• Meia entra no lugar do machucado Tiquinho e faz dois gols
  • Centroavante alvinegro preocupa para o jogo contra o Flamengo
  • Botafogo segue como lanterna do Grupo D da Libertadores

O Botafogo venceu o Universitario, do Peru, por 3 a 1, na noite desta quarta-feira, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em partida válida pela terceira rodada do Grupo D da Copa Libertadores da América. No jogo onde Tiquinho Soares pediu para sair por conta de dores na perna, o time comandado por Artur Jorge teve em seu substituto, o principal jogador da noite. O meia Eduardo marcou duas vezes e comandou o triunfo botafoguense.

O Botafogo, contudo, precisou do segundo tempo para construir a sua vitória e se manter vivo na competição continental. Após um primeiro tempo truncado, Eduardo abriu o placar para o time da casa depois de um ótimo passe de Júnior Santos. Cerca de 10 minutos depois, Luiz Henrique desencantou e fez o seu primeiro com camisa alvinegra. No fim, Eduardo fez mais um. Olivares, no último lance do jogo, descontou para os peruanos.

Com a vitória, o Botafogo chegou aos três pontos no Grupo D. Embora tenha vencido a primeira, segue como lanterna da chave. Mas a apenas dois pontos do Junior Barranquilla, da Colômbia. LDU e Universitario completam o grupo com quatro pontos ganhos. Na próxima rodada, o Universitário encara o Junior, em Barranquilla, no dia 07/05. No dia seguinte, o Botafogo recebe a LDU, no Nilton Santos. Pelo Brasileiro, o Glorioso pega o Flamengo, no Maracanã, domingo.

Primeiro tempo truncado

O jogo começou com algumas entradas fortes dos dois lados, mas em maldade dos jogadores. Sem finalização até em torno dos 10 minutos, a única situação que chamou a atenção foi o fato de Tiquinho Soares ter sentido um problema na perna e pediu substituição. Em seu lugar entrou o meia Eduardo. O Glorioso, então, mais protegido, soube chegar ao ataque.

Isso porque aos 12 minutos, Júnior Santos abriu o placar para o time da casa. Contudo, o auxiliar marcou impedimento na origem do lance. Essa chance do Botafogo ligou o sinal de alerta para os peruanos, que se fecharam em frente a área e dificultaram o time de Artur Jorge. Por outro lado, os contra-ataques ficaram mais perigosos, como o que terminou com a finalização de Edson Flores. Esta foi para fora.

Foi então que o Botafogo voltou a tentar pressionar o time peruano. Com a área congestionada, restou ao time da casa tentar jogadas individuais, principalmente pelos lados do campo. Embora estivesse com dificuldades de chegar ao gol adversário, o Botafogo treinado por Artur Jorge fazia questão de trocar passes e ir até a área adversária.

A melhor chance do Botafogo foi aos 35 minutos, quando Savarino recebeu um cruzamento na medida na segunda trave. O camisa 10 do Glorioso finalizou com a bola meio mascada. O goleiro Britos colocou para escanteio. Até o fim da primeira etapa, o Botafogo pressionou e correu atrás do seu gol, mas não conseguiu.

Eduardo comanda a vitória

O Botafogo começou o segundo tempo com pressa para conseguir o seu gol. Então, logo no primeiro minuto da segunda etapa, Júnior Santos fez a jogada, tirou a marcação e passou para Eduardo abrir o marcador. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Glorioso: 1 a 0. Naquele momento, a equipe brasileira voltava a ter chances de classificação.

O segundo gol não demorou a sair. Isso porque a postura botafoguense continuava ofensiva e atrás de outro gol. Aos 11 minutos, Gregore roubou a bola e passou para Savarino. Com categoria, o camisa 10 deixa Luiz Henrique na cara do gol. A contratação mais cara do Brasil driblou o goleiro Britos, e tocou para o fundo das redes.

O segundo gol do Botafogo trouxe o time peruano para o ataque. Não por pedido do técnico português Artur Jorge, mas por um movimento natural do time que estava ganhando o jogo. Muito embora tenha pressionado durante cerca de 10 minutos, a verdade é que o Universitario não conseguia penetrar na defesa botafoguense.

O Botafogo não tinha mais a bola, mas tinha um certo controle do jogo. Isso ficou ainda mais evidente quando, aos 46 minutos, Mateo Ponte disputou a bola com Portocarrero na linha lateral, puxou para dentro e deu um bom passe para Eduardo. O meia dominou e finalizou no canto para marcar o terceiro. Antes do fim, Olivares descontou para os peruanos. Mas a vitória alvinegra já estava decretada.