Antes de mais nada, vamos falar sobre a decisão da Fifa de suspender a Federação de Futebol da Rússia por conta da invasão do país à Ucrânia. De acordo com reportagem de Martín Fernandez, no site Globo Esporte, a Rússia será excluída das eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar 2022.

Segundo a publicação, a Fifa ainda não fez nenhum pronunciamento ou comunicado oficial através de seu site ou redes sociais. No entanto, a decisão da entidade máxima do futebol deve envolver todas as seleções russas, incluindo as de base, masculinas e femininas. 

Além disso, a provável decisão da Fifa ocorre no mesmo dia em que o Comitê Olímpico Internacional (COI) fez uma recomendação para as federações de cada modalidade. O pedido é para que excluam os atletas de Rússia e Belarus de todas as competições internacionais. 

A Rússia jogaria pela repescagem das eliminatórias da Copa no dia 24 de março. Porém, a Polônia já se recusava a enfrentar os russos em qualquer circunstância. Essa é a mesma posição de República Tcheca e Suécia. As seleções também se enfrentam e pegam o vencedor do confronto entre Rússia e Polônia. 

No último domingo, a Fifa havia anunciado punições contra a Rússia, que incluía a proibição de jogar em seu território e de usar símbolos como bandeira e hino. Também houve condenações da Associação de Futebol da Inglaterra e da Fifpro, o sindicato mundial de jogadores de futebol. Ainda não está decidido se a Polônia vai avançar diretamente à próxima fase das eliminatórias.

– É encorajador que todos os jogadores da nossa seleção nacional, liderados por Robert Lewandowski e Kamil Glik, tenham apoiado esta mudança. Como comunidade polonesa do futebol, estaremos solidários com os ucranianos – afirmou o presidente da Federação Polonesa de Futebol, Cezary Kulesza.


Uefa vai eliminar Spartak Moscou da Liga Europa, diz jornal alemão

A invasão da Rússia à Ucrânia também vai trazer desdobramentos na Liga Europa. De acordo com o jornal alemão “Bild”, os jogos de oitavas de final da Liga Europa entre RB Leipzig e Spartak Moscou vão ser cancelados pela Uefa por causa do conflito. 

Então, o clube russo sofreria uma eliminação automática da competição europeia. Assim, o RB Leipzig avançaria para as quartas de final do torneio. A Uefa deve confirmar a decisão e fazer o anúncio oficial ainda nesta segunda-feira. 

Segundo o jornal “Bild”, no último fim de semana já ocorreram os primeiros movimentos para eliminação do Spartak. O RB Leipzig reconheceu as conversas com a Uefa sobre como agir em relação aos jogos contra o time russo. As partidas estão marcadas para os dias 10 e 17 de março.

– Continuamos em contato com as federações e temos total confiança na Uefa. Presumimos que os jogos serão cancelados – declarou o presidente do RB Leipzig, Oliver Mintzlaff.

Além disso, nos últimos dias, clubes europeus vêm tomando medidas para dar mais apoio à Ucrânia. Por exemplo, o Manchester United rescindiu contrato de patrocínio com uma companhia aérea russa. Além disso, o Schalke decidiu terminar sua parceria com a Gazprom. A estatal russa de energia patrocinava o clube desde 2007.