• Partida muito equilibrada com poucos lances de perigo
  • Luka Modric teve trabalho para conseguir armar jogadas
  • Marrocos e Croácia aguardam fechamento da rodada

A atual vice-campeã do mundo, a Croácia não saiu do 0 a 0 contra o Marrocos, na manhã desta quarta-feira, no Estádio Al Bayt, na abertura do Grupo F da Copa do Mundo do Catar. Com uma forte marcação, Luka Modric até que tentou levar os companheiros aos três pontos na estreia, mas não conseguiu. Isso porque os croatas encararam uma forte defesa marroquina, além de jogadores velozes, como Hakimi e Ziyech. Embora tenham tentado, as duas equipes ficaram devendo bastante em campo.

A primeira etapa começou com a Croácia tomando conta das ações ofensivas, tentando reter a bola para encontrar espaço diante da retranca do Marrocos. Contudo, essa estratégia começou a ruir, quando os marroquinos passaram a adiantar a marcação e a pressionar os croatas quando estes tinham a bola. A famosa marcação-pressão. Então, a partida passou a ficar com muito mais contato e poucos lances de perigo. Enquanto a Croácia insistia em manter a bola nos pés, o Marrocos acionava o seu lado direito, com Hakimi e Ziyech.

Os principais lances de perigo do primeiro tempo aconteceram já nos acréscimos. Sosa fez uma ótima jogada pela esquerda e cruzou. Vlasic, que por pouco não foi substituído minutos antes, finalizou e Bono fez quase um milagre e evitou que os croatas abrissem o placar. No lance seguinte, Vlasic tentou novamente, mas foi travado na hora da finalização. A bola, então, sobrou para Modric, que chutou por cima. As equipes foram para o intervalo devendo muito futebol.

Segundo tempo não melhorou

Se no primeiro tempo estava ruim, no segundo ficou pior ainda. As duas equipes tiveram mais dificuldades para finalizar. O Marrocos, então, adotou uma postura muito mais defensiva e apostou cada vez menos nos contra-ataques. A Croácia, então, ficou mais tempo com a bola, mas desta vez, com passes mais lentos e ineficazes para chegar ao seu gol. A melhor chance do segundo tempo saiu dos pés de Lovren, que pegou uma sobra depois de uma bola parada.

A partida foi se aproximando do fim e o cansaço acabou pegando as equipes. Mesmo com as trocas dos treinadores, o ritmo caiu bastante na parte final do jogo. Talvez pelo fato de que pontuar na primeira partida seria benéfico para as duas equipes. Foi então que o Marrocos passou a ficar mais com a bola sem ser pressionado pelos croatas. Portanto, sem condições de tomar a bola e buscar o gol, as duas equipes esperaram o apito final do árbitro.

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo. Enquanto o Marrocos pega a seleção da Bélgica, no Estádio Al Thumama, a Croácia encara o Canadá, no Khalifa no mesmo dia.