• Camisa 10 decide no final para os franceses: 2 a 1
  • Atual campeã consegue segunda vitória na Copa
  • Dinamarqueses disputam vaga contra a Austrália

A França perdeu muitas chances, mas superou a Dinamarca por 2 a 1, neste sábado, no Estádio 974, com dois gols de Kylian Mbappé. Assim, a seleção francesa garantiu a primeira vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022. Isso porque os atuais campeões lideram o Grupo D com duas vitórias (seis pontos). Os dinamarqueses, que tiveram um gol de Christensen na partida, têm só um ponto, mas seguem com chances.

Na terceira rodada, a França enfrenta a Tunísia (que tem um ponto e está na disputa), às 12h (de Brasília), no estádio Cidade da Educação, para confirmar se avançará em primeiro ou segundo. Por sua vez, a Dinamarca pega a Austrália, no Al Janoub, no mesmo horário, e precisa da vitória para ultrapassar a adversária, que tem três pontos.

França tem domínio, mas peca nas finalizações

Com a bola rolando, a França dominou as ações e teve a primeira chance aos nove minutos. Theo Hernández cruzou da esquerda, Griezmann ajeitou de cabeça para o meio da área, Giroud preparou o chute, mas foi atrapalhado pela marcação. Com 12, em escanteio fechado da direita, a bola desviou na primeira trave, mas a zaga dinamarquesa cortou. Dois minutos depois, Dembélé fez boa jogada pela direita e cruzou para Giroud cabecear para fora.

Aos 20 minutos, por pouco a França não abriu o placar. Dembélé cruzou da direita, Rabiot cabeceou firme e obrigou Schmeichel a fazer grande defesa. Bem na partida, a seleção francesa continuou na pressão. Aos 29, Mbappé fez a jogada pela esquerda e cruzou para Koundé, que dominou e chutou cruzado. Porém, a bola bateu na zaga dinamarquesa. Três minutos depois, Griezmann recebeu na esquerda, bateu cruzado, e Schmeichel salvou com o pé.

A Dinamarca, aliás, só conseguiu a primeira chance aos 35 minutos. Em saída rápida de contra-ataque, Cornelius recebeu de Lindstrom nas costas da defesa francesa, mas finalizou para fora. Contudo, a França respondeu em seguida. Dembélé cruzou da direita, Mbappé devolveu de primeira para o meio da área, e Giroud cabeceia com perigo à esquerda da trave. Aos 39, mais uma grande chance desperdiçada pelo time de Didier Deschamps. Dembélé foi lançado na direita e cruzou rasteiro para Mbappé pegar de primeira, no meio da área, por cima da trave.

França abre o placar, leva empate, e Mbappé decide

A França voltou do intervalo tendo amplo domínio. Aos 11 minutos, Mbappé fez jogada individual, passou por dois marcadores, entrou na área e bateu de canhota para Schmeichel espalmar. Três minutos depois, quase saiu um golaço. Griezmann recebeu lançamento de Tchouaméni, dominou a bola no peito tirando do zagueiro, mas chutou por cima da trave.

A pressão surtiu efeito no lance seguinte. Aos 15, Mbappé arrancou pela esquerda, tocou para Theo Hernández, recebeu de volta e bateu de primeira. A bola chegou a desviar na zaga da Dinamarca e entrou no meio do gol: 1 a 0. A alegria dos franceses, no entanto, durou pouco. Aos 22, em escanteio cobrado da direita, Andersen desviou na primeira trave, e Christensen completou de cabeça na pequena área para empatar: 1 a 1.

O gol animou os dinamarqueses, que continuaram em cima e quase fizeram o segundo. Aos 27, Lindstrom recebeu cruzamento da esquerda, chutou de primeira para a defesa de Lloris, e Theo Hernández afastou o perigo. A França, aos poucos, retornou ao jogo e quase marcou aos 32 minutos. Após escanteio da direita, Tchouaméni tentou de peixinho e mandou para o gol, mas a bola tocou em Maehle e saiu à direita da trave. Em seguida, Rabiot completou de voleio em cruzamento na área, mas mandou a bola por cima do travessão.

Aos 40 minutos, Mbappé decidiu de novo para a França. Griezmann cruzou da direita, e o camisa 10 se adiantou à marcação na segunda trave para completar na pequena área: 2 a 1. Com 33 anos, o astro francês chegou aos sete gols em Copas – o terceiro na de 2022. Além disso, Mbappé ultrapassou Thierry Henry e virou segundo maior artilheiro francês em Mundiais. Ele está atrás só de Just Fontaine, que marcou 13 gols em 1958.