• Atacante de 17 anos faz o seu primeiro gol pela Seleção: 1 a 0
  • Amistoso em Londres marca a estreia do técnico Dorival Júnior
  • Brasil tem atuação segura e volta a ganhar após quatros jogos

Endrick, joia da seleção brasileira, mostrou que tem muita estrela, neste sábado, no estádio Wembley. Afinal, minutos depois de entrar em campo, o atacante de 17 anos marcou o seu primeiro gol pelo Brasil e garantiu a vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra. Grande início de trajetória dele e do técnico Dorival Júnior, que estreou à frente da equipe canarinho e acabou com a sequência de quatro jogos sem vitórias. A Seleção não ganhava desde o dia 12 de setembro de 2023, no triunfo por 1 a 0 sobre o Peru, em Lima, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Além disso, o Brasil encerrou um tabu ao derrotar a Inglaterra. Isso porque voltou a sair vitorioso de uma partida oficial dentro de Wembley após 29 anos. A equipe verde-amarela não vencia no estádio deste o dia 11 de junho de 1995.

As duas seleções, então, voltam a campo na terça-feira. O Brasil enfrentará a Espanha, às 17h30 (de Brasília), para enfrentar a Espanha. Já a Inglaterra vai duelar com a Bélgica, às 16h45, fechando os jogos na data Fifa.

Como foi o primeiro tempo

Inglaterra e Brasil fizeram grande primeiro tempo em Wembley. O jogo foi intenso, pegado e com chances perdidas dos dois lados. Lucas Paquetá, Vini Jr e Rodrygo, aliás, se destacaram pela seleção brasileira. Os ingleses ficaram mais tempo com a bola no início do amistoso, mas a primeira oportunidade foi dos sul-americanos. Afinal, Paquetá colocou Vinicius Junior para correr no meio da zaga inglesa, o atacante passou pelo goleiro Pickford e bateu fraco em direção ao gol. Walker, porém, estava bem posicionado e apareceu bem para salvar.

Em seguida, a Inglaterra tentou cercar a área brasileira e explorar os cruzamentos. No entanto, o Brasil assustou mais duas vezes. Uma delas com Paquetá, que pegou a sobra na entrada da área e mandou na trave. Depois disso, com Raphinha, que aproveitou a entregada de Maguire e chutou tirando tinta da trave direita do goleiro. Do lado inglês, porém as melhores oportunidades saíram dos pés de Gallagher, Gordon e Phil Foden. Além disso, Watkins, isolou a bola na frente do gol, pois foi atrapalhado pela marcação precisa de Fabrício Bruno.

Como foi o segundo tempo

Na volta do intervalo, então, as duas equipes cadenciam mais a posse de bola e não levaram grande perigo no ataque. Raphinha e Gordon tiveram boas oportunidades, mas foram travados na hora da finalização. Os treinadores fizeram suas substituições, e Dorival acabou sendo premiado. Uma delas, Andreas Pereira, deu um belo lançamento para Vini Jr, que bateu na saída de Pickford. O goleiro até defendeu, mas espalmou nos pés de Endrick. A joia brasileira, que também entrou no segundo tempo, mandou para o gol vazio e fez 1 a 0, aos 35 minutos. Aos 17 anos e 246 dias, ele se tornou o quarto mais jovem na história a conseguir o feito.

Atrás no placar, a Inglaterra se lançou ao ataque e explorou as jogadas com Rashford pelo lado esquerdo. Os comandados de Gareth Southgate abusaram das bolas alçadas na área, mas a defesa brasileira afastou o perigo. Nos acréscimos, o jovem centroavante ainda teve a chance de ampliar ao receber com espaço, mas finalizou em cima de Pickford. Não fez falta, pois o garoto abriu o sorriso logo em seguida para comemorar a vitória do Brasil.