• Seleções empatam por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação
  • Goleiro Livakovic defende três pênaltis e garante a classificação
  • Croatas enfrentam quem passar do jogo Brasil x Coreia do Sul

A Croácia superou o Japão por 3 a 1 na disputa de pênaltis após empate no tempo normal e na prorrogação, por a 1 a 1, nesta segunda-feira, no estádio Al Janoub. Assim, a seleção croata garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. O goleiro Livakovic foi decisivo na partida ao pegar três cobranças dos japoneses – Minamino, Mitoma e Yoshida. No tempo normal, o time asiático saiu em vantagem no primeiro tempo com Maeda, e os croatas empataram na etapa final com Perisic. Agora, a equipe europeia espera quem passar do confronto entre Brasil e Coreia do Sul.

Japão sai em vantagem no primeiro tempo

A Croácia começou o jogo tocando a bola e procurando espaços. Por sua, vez o Japão pressionou a saída de bola e teve a primeira chance aos 2 minutos. Após escanteio curto, a bola foi lançada pela direita, e Taniguchi cabeceou fora. Aos 7, a equipe croata respondeu. Kovacic roubou a bola pela ponta esquerda, invadiu a área e chutou para o gol. Gonda espalmou, Kramaric dividiu a bola, mas ela sobrou para o goleiro.

Os japoneses, então, contra-atacaram aos 11. Pela direita, Ito cruzou rasteiro na área, mas a bola passou por Nagamoto e Maeda e saiu. A partir dos 15 minutos, o Japão rodou a bola com qualidade e atacou mais. Aos 19, Ito recebeu a bola de Tomiyasu, partiu para cima da marcação e cruzou rasteiro. O goleiro Livakovic saiu e agarrou antes de a bola chegar até Maeda.

Aos 25, a Croácia chegou com Petkovic. O atacante recebeu pela ponta esquerda, entrou na área e tocou no meio. A bola desviou na zaga e parou nas mãos de Gonda. Depois, aos 27 minutos, a seleção croata fez uma blitz na área japonesa. Em três cruzamentos seguidos, a bola passou por todo mundo, mas na quarta Ito cortou de cabeça.

O jogo ficou morno até os 40 minutos, mas o Japão chegou em contra-ataque pela esquerda, Maed recebeu de calcanhar de Morita, invadiu a área e escorou para trás. Doan tocou no meio para Kamada, que levou para a perna direita e bateu sobre o gol. Aos 42, os asiáticos abriram o placar. Após escanteio curto pela direita, Doan cruzou de canhota na segunda trave, Yoshida desviou e a bola sobrou para Maeda na área. O atacante bateu de canhota para a rede: 1 a 0 Japão.

Croácia empata o jogo no segundo tempo

No segundo tempo, a Croácia chegou ao empate aos 9 minutos. Após troca de passes pelo meio, Lovren cruzou da intermediária direita. Então, Perisic subiu no meio da defesa para cabecear no canto esquerdo do goleiro Gonda: 1 a 1. Na sequência, aos 11, o Japão tentou responder. Assim, Endo arriscou de fora da área, com efeito, e Livakovic tirou de mão trocada para escanteio.

Depois, quem chegou com perigo foi a Croácia. Modric pegou a bola na intermediária e chutou de longe para o goleiro japonês espalmar. Aos 20, Kramaric dominou na entrada da área e cruzou da direita para a segunda trave. Budimir subiu de cabeça sozinho, para o chão, mas mandou para fora. A partir daí, o jogo voltou a ficar morno, truncado e sem chances claras para as seleções.

Só aos 32, os croatas finalizaram. Perisic dominou a bola no meio, carregou sozinho na frente da zaga e bateu de canhota. Contudo, a bola desviou na zaga e saiu pela direita do gol. Em seguida, o Japão chegou bem. Aos 34, Tomiasu recebeu livre na área pela esquerda, mas tentou o passe pelo meio em vez de finalizar. Em nova chance da Croácia, aos 40 minutos, Pasalic subiu no meio da zaga japonesa, mas cabeceou para fora. Com o 1 a 1 no placar, o jogo foi para a prorrogação.

Empate continua, e jogo vai para os pênaltis

O primeiro tempo da prorrogação seguiu em ritmo lento e com as seleções criando poucas chances de gol. A de maior perigo, aliás, foi do Japão. Aos 14 minutos, Mitoma acelerou no ataque, passou por dois marcadores e soltou a bomba da entrada da área. A bola foi no meio do gol, e Livakovic espalmou bem.

Por outro lado, na etapa final, os jogadores deram sinal de cansaço. Assim, o ritmo de jogo caiu. No último lance da prorrogação, a Croácia ainda chegou com perigo. Majer dominou na entrada da área, levou para o pé direito e bateu à direita do gol. O jogo teve que ser dicidido nos pênaltis.

Nos pênaltis, a Croácia superou o Japão por 3 a 1 e garantiu nas quartas de final. O goleiro Livakovic foi o herói ao defender os pênaltis de Minamino, Mitoma e Yoshida. Pasalic, na última cobrança, fez o gol que confirmou a classificação. Os croatas marcaram com Vlasic, Brozovic e Pasalic, e Livaja acertou a trave. Por outro lado, os japoneses só converteram o pênalti de Asano.