• Bolívar supera o Rubro-Negro em casa e lidera grupo na Libertadores
  • Equipe de Tite leva dois gols pela primeira vez na temporada de 2024
  • Com quatro pontos, Flamengo ainda é o vice-líder do Grupo E

O Flamengo não conseguiu manter a invencibilidade na noite desta quarta-feira. Em La Paz, a mais de 3600 metros acima do nível do mar, o time brasileiro perdeu para o Bolívar por 2 a 1, em partida válida pela terceira rodada do Grupo E da Copa Libertadores de 2024. Em um jogo onde o time treinado por Tite, que estava sem pelo menos sete titulares, não conseguiu competir com o bom time boliviano. Além da derrota, o Flamengo perdeu a invencibilidade de 19 jogos. Nesta noite, a defesa rubro-negra levou dois gols em uma mesma partida pela primeira vez em 2024.

O Rubro-Negro tinha uma estratégia montada que ruiu logo no primeiro minuto de jogo. Bruno Sávio cruzou e Chico da Costa fez o primeiro gol do jogo. Logo depois, a esperança ficou nos pés de Viña, em uma ótima jogada do ataque rubro-negro. O uruguaio empatou o jogo. Esta foi a única jogada da equipe durante os 90 minutos. Na segunda etapa, Bruno Sávio deixou os bolivianos em vantagem para não sair mais.

Com a vitória, então, o Bolívar chegou aos nove pontos na chave, com 100% de aproveitamento. Já o Flamengo, com quatro, é o vice-líder do Grupo F. Palestino e Millonarios ainda se enfrentam nesta rodada, no Chile. Portanto, há uma pequena possibilidade de o time colombiano passar os brasileiros no saldo de gols. Vale lembrar que faltam ainda três jogos para o fim da fase de grupos.

Próximos jogos

O Flamengo volta a campo pela Libertadores no dia 07/05, contra o Palestino, no Chile. O Bolívar, no dia seguinte, encara o Millonarios, na Colômbia. Antes, pelo Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro entra em campo no próximo domingo, no Maracanã, contra o Botafogo. Com sete pontos, a equipe treinada por Tite é vice-líder da competição, atrás do Red Bull Bragantino.

Gol relâmpago e resposta rápida

O primeiro tempo em La Paz começou com o esquema de três zagueiros que Tite colocou em campo levando um gol no primeiro minuto. Bruno Sávio fez o cruzamento na medida para Chico subir mais do que todo mundo e mandar para o gol. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Bolívar Rossi nem sequer se mexeu. Vale lembrar que os últimos três gols que o Flamengo levou foi da mesma forma: de cabeça.

Não demorou muito e o Flamengo, do jeito que deu, chegou trocando passes no campo de defesa do time boliviano. O ataque funcionou e a bola chegou para Viña. O lateral-esquerdo do Flamengo ainda deu um drible no zagueiro antes de tocar na saída do goleiro. Era o gol de empate rubro-negro em La Paz. Enredo muito melhor do que o Flamengo esperava.

Após o início movimentado, o jogo ficou um pouco mais calmo. O Bolívar sempre com a bola e tentando cruzamentos na área do Flamengo. O time brasileiro, por sua vez, tentava trocar passes, mas não conseguia. O jeito foi rifar a bola sempre que ela chegasse na defesa rubro-negra. O Bolívar, então, foi chegando de uma outra forma. Com chutes de fora da área.

Nessa modalidade, assustou Rossi em alguns lances. Os dois principais com Bruno Sávio. Aos 38 minutos, Viña fez mais uma ótima jogada pela esquerda e cruzou. Bruno Henrique, com o gol vazio acabou errando a cabeçada. Antes de finalizar a primeira etapa, Rossi ainda salvou o Flamengo em um chute de dentro da área. Ótima defesa do goleiro do Flamengo.

Erro coletivo e gol do Bolívar

O segundo tempo começou como terminou o primeiro. Com a pressão do Bolívar, que precisava do resultado para disparar na liderança do grupo. Entretanto, a defesa do Flamengo conseguia afastar o perigo. Contudo, o setor de ataque não prendia a bola para trabalhar as jogadas. Aos quatro minutos, Bruno Sávio recebeu um cruzamento e marcou. Mas o árbitro assinalou falta no lance.

Bruno Sávio apareceu de novo minutos depois. O jogador recebeu um cruzamento pelo lado esquerdo. Rossi saiu mal e Sávio finalizou para fora. Era mais uma chance do Bolívar no jogo. Isso porque os minutos estavam passando e o cansaço do time brasileiro ia aumentando. Ficava visível pelo domínio e execução das jogadas por parte dos brasileiros.

Aos 13 minutos, a bola sobrou para Chico da Costa. Ele pedalou para cima de Fabrício Bruno e chutou cruzado. A finalização passou muito perto da trave de Rossi. Mas três minutos depois, finalmente saiu o gol do Bolívar. Após um erro coletivo, o time boliviano acertou um contra-ataque. A bola chegou em Bruno Sávio pela direita. Livre, o jogador chutou cruzado para marcar o segundo gol do Bolívar.

Depois do gol, Tite colocou Matheus Gonçalves e Lorran no jogo. Com a entrada dos meninos, o Flamengo melhorou. Contudo, era muito difícil trabalhar a bola. Na melhor chance do time no segundo tempo, Gerson achou Bruno Henrique. O camisa 27 chegou em velocidade, mas Lampe saiu primeiro e conseguiu evitar a finalização. Por fim, nada mais a acrescentar no jogo, o árbitro apontou o fim da partida.