. Depois de um bom passe de Marcos Paulo, o camisa 10 tricolor finalizou de frente para o gol, mas a bola foi para fora. Então, vitória do Grêmio.