• Rafael Ratão fez o outro gol do Tricolor de Aço na Fonte Nova
  • Equipe de Rogério Ceni vence a terceira seguida pelo Baiano
  • Triunfo coloca o Bahia com 10 pontos na liderança do torneio

O Bahia venceu o Barcelona de Ilhéus na noite desta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Baiano de 2024. Embora tenha perdido muitas chances de gol, o Esquadrão soube controlar o jogo e mostrou que vem ganhando corpo a cada jogo que passa. O duelo pode não ter sido do nível que a equipe treinada por Rogério Ceni vai encontrar mais para frente, mas valeu como teste.

Everton Ribeiro e Rafael Ratão fizeram os gols do jogo. A vitória deixou o Bahia com 10 pontos, assumindo, assim, a liderança do Campeonato Baiano e deixando o rival para trás. Vale lembrar que o Vitória perdeu na rodada para o Jequié, que assumiu a terceira colocação na tabela. Na próxima rodada, o Esquadrão vai a campo apenas na próxima quarta-feira, quando recebe o Itabuna, também na Arena Fonte Nova.

O primeiro tempo começou com o Barcelona em cima do Bahia. A surpresa, porém, não se confirmou. Isso porque Natan teve a chance de abrir o placar logo no primeiro minuto de jogo, mas desperdiçou a chance. Adriel fez duas ótimas defesas. Portanto, depois do susto, o Bahia começou, aos poucos, a tomar conta do jogo, principalmente pelas laterais. Por lá, saíram as melhores chances. Cauly, o principal beneficiado, não estava em uma noite feliz.

O cobiçado meia do Tricolor Baiano perdeu três chances praticamente seguidas. Aos nove, 17 e 19. Em nenhuma delas o meia acertou o gol adversário. Se não estava bem para finalizar, Cauly passou dar assistências para os companheiros. O primeiro deles foi Gilberto, que de cabeça, acertou a trave. Thaciano veio a seguir, mas finalizou fraco e viu a defesa tirar em cima da linha.

Segundo tempo com gols

O segundo tempo começou sem os erros de finalização do primeiro tempo. Embora o Bahia tenha comandado o jogo, a Onça Pintada teve duas grandes chances de abrir o marcador e não concluiu bem a jogada. Portanto, Rogério Ceni mudou a estratégia e parece que deu certo. Com mais toque de bola e paciência para fazer as jogadas, o Bahia voltou melhor para a etapa final.

Assim, não demorou muito para sair o primeiro gol do jogo. Após uma boa troca de passes pelo lado esquerdo do ataque, Everaldo ficou com a bola e cruzou para a área. Everton Ribeiro, mesmo com baixa estatura, desviou de cabeça para abrir o placar na Arena Fonte Nova. Era o primeiro gol do Bahia na noite, o segundo do meia, ex-Flamengo, com a camisa do Tricolor Baiano.

Rogério Ceni voltou a mexer no time, mas desta vez foi nas peças. A equipe, então, diminuiu bastante o ritmo do jogo e passou a tocar ainda mais a bola. O segundo gol saiu apenas aos 39 minutos. Thaciano lançou Rafael Ratão, que saiu na cara do gol e tocou na saída do arqueiro do Onça Pintada para fazer o segundo gol da noite, que sacramentou a vitória e a liderança da equipe.