• Rubro-Negro abre o placar, leva a virada, mas volta a ficar na frente
  • Após expulsão de lateral do time egípcio, equipe carioca deslancha
  • Pedro e Gabigol (dois de pênalti) fazem os gols na vitória por 4 a 3

Em duelo movimentado, o Flamengo venceu o Al Ahly por 4 a 2 e garantiu o terceiro lugar do Mundial de Clubes. Neste sábado, em Tânger, o Rubro-Negro saiu em vantagem com Gabigol, de pênalti, mas o time do Egito empatou ainda no primeiro tempo, com Abdelkader. Na etapa final, Maaloul perdeu um pênalti, mas Abdelkader fez 2 a 1 para a equipe africana. Após a expulsão de Abdelfattah, contudo, o Fla empatou com Pedro e virou o jogo em nova cobrança de pênalti de Gabigol. No fim, Pedro ainda marcou o quarto para selar a difícil vitória no Marrocos.

Com os dois gols marcados na semifinal e na disputa do terceiro lugar, o centroavante Pedro se tornou o segundo maior artilheiro de uma edição de Mundial. Agora, o camisa 9 do Flamengo se igual a Cristiano Ronaldo, com quatro gols. Luis Suárez, com cinco gols marcados pelo Barcelona, em 2015.

Fla sai na frente, mas Al Ahly vira o jogo

O Flamengo começou o jogo melhor e abriu o placar com Gabigol, após pênalti sofrido por Varela, aos 10 minutos. O camisa 10 deslocou o goleiro El Shenawy e acertou o canto esquerdo: 1 a 0. Após o gol, o time do técnico Vítor Pereira reduziu o ritmo e viu o Al Ahly crescer na partida.

Aos 38 minutos, então, os egípcios chegaram ao empate com a bola área. Maaloul cobrou escanteio na pequena área, Abdelkader chegou antes de Fabrício Bruno e cabeceou. A bola bateu no zagueiro do Flamengo e entrou: 1 a 1.

No segundo tempo, o Al Ahly conseguiu um pênalti aos 10 minutos. Dentro da área, Thiago Maia derrubou Sherif por trás, e o árbitro marcou a penalidade. Na cobrança, Maaloul bateu no canto direito de Santos, que encaixou a bola e nem deu rebote. Aos 14, porém, Abdelkader virou a partida para o Al Ahly.

O camisa 9 do time do Egito recebeu de Fathi na entrada da área pela esquerda avançou e fez a fila passando por três jogadores do Flamengo cortando para dentro. Ele deixou Varela, Fabrício Bruno e Everton Ribeiro e chutou colocado no canto esquerdo do goleiro Santos: 2 a 1 para o Al Ahly.

Al Ahly tem jogador expulso, e Fla faz três gols

Aos 19 minutos, Ayrton Lucas recebeu o passe de primeiro de Gabigol na esquerda e foi derrubado quase na linha da área por Abdelfattah. Inicialmente, o árbitro tinha marcado o pênalti. Contudo, após checar o VAR, ele apontou falta fora da área e deu o vermelho direto para o lateral do Al Ahly.

Aos 29 minutos, a equipe egípcia quase marcou em contra-ataque rápido. Sherif ficou cara a cara com Santos e bateu rasteiro, mas o goleiro fez grande defesa. Em seguida, aos 31, o Flamengo empatou o jogo. Gabigol dominou na entrada da área e lançou para Pedro. O goleiro El Shenawi sai errado do gol, se atrapalhou com o companheiro e a bola sobrou para o camisa 9 do Flamengo tocar para a rede: 2 a 2.

O Rubro-Negro seguiu no ataque e conseguiu um pênalti após toque de mão de Hany dentro da área do Al Ahly. O árbitro confirmou o lance no VAR. Gabigol, então, bateu no canto direito do goleiro, que foi para o outro lado: 3 a 2 para o Flamengo. Aos 45 minutos, aliás, saiu o quarto gol. Pedro aproveitou erro de passe de Dieng e chutou na saída do goleiro: 4 a 2. O Rubro-Negro deslanchou quando ficou com um jogador a mais, garantiu a vitória, só que voltou a apresentar falhas defensivas.

Depois da terceira colocação no Mundial, o Flamengo volta ao Rio de Janeiro no domingo e tenta se recuperar na temporada. O próximo jogo do time será na quarta-feira, contra o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, às 21h10, pela oitava rodada do Carioca. Por enquanto, o Rubro-Negro é o líder da Taça Guanabara, com 14 pontos em seis partidas.