• Pedro (2) e Ayrton Lucas fizeram os gols do Flamengo
  • Equipe chega para a sua quinta decisão seguida
  • Flamengo quer a sua quarta taça em cinco anos

O Flamengo levou sustos, jogou muito abaixo do que poderia. Contudo, fez o suficiente para vencer o Vasco por 3 a 1 e confirmar a sua ida para a decisão do Campeonato Carioca de 2023. O time treinado por Vítor Pereira tinha a vantagem do empate, mas nem por isso mostrou tranquilidade durante o confronto contra o maior rival. Em certo momento, quando o jogo ainda estava em igualdade no placar, a torcida ficou na bronca com o técnico português. Isso porque o treinador tirou Gabigol e Arrascaeta na segunda etapa.

Embora pressionado pela torcida rubro-negra e pelo adversário, muito melhor na partida, as mexidas de Vítor Pereira deram resultado. Matheus França foi o ponto de desequilíbrio e abriu o caminho para a classificação. O Vasco, por sua vez, pressionou e foi melhor. Mas no final, prevaleceu a qualidade técnica rubro-negra. Pedro marcou duas vezes e Ayrton Lucas completou o placar. Capasso descontou para o Cruz-Maltino.

Primeiro tempo equilibrado

O primeiro tempo começou muito equilibrado, algo que ocorreu em toda primeira etapa. As duas equipes ficaram se estudando e chegaram no campo defensivo adversário, mas sem muito perigo nos primeiros minutos. No primeiro lance real de perigo, Pumita chutou para uma boa intervenção de Santos. A bola saiu pela linha de fundo em seguida. O lance assustou o Flamengo.

No primeiro lance de perigo real do Flamengo, Ayrton Lucas tomou a bola de Puma e tocou para Pedro. O camisa 9 arriscou o chute. A bola bateu em Rodrigo e enganou Léo Jardim. Era o primeiro gol do Flamengo. O gol não deixou o Vasco cair de produção. Pelo contrário, começou a jogar melhor do que o rival e foi em busca do empate na noite amena do Maracanã, principalmente nos cruzamentos.

Assim, o Vasco conseguiu o seu empate. Piton cobrou escanteio, Capasso subiu sem marcação e mandou para o gol. Sem chances para Santos, era o empate. Embora tenha continuado buscando o gol da virada, quem quase marcou foi o Flamengo. Arrascaeta arriscou de fora da área, a bola pegou velocidade e Léo Jardim fez uma ótima defesa, mandando para a linha de fundo.

Segundo tempo com gols

O segundo tempo começou com o Vasco pressionando e buscando o seu gol, que naquela altura daria a classificação para a final. Então, o Flamengo, desorganizado, tentava manter os jogadores adversários longe de sua área. Everton Cebolinha entrou na ala direita e não funcionou. Isso porque as principais jogadas do Vasco eram pelo lado esquerdo, com Piton e Alex Teixeira.

Vendo o seu time ser dominado e com apenas um lance (falta cobrada por Arrascaeta), Vítor Pereira começou a mexer no time, para a revolta dos torcedores. Vidal, Matheus França, Varela, Léo Pereira e Everton Ribeiro entraram nos lugares de Rodrigo Caio, Gabigol, Arrascaeta, Gerson e Everton Cebolinha. Mas aos poucos o time começou a jogar um pouco melhor, mesmo pressionado. Alex Teixeira assustou Santos em um cruzamento de Piton.

Foi então que as mexidas começaram a dar resultado. Matheus França tomou a bola de Rodrigo no meio-campo e avançou até a área. Capasso chegou atrasado e cometeu pênalti no menino. Pedro foi para a cobrança e marcou. Léo Jardim ainda tocou na bola. Era o gol do Flamengo. O Vasco tinha minutos para virar a partida. Mas não aconteceu. Embora Andrey tenha exigido de Santos, quem marcou foi o Flamengo. Ayrton Lucas após receber de Pedro.

A vitória, então, estava garantida e a vaga também. Agora, o Flamengo se prepara para encarar o Fluminense na decisão. O Tricolor se classificou ao vencer o Volta Redonda por 7 a 0, no Maracanã, no último sábado. Vale lembrar que o Tricolor das Laranjeiras é o atual campeão da competição.