Primeiramente, Flamengo e Santos jogaram nesta segunda, pela 37ª rodada do Brasileirão. Vice-campeão, o Rubro-negro fez seu último jogo no Maracanã em 2021.

Então, Marcos Leonardo fez o gol do Peixe, e Gabigol bateu pênalti na trave. Logo, o Alvinegro permaneceu na Série A com o 1 a 0.

Com a vitória, o Santos chegou aos 49 pontos e assumiu a 11ª posição na tabela. Garantido em segundo, o Flamengo continuou com 71 pontos.

Agora, o Peixe chegou na última rodada com possibilidade de pré-Libertadores. Para isto, precisa vencer e torcer contra Ceará, Atlético-GO, América-MG e Fluminense.

Diante de 42 mil pessoas, o Flamengo se despediu do Maracanã com vaias e gritos de “time sem vergonha”. Os santistas festejaram a fuga do rebaixamento.

Na última rodada do Brasileirão, o Flamengo visitará o Atlético-GO. O Santos, porém, receberá o Cuiabá. Os jogos vão ser realizados na quinta-feira (09/12).


Flamengo bem desfalcado, e Santos com Marinho

Antes de mais nada, o Flamengo teve diversas baixas e só cumpriu tabela. Assim, Bruno Henrique, Michael, Rodrigo Caio e Thiago Maia foram os novos desfalques. 

Por sua vez, o Santos, do técnico Fábio Carille, não contou com Pará (suspenso) e os lesionados Felipe Jonatan, Diego Tardelli, John, Kevin Malthus e Jobson.

  • Escalação do Flamengo: Hugo, Matheuzinho, Gustavo Henrique, David Luiz e Rodinei; João Gomes, Andreas e Vitinho; Everton Ribeiro, Gabigol e Pedro.
  • Escalação do Santos: João Paulo, Kaiky, Luiz Felipe e Danilo Boza; Madson, Camacho, Vinicius Zanocelo, Marcos Guilherme e Lucas Braga; Marinho e Marcos Leonardo.

Goleiros se destacam no primeiro tempo

Sendo assim, o primeiro tempo foi animado no Maracanã. Os dois times criaram chances, mas pararam nos goleiros João Paulo e Hugo. Os dois se destacaram.

O Flamengo marcou com Pedro, aos 28, mas o gol foi anulado por impedimento de Matheuzinho na origem da jogada de ataque. 

Ou seja, o lateral foi lançado por Everton Ribeiro na direita, cruzou rasteiro e Pedro mandou para o gol. Após revisão do VAR, o impedimento foi assinalado.

Inclusive, Pedro, em seu jogo número 100 pelo clube, subiu a escadinha do Maracanã para comemorar com a torcida. Porém, o árbitro ainda deu cartão amarelo ao atacante. 

Logo depois, o Santos respondeu com Marinho. O atacante foi lançado na direita da área e bateu colocado com curva para Hugo fazer bela defesa.

Aos 37, quase o gol do Flamengo. Gabigol interceptou o passe para o goleiro, invadiu a área e chutou cruzado para a defesa de João Paulo.

Realmente, o goleiro do Santos estava inspirado. Após troca de passes do Flamengo na área, aos 44, João Gomes chutou forte para João Paulo espalmar.

Nos acréscimos, o Santos quase marcou com Lucas Braga, mas o impedimento foi marcado. Ele fez jogada individual, tabelou com Marinho e chutou para Hugo defender.


Santos sai na frente e vê Gabigol bater pênalti na trave

Gabigol perde pênalti, e Santos vence o Flamengo no Maracanã
Gabigol antes de cobrar o pênalti para o Flamengo e acertar a trave (© imago images / TheNews2) 06.12.2021

Na etapa final, o Flamengo começou pressionando e partindo ao ataque. Aos 5, Pedro arriscou chute cruzado e obrigou João Paulo a espalmar para escanteio. 

Além disso, o Rubro-Negro insistiu no ataque. Em escanteio rápido pela esquerda, Gustavo Henrique chutou e obrigou o goleiro santista a defender mais uma vez.

Aos 7 minutos, David Luiz tentou cortar, mas a bola sobrou para Zanocelo. Ele soltou uma bomba na área e mandou por cima da trave.

Quatro minutos depois, o Santos abriu o placar. Marcos Leonardo aproveitou sobra na área após boa jogada de Marcos Guilherme e tocou para o gol.

Atrás no placar, o Flamengo buscou o ataque para reagir. Aos 18, Vitinho foi derrubado por Kayky na área e a arbitragem marcou o pênalti. 

Na cobrança do pênalti, Gabigol deslocou o goleiro João Paulo. Porém, a bola bateu na trave e saiu. O Peixe seguiu na frente do placar.

Aos 26, outra chance perdida pelo Flamengo. Vitinho fez lançamento para Gabigol na área, mas o camisa 9 chutou em cima do goleiro João Paulo.

Logo, a partir daí, o ritmo do jogo diminuiu e o Santos recuou. O Flamengo apostou nos cruzamentos na área, mas sem sucesso. Vitória do Peixe.


David Luiz faz cobranças, e João Paulo comemora

Na entrevista após a partida, David Luiz falou sobre a derrota e absorveu as vaias da torcida. Então, o zagueiro cobrou o time para 2022.

– Vaias fazem parte de um clube que se acostumou a ganhar. Cabe a nós termos humildade de reconhecer o que não fez de bom – afirmou.

Após amargar o vice da Libertadores e do Brasileirão, o Flamengo terminou o ano com derrota em casa. Para David Luiz, o elenco precisa evoluir.

– No futebol você tem que ter brio, força de vontade e esse grupo precisa amadurecer e crescer e são essas as lições para o ano que vem – disse o jogador.

Um dos destaques da vitória contra o Flamengo, o goleiro João Paulo destacou a importância do resultado no Maracanã para o Santos no Campeonato Brasileiro.

– Não podíamos passar por essa situação. Conseguimos nos recuperar a tempo e fazer um grande jogo hoje. Um grande resultado para a gente – destacou João.


Torcida do Flamengo pede a volta de Jorge Jesus

Enquanto o Flamengo não definiu quem vai ser o novo técnico para 2022, o nome de Jorge Jesus voltou a ficar em evidência entre os torcedores.

Entre os motivos para a empolgação dos rubro-negros é pelo fato de o treinador campeão pelo Flamengo não passar por bom momento no Benfica.

Como exemplo, os torcedores  portugueses criaram um site para lançar a campanha “Devolver Jesus”, com o objetivo de incentivar a volta do treinador ao Flamengo.

“Vamos devolver Jesus ao Flamengo. Ninguém está contente, e o Flamengo ainda o quer. Vamos fazer isto acontecer #juntos. Clique para devolver”, informou o site.

No intervalo de Flamengo x Santos, a torcida voltou a gritar o nome do português. O coro de “Olê, Mister” reapareceu entre os rubro-negros. 

Além do nome de Jesus, outros treinadores estrangeiros estão sendo ventilados na Gávea. Entre eles, o português Carlos Carvalhal e até o argentino Jorge Sampaoli.

Confira os jogos da 37ª rodada do Brasileirão 2021:

Domingo (05/12)
Corinthians 1 x 1 Grêmio
Atlético-MG 4 x 3 Bragantino
Bahia 2 x 0 Fluminense
Ceará 0 x 0 América-MG

Segunda-feira (06/12)
São Paulo 3 x 1 Juventude
Athletico-PR 0 x 0 Palmeiras
Flamengo 0 x 1 Santos
Internacional 1 x 2 Atlético-GO
Cuiabá 1 x 0 Fortaleza
Chapecoense 0 x 1 Sport