• Thiago Galhardo e Silvio Romero marcaram os gols
  • Vasco teve mais uma vez o destaque de Léo Jardim
  • Fortaleza assumiu a sexta colocação do Brasileirão

O Fortaleza venceu o Vasco por 2 a 0 na tarde deste sábado, na Arena Castelão, na capital cearense, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do jogo só saíram após os 40 do segundo tempo, muito por conta das defesas do goleiro Léo Jardim, do Vasco. Thiago Galhardo e Romero marcaram os gols do confronto da tarde e garantiram os três pontos. Com a vitória, o Leão do Pici chegou aos 13 pontos e ocupa a sexta colocação. Já o Vasco, com seis, segue em 17° e na zona de rebaixamento.

Primeiro tempo só faltou o gol

O primeiro tempo começou com o Fortaleza tomando conta das ações. Com um time mais organizado e ofensivo, o Leão do Pici foi para cima do Vasco e só não abriu o placar aos cinco minutos porque Léo Jardim fez grande defesa. Calebe cobrou falta no ângulo do arqueiro, mas ele foi lá e fez a defesa. Bruno Pacheco e Romero também assustaram nos primeiros minutos. O Vasco não conseguia jogar.

Então, as chances não paravam de surgir. Aos 13 e aos 15, Romero e Calebe perderam grandes chances. Ou seja, o Fortaleza seguia em cima do time treinado por Maurício Barbieri. O Cruz-Maltino, por sua vez, olhava o time cearense jogar e nada fazia. Foi então que o Vasco criou a primeira boa chance. Alex Teixeira recebeu o último passe depois de um bom contra-ataque. João Ricardo fez a defesa.

Muito embora a estratégia do Vasco estava sendo cumprida à risca, não estava dando certo. Isso porque a cada jogada construída pela equipe nordestina, era um perigo ao goleiro do Vasco. Como na cabeçada de Thiago Galhardo, que Léo Jardim fez a defesa, mais uma. E não estava nem no final do primeiro tempo.

Assim, o jogo não mudou o panorama nos minutos seguintes. Hércules finalizou e Léo Jardim fez boa intervenção. Foi então que o Vasco criou a principal chance do primeiro tempo. Depois de uma boa jogada do time carioca, Figueiredo recebeu e, de fora da área, chutou de curva. A bola bateu na trave. Por mais chances criadas pelo Fortaleza, a principal chance do primeiro tempo foi do Vasco.

Fortaleza deslancha no fim

O segundo tempo não mudou muito em relação ao primeiro. Isso porque as equipes seguiram as estratégias do início do jogo. Além disso, o Leão do Pici continuou criando chances para abrir o placar. Léo Jardim seguiu trabalhando. Logo aos dois minutos, o arqueiro do Vasco pegou o chute de Moisés. Na resposta, Pec fez grande jogada, mas acabou sendo interceptado pela defesa.

O segundo tempo seguia animado. A diferença era que enquanto o time do nordeste tentava o gol a qualquer custo, o Cruz-Maltino ia se garantindo em seu arqueiro, disparado o melhor jogador da partida até então. Os minutos foram passando e as equipes se cansando. Foi o momento de os técnicos mexerem. Foi então que o técnico do Fortaleza ganhou o jogo.

As peças que entraram deram mais um gás na parte ofensiva do time. Ela, que já estava levando vantagem sobre toda a defesa do Vasco, passou então a levar vantagem sobre o goleiro. Bruno Pacheco tentou cruzar no primeiro lance de perigo real dentro da área depois do início do segundo tempo. Já no lance seguinte, o mesmo Bruno Pacheco cruzou na cabeça de Thiago Galhardo, que abriu o placar, aos 41 minutos. Era o primeiro gol.

Desnorteado, o Vasco foi para cima. Mas, sem qualquer organização, quase levou o segundo, com Romero. Contudo, a arbitragem já havia marcado o impedimento do atacante. Mas minutos depois, aos 48, veio o gol da vitória. Bruno Pacheco cruzou novamente e, desta vez, Romero subiu para cabecear e garantir os três pontos do Fortaleza. Assim, apito final e 2 a 0 para o Leão do Pici.