• Suíços saem na frente, levam a virada e vencem por 3 a 2
  • Seleção suíça termina na segunda colocação do Grupo H
  • Sérvios, no entanto, decepcionam e acabam na lanterna

Em partida com virada dupla e tensão dos jogadores, a Suíça venceu a Sérvia por 3 a 2, nesta sexta-feira, no estádio 974, garantindo o segundo lugar do Grupo G. Portanto, os suíços avançaram para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022 e ficaram atrás do Brasil no Grupo H. Os gols da vitória foram marcados por Shaqiri, Embolo e Freuler. Por outro lado, Mitrovic e Vlahovic fizeram para os sérvios.

Com o triunfo, a Suíça encerrou a fase de grupos com 6 pontos e empatada com o Brasil, que perdeu por 1 a 0 para Camarões. Contudo, o time brasileiro levou a melhor no saldo de gols (2 a 1) e terminou na liderança. Com só 1 ponto conquistado, a Sérvia decepcionou e amargou a lanterna da chave. Os camaroneses ficaram com 4 pontos, na terceira colocação. Agora, os suíços enfrentam Portugal nas oitavas, enquanto a seleção brasileira pega a Coreia do Sul.

Dois gols para cada lado no primeiro tempo

Com a bola rolando, a Suíça foi para o ataque em busca da vitória e quase abriu o placar no primeiro minuto. Porém, o goleiro Milinkovic-Savic fez duas grandes defesas seguidas em finalizações de Embolo e Xhaka. Por sua vez, a Sérvia respondeu aos 4 minutos na cabeçada perigosa do zagueiro Milenkovic. Depois, aos 10, os sérvios tiveram nova chance e acertaram a trave em chute de fora da área de Zivkovic.

Contudo, a Suíça voltou a equilibrar as ações e abriu o placar aos 19 minutos. Vargas e Rodríguez fizeram boa trama de ataque, passaram pela marcação na esquerda, e o lateral fez o cruzamento. A zaga sérvia tentou afastar, mas Sow passou a bola para Shaqiri, que bateu para o gol: 1 a 0. No entanto, a alegria durou pouco, e a Sérvia reagiu rápido. Aos 25, após o cruzamento de Tadic, Mitrovic subiu mais do que a zaga para cabecear bem: 1 a 1.

Aos 29, Shaqiri quase colocou os suíços na frente de novo. O meia entrou na área, mas finalizou para fora. A chance desperdiçada custou caro. Afinal, aos 34, Shaqiri errou o passe, e Tadic ficou com a posse da bola. O meia acionou Vlahovic, que bateu colocado no canto e virou a partida: 2 a 1. Aos 43, contudo, a Suíça deixou tudo igual no placar. Após boa jogada coletiva, Widmer cruzou rasteiro da direita para Embolo completar para o gola na segunda trave: 2 a 2. Primeiro tempo eletrizante no estádio 974.

Suíça faz o terceiro e garante a classificação

No segundo tempo, a Suíça voltou a ficar à frente do placar aos 2 minutos com um golaço. Shaqiri levantou de cavadinha dentro da área, Vargas escorou de calcanhar sem deixar a bola tocar no chão, e Freuler pegou de primeira de canhota no canto esquerdo do goleiro: 3 a 2 em outra virada. Aos 12, por pouco não saiu o quarto dos suíços. Após jogada ensaiada na cobrança de falta, a bola foi até Embolo, que finalizou rente à trave.

Aos 18 minutos, a Sérvia respondeu. Tadic e Kostic trocaram passes até o cruzamento que foi parar nas mãos do goleiro suíço. Aos 20 minutos, Mitrovic dominou a bola no peito o passe de Tadic dentro da área. Antes de finalizar, ele foi derrubado por Schar e ficou pedindo pênalti.

O árbitro, porém, mandou o jogo seguir. A partir dos 30 minutos, a Suíça ficou com a bola e trocou passes para administrar o resultado que lhe garante a vaga nas oitavas de final. O jogo ficou tenso em vários momentos, com muitas faltas e reclamações de ambos os lados.

A Suíça voltou a chegar com perigo aos 38 minutos e em outra jogada ensaiada na falta. Akanji rolou para Xhaka, que parou a bola, e o zagueiro soltou a bomba na rede pelo lado de fora. Na reta final a partida, a Sérvia teve mais posse de bola, pressionou, mas não conseguiu finalizar na meta suíça.

Aos 44, quase saiu o quarto gol suíço. Freuler recebeu de Fernandes e, de frente para o goleiro Milinkovic-Savic. O volante chutou, mas o goleiro sérvio defendeu de barriga. Nos últimos minutos, as duas seleções fizeram um jogo brigado. Os sérvios tentaram o empate até o fim, mas a Suíça segurou a vitória por 3 a 2.