• Batshuayi, substituto de Lukaku, decide para os belgas
  • Seleção canadense tem boa atuação, mas perde chances
  • Alphonso Davies desperdiça pênalti no primeiro tempo

A Bélgica passou sufoco para vencer o Canadá por 1 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Ahmad Bin Ali, na estreia pelo Grupo F da Copa do Mundo. Os canadenses deram trabalho, e foram superiores durante boa parte da partida. Porém, pecaram nas finalizações, incluindo o pênalti de Alphonso Davies defendido por Thibaut Courtois. Batshuayi, no fim do primeiro tempo, marcou o único gol do jogo. Com o resultado, os belgas lideram a chave, pois Croácia e Marrocos empataram por 0 a 0, no outro confronto desta quarta.

Na segunda rodada do Grupo F, a Bélgica enfrenta o Marrocos, no domingo, no estádio Al Thumama, às 10h (de Brasília). Por sua vez, o Canadá pega a Croácia, no mesmo dia, às 13h, no estádio Internacional Khalifa.

Courtois pega pênalti de Davies, e Bélgica marca

Com a bola rolando, a Bélgica arriscou primeiro no chute de longe de Batshuayi. Contudo, quem começou melhor a partida foi o Canadá. Após rondar a área a adversária com perigo, os canadenses ganharam um escanteio na direita. Após a cobrança dentro da área, Buchanan chutou com desvio, e Courtois defendeu.

No entanto, o árbitro foi acionado para analisar possível toque de mão de Carrasco. Após conferir o lance no VAR, ele marcou o pênalti. Aos 10, Alphonso Davies, principal nome da seleção canadense, bateu rasteiro, e o goleiro belga pulou para o lado direito para defender.

Mesmo com o pênalti perdido, o Canadá seguiu mais organizado e buscando atacar. Em 15 minutos, foram sete finalizações da equipe. Enquanto isso, a Bélgica tinha dificuldades para manter a posse de bola e sair jogando diante da marcação adversária. Os belgas, aliás, focaram nos contra-ataques puxados por Kevin de Bruyne, mas sem sucesso.

Aos 30, os canadenses chegaram de novo. Laryea ficou com a bola no lado direito da área e atrasou para Johnston, que bateu cruzado para Courtois espalmar no reflexo. Quando o jogo parecia que ia para o intervalo em 0 a 0, a Bélgica abriu o placar, aos 43 minutos.

Após lançamento longo de Alderweireld nas costas da zaga canadense, o atacante Batshuayi recebeu em velocidade na área e soltou a canhota de primeira: 1 a 0. Os belgas acharam o gol, mas sofreram bastante.

Bélgica administra o placar e garante a vitória

A etapa final começou com o Canadá marcando pressão e criando chances. Por outro lado, os belgas seguiram com dificuldades de sair jogando e apostaram na ligação direta. Apesar de ter mais volume de jogo, os canadenses não conseguiram ter oportunidades claras e reduziram o ritmo a partir dos 25 minutos.

Com a vantagem no placar, a Bélgica se segurou bem na defesa e passou a explorar os espaços deixados pelos canadenses. As principais jogadas de ataque dos Red Devils passaram pelos pés de De Bruyne, que jogou com mais liberdade. Porém, a ausência do centroavante Lukaku, fora por lesão, diminuiu o poderio do ataque belga.

Aos 35 minutos, o Canadá teve sua principal chance na etapa e novamente parou em Courtois. No lance, Johnston levantou do lado direito para a área, e Larin mandou de cabeça para a defesa do goleiro belga. Já aos 39, a Bélgica respondeu em contra-ataque rápido com De Bruyne. O meia arrancou em velocidade, passou pelos marcadores, mas finalizou por cima da trave.

Demonstrando cansaço, o time canadense não teve mais forças para buscar o empate. Restou para a seleção belga tocar a bola, ver o relógio passar e garantir a suada vitória na estreia da Copa: 1 a 0.