• Catar enfrenta o Equador um dia antes do previsto
  • Partida inaugural da Copa será dia 20 de novembro
  • Antes, ocorrerá a cerimônia de abertura do Mundial

Antes de mais nada, vamos falar sobre a Copa do Mundo de 2022. Isso porque a Fifa confirmou nesta quinta-feira que o Mundial do Catar irá começar no dia 20 de novembro, um domingo, e não no dia 21, como estava previsto anteriormente.

Sendo assim, a partida inaugural da Copa do Mundo será disputada entre Catar e Equador, às 13h de Brasília (19h locais), no estádio Al Bayt. Imediatamente antes do jogo, ocorre a cerimônia de abertura do Mundial.

Vale lembrar que no cronograma original da Copa, divulgado logo após o sorteio dos grupos em 1º de abril, o primeiro jogo seria entre Holanda e Senegal, às 7h de Brasília (13h locais). Em seguida, ocorreria a partida entre Inglaterra e Irã. Então, só antes dos terceiro jogo do dia (Catar x Equador) é que aconteceria a cerimônia de abertura.

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, o Bureau do Conselho da Fifa decidiu pela alteração. Trata-se de um órgão formado pelos presidentes das seis confederações continentais com o próprio presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino.

Mudança ocorre para manter tradição das Copas

Em comunicado interno, a Fifa justificou a mudança como forma de manter “uma tradição de longa data de marcar o início da Copa do Mundo com uma cerimônia de abertura antes da primeira partida como o time anfitrião ou o campeão vigente”.

Além disso, com a mudança, o jogo entre Holanda e Senegal também será disputado mais tarde no dia 21 de novembro, uma segunda-feira. Em vez das 7h (de Brasília), será às 13h. Porém, a alteração não gera nenhum impacto nas datas de liberação dos jogadores de seus clubes.

Afinal, as principais ligas do mundo (inclusive o Brasileirão) terão rodadas no dia 13 de novembro, um domingo. No dia seguinte os atletas precisam se apresentar às suas seleções para disputar a Copa do Mundo do Catar. O Brasil está no grupo G da competição, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões.

Em 2022, será a primeira vez que uma edição de Copa acontecerá nos meses de novembro e dezembro. Essa troca se deu para evitar o forte calor de junho e julho no Oriente Médio. Além disso, será o último Mundial com o atual formato de 32 seleções.