• Africanos abrem abrem dois de vantagem, levam o empate e vencem por 3 a 2
  • Sul-coreanos reagem na etapa final e pressionam muito, mas param no goleiro
  • Ganeses ficam em segundo na chave, que terá o jogo entre Portugal e Uruguai

Em partida eletrizante, Gana se segurou na defesa no fim e venceu a Coreia do Sul por 3 a 2, pela segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo. Os ganeses marcaram duas vezes no primeiro tempo, com Salisu e Kudus, e o sul-coreanos reagiram na etapa final para empatar com dois gols de Cho Gue-Sung. Quando os asiáticos se aproximaram da virada, Kudus fez o terceiro da seleção africana no estádio Cidade da Educação.

Com a vitória, Gana chegou aos três pontos e assumiu a segunda posição da chave. A Coreia do Sul, por sua vez, seguiu com um ponto e na lanterna. Portugal, que tem três pontos, ainda enfrentará o Uruguai, que tem um, nesta segunda, às 16h, no encerramento da segunda rodada.

Na terceira rodada do Grupo H, a Coreia do Sul enfrenta Portugal, na sexta-feira (2 de dezembro), no estádio Cidade da Educação, às 12h (de Brasília). Gana, por sua vez, tem pela frente o Uruguai, no mesmo dia e horário, no estádio Al Janoub.

Gana abre 2 a 0 no primeiro tempo

Com a bola rolando, a Coreia do Sul começou o jogo dando pressão e rondando a área adversária. Contudo, a defesa de Gana se fechou bem, bloqueou os chutes e cedeu cinco escanteios só nos 11 primeiros minutos. Mesmo com intensidade, a seleção sul-coreana não conseguiu achar um espaço para finalizar. Por sua vez, a equipe ganesa ficou acuada e não criou uma chance sequer até os 22 minutos de jogo.

Porém, aos 23, Gana abriu o placar na sua primeira chegada. André Ayew cobrou falta em direção à área, o ataque de Gana tentou desviar e a bola sobrou para Salisu completar: 1 a 0. Depois da checagem do VAR por possível toque de mão, o gol foi validado. Aos 33 minutos, aliás, saiu o segundo gol do time africano. Jordan Ayew recebeu na esquerda e levantou a bola na área. Livre de marcação, Kudus resvalou de cabeça no canto, sem chance para o goleiro Kim Seung-Gyu: 2 a 0.

Depois de levar o segundo gol, a Coreia do Sul voltou a melhorar e a ter um volume maior na partida. Aos 37 minutos, Son recebeu o passe de Cho Gue-Sung e tocou para Jeong Woo-Yeong, que chutou perto do gol. No entanto, o impedimento já estava marcado. Depois disso, aos 45, Jung Woo-Young recebeu a bola na entrada da área, ajeitou para o pé direito, chutou com efeito tentando acertar o ângulo, mas mandou para fora. Gana, então, foi para o intervalo em vantagem por conta da eficiência no ataque.

Coreia do Sul empata, mas Gana faz o terceiro

No segundo tempo, a Coreia do Sul começou o jogo no ataque e criou a primeira chance aos 7 minutos. Kim Jin-Su cruzou na cabeça de Cho Gue-Sung, que cabeceou no ângulo direito para a defesa de Ati Zigi. Aos 12, enfim, saiu o gol dos asiáticos. Lee Kang-In roubou a bola de Lamptey no campo de ataque pela esquerda e cruzou para Cho Gue-Sung. O centroavante, então, marcou de cabeça e diminuiu o placar.

Três minutos depois, os sul-coreanos chegaram ao empate. Son acionou Kim Jin-Su na ponta esquerda, que chegou na linha de fundo para cruzar antes de a bola sair. Na segunda trave, Cho Gue-Sung subiu mais alto que os marcadores e cabeceou firme para empatar em 2 a 2. Quando parecia que a seleção asiática tomaria conta da partida, Gana voltou a ficar à frente do placar, aos 22 minutos.

Partey fez boa jogada pelo meio e tocou para Jordan Ayew, que se passou para Mensah na ponta esquerda. Ele cruzou rasteiro para a área, e Iñaki Williams furou. Kudus, na sobra, bateu de canhota e cruzado. O goleiro Kim Seung-Gyu ainda tocou na bola, mas não defendeu: 3 a 2 para os ganeses. Novamente atrás no placar, a Coreia do Sul se lançou ao ataque.

Aos 29, Lee Kang-In cobrou falta por cima da barreira e a bola foi no cantinho esquerdo de Ati Zigi, que se esticou para espalmar para escanteio. A pressão da seleção asiática seguiu. No lance seguinte, Kin Jin-Su pegou o rebote no lado esquerdo da área e chegou batendo. A bola passou pelo goleiro, mas a zaga salvou. Nos acréscimos, Cho ainda recebeu na área pela esquerda e soltou uma bomba para Zigi espalmar. A Coreia do Sul pressionou bastante até o fim, mas Gana segurou o resultado.