• Time cearense leva 2 a 1 e dá adeus à competição
  • Paraguaios haviam vencido na ida e se classificam
  • Leão do Pici fica com vaga na Copa Sul-Americana

O Fortaleza perdeu para o Cerro Porteño, do Paraguai, por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, em Assunção, em partida válida pela fase preliminar da Taça Libertadores. A equipe nordestina bem que tentou e foi valente durante os 90 minutos, mas sucumbiu ao time mais experiente na competição. O goleiro brasileiro Jean teve atuação destacada pela equipe do Paraguai. Vale lembrar que o Cerro venceu a partida de ida no Castelão por 1 a 0 e soube jogar com a vantagem dentro de casa.

Com gols de Carrizo e Aquino, um em cada tempo, os paraguaios vão jogar a fase de grupos da principal competição das Américas. Restou ao Fortaleza a vaga na Copa Sul-Americana.

Primeiro tempo: Jean brilha e Carrizo marca

O primeiro tempo foi como o esperado. Com a torcida a favor, o Cerro foi logo indo para cima do Fortaleza. Logo aos 2 minutos, Churín testou, mas João Ricardo estava lá para evitar o gol. Embora tenha tido um pouco de dificuldades depois desse lance, a equipe pressionou os visitantes e ficou muito mais com a bola na primeira etapa.

Contudo, o Leão do Pici foi valente. E com um time um pouco melhor tecnicamente, contou com Thiago Galhardo para se movimentar a criar as melhores situações. Mas, assim como na primeira partida na capital cearense, o goleiro brasileiro Jean brilhou. Aos 6, fez duas grandes defesas e evitou o gol do Fortaleza.

O jogo se manteve equilibrado e com faltas duras. Então, aos 37 minutos, após um cruzamento na área, Benevenuto desviou, e a bola bateu na trave. No rebote, Carrizo marcou o gol do Cerro Porteño. Foi um duro golpe no Fortaleza, que saiu para o intervalo em desvantagem.

Cerro amplia, e Fortaleza diminui

Precisando de mais movimentação no ataque. Juan Pablo Vojvoda colocou Pikachu no lugar de Romarinho. O time deu sinais logo no início da segunda etapa de que poderia melhorar e, assim, chegar ao gol de empate. Aos 9 minutos, Crispim levou a melhor contra o marcador e cruzou na área. Pikachu ganhou do zagueiro e chutou com perigo. Era o Fortaleza chegando no ataque.

O Leão do Pici foi valente e fez um jogo melhor do que no Castelão. Além de ter Jean em noite inspirada, seus atacantes pecaram muito nas finalizações. Então, não demorou muito para o Cerro, mais pragmático, chegar ao gol. Jogada ensaiada no escanteio, e Aquino finalizou quase de voleio: 2 a 0. O sonho da fase de grupos, portanto, estava acabando para o time do Nordeste.

Ainda assim, o time cearense continuou assustando a defesa do Cerro. Aos 24 minutos, Jean fez outra boa defesa. Dessa vez, em uma finalização de Lucero. Contudo, quem balançou a rede foi o time da casa. Carrizo lançou Bobadilla, que cabeceou para a defesa de João Ricardo. No rebote, Morales mandou para o fundo da rede. Porém, a arbitragem assinalou impedimento no lance.

O Fortaleza seguiu no ataque, mesmo com uma alta montanha a percorrer. A coragem deu resultado: Júnior Santos fez a jogada e cruzou para Guilherme completar o cruzamento: 2 a 1, já nos acréscimos. Sem tempo para fazer mais dois gols, o Fortaleza reduziu o ímpeto e só aguardou o apito final do árbitro.