• Gvardiol e Orsic marcam para os croatas, e Dari diminui
  • Croatas vencem por 2 a 1 e ficam com o bronze no Catar
  • Marroquinos fazem melhor campanha africana em Copas

A Croácia venceu o Marrocos por 2 a 1, neste sábado, e conquistou o terceiro lugar da Copa do Mundo de 2022. Os gols no estádio Internacional Khalifa foram marcados por Gvardiol pelos croatas, Dari para os marroquinos e Orsic fez o segundo dos europeus para definir a vitória. Veja como foi a cobertura ao vivo da partida!

Além disso, a partida marcou a provável despedida de Luka Modric pela seleção. Defendendo o seu país, o craque disputou quatro edições de Copa (2006, 2014, 2018 e 2022) e fez 160 jogos. Aliás, a seleção croata terminou entre as quatro melhores pela terceira vez em seis participações. O Marrocos, por sua vez, fez a melhor campanha de uma seleção africana em Mundiais.

Croácia sai na frente, leva empate e faz o segundo

O jogo começou movimentado. Com 2 minutos, Bono quase marcou um gol contra ao dar um passe rente à trave. A bola saiu pela linha de fundo, e o goleiro respirou aliviado após o erro. Aos 6 minutos, a Croácia abriu o placar. Em bela jogada ensaiada na falta, a bola foi levantada na área, e Perisic deu ótimo passe de cabeça. O zagueiro Gvardiol, então, mergulhou de peixinho para mandar no canto direito do goleiro: 1 a 0.

Contudo, a resposta do Marrocos foi imediata. Aos 8 minutos, também em cobrança de falta, Ziyech lançou na área. A zaga croata, no entanto, desviou para a pequena área, e o zagueiro Dari completou de cabeça para empatar: 1 a 1. O jogo seguiu morno até os 23 minutos, mas a Croácia chegou com perigo. Modric recebeu a bola fora da área, limpou a marcação e bateu rasteiro. Atento, Bono espalmou e saltou para evitar o rebote que ia nos pés de Livaja.

Cinco minutos depois, o Marrocos perdeu boa oportunidade. Hakimi subiu pela direita e cruzou na direção de En-Nesyri dentro da área. Porém, a bola foi forte, e o atacante não conseguiu finalizar. Até os 30 minutos de jogo, foram 6 chutes dos croatas e 1 dos marroquinos. Na reta final do primeiro tempo, a Croácia dominou as ações, trocou passes e aproveitou os erros da zaga adversária.

Aos 41, então, os croatas ficaram à frente do placar de novo. Kovacic recuperou a posse de bola na entrada da área, e tocou na esquerda para Orsic. Na sequência, o meia virou o corpo e chutou de direita, colocado e por cobertura. Adiantado, o goleiro Bono ainda tentou espalmar, mas a bola bateu na trave e entrou: 2 a 1.

Croácia segura o resultado e garante o bronze

No segundo tempo, a Croácia teve a primeira chance com um minuto. Orsic recebeu o passe após cobrança de falta e arriscou a finalização. Porém, a bola desviou e bateu nas redes pelo lado de fora. Aos 7, os croatas assustaram outra vez. Após troca de passes, Majer ficou com a bola muito perto do goleiro Bono, cruzou para trás e Boufal conseguiu afastar. A partir dos 15 minutos, o Marrocos trocou passes no meio de campo, e os croatas se postaram mais na defesa.

De ambos os lados, aliás, o cansaço era nítido, com os jogadores sentindo cãibras ou tentando buscar o fôlego. Os técnicos fizeram mudanças, mas o ritmo do jogo seguiu morno. Só aos 25 minutos, a Croácia foi chegar em lance de perigo. Vlasic arriscou o chute de fora da área, mas mandou a bola por cima da trave. Quatro minutos depois, Marrocos tentou responder. En-Nesyry subiu rápido para o ataque e, de frente para Livakovic, chutou para a defesa do croata.

Depois, aos 41 minutos, Kovacic recebeu de Orsic dentro da área, ganhou a disputa com Hakimi e mandou para fora. Então, quase saiu o terceiro gol da Croácia. Nos minutos finais, o Marrocos tentou a pressão em busca do empate. Aos 50, Attiat-Allah avançou bem pela esquerda e cruzou na área. En-Nesyri saltou para mandar de cabeça, mas a bola passou raspando na rede por cima da trave. A Croácia segurou o placar de 2 a 1 e garantiu o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2022.