• A Corte Arbitral do Esporte acata o pedido do jogador de forma unânime
  • Atacante havia sido punido por tentativa de fraude em exame antidoping
  • Defesa do atleta espera decisão favorável no novo julgamento do mérito

Notícia importante para a torcida do Flamengo. Isso porque a Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, acatou por unanimidade o pedido de efeito suspensivo, liberando Gabigol para voltara a jogar. O atacante havia sido suspenso, em março, por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por tentativa de fraude no exame antidoping. As informações são do site ‘Globo Esporte’.

Vale lembrar que, no começo de abril, a defesa do jogador entrou com um pedido do efeito suspensivo no CAS. Após cinco semanas, então, o tribunal acatou por unanimidade o pedido, em decisão tomada por dois ingleses e um suíço. Enquanto espera o julgamento do recurso e a pena está suspensa, Gabigol poderá atuar com a camisa do Flamengo.

Gabriel Barbosa, portanto, pode voltar aos treinos com o elenco no Ninho do Urubu já nesta terça e tem condições de jogar na quarta contra o Amazonas, pela Copa do Brasil, no Maracanã. O ídolo rubro-negro não entrar em campo desde a vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 2 a 0, na fase de classificação do Campeonato Carioca, no fim de fevereiro. Na atual temporada, ele disputou oito jogos e fez dois gols.

Gabigol comemora com vídeo

Segundo o ‘Ge’, a decisão do tribunal suíço atendeu as expectativas da defesa de Gabigol, que confiava na liberação. Agora, espera nova decisão positiva quando houver novo julgamento do mérito. Nas redes sociais, o atacante postou um vídeo para celebrar que está liberado para jogar. Nas imagens, um boneco com a camisa 10 rubro-negra aparece correndo para o Maracanã.

No período de suspensão de pouco mais de um mês, Gabi manteve a forma física usando a academia da sua casa e o campo do seu condomínio na Barra da Tijuca. Os treinos, inclusive, eram supervisionados pelo Flamengo, que mandou profissionais até a residência do atleta. O próprio técnico Tite chegou a visitar o atacante, que tem compromisso com o clube até dezembro.

Entenda o caso de Gabigol

Gabriel Barbosa foi acusado de dificultar a realização do exame de urina. Ainda assim, ele fez o teste, que deu negativo. No entanto, segundo o artigo, a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixou como ‘tentativa de fraude’. Um dos relatos da denúncia, contudo, fala sobre a demora do jogador para realizar o exame e não cumprir instruções. Todos os outros atletas do Flamengo fizeram o exame antes do treino da manhã do dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu.

Como informaram os responsáveis pelo exame, o jogador não se dirigiu a eles antes e depois da atividade. Além disso, ele tratou a equipe com desrespeito, não seguiu os procedimentos indicados e entregou o vaso aberto, contrariando a orientação que havia recebido anteriormente. Ou seja, foram atitudes que quebraram o protocolo do controle antidoping.

A denúncia aconteceu no final de dezembro do ano passado. Já a defesa do jogador saiu enviada no dia 26 de janeiro. A primeira sessão, inclusive, ocorreu no dia 20 de março, e Gabigol prestou depoimento por meio de vídeo, assim como as sete testemunhas. Um dos pontos de defesa do atacante destacou que ele fez o exame de sangue, que é mais efetivo do que o de urina. Por isso, o clube entendeu que não houve fraude e recorreu da decisão.