• Róger Guedes marcou os dois gols do jogo em Itaquera
  • Vanderlei Luxemburgo conquista a primeira vitória
  • Vitória tira o Corinthians da zona de rebaixamento

O Corinthians venceu o Fluminense por 2 a 0 na tarde deste domingo, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Embora tenha sofrido a maior parte do jogo com o toque de bola da equipe de Fernando Diniz, o Timão soube sofrer e contou ainda com a tarde inspirada de Cássio (mais uma) para vencer e conquistar os três pontos. Além disso, dois gols de Róger Guedes.

A vitória, primeira dos últimos oito jogos, a primeira sob o comando de Luxemburgo, tirou o Timão da zona de rebaixamento. Com oito pontos, o Corinthians ocupa agora a 14ª colocação na tabela de classificação. O Fluminense, por sua vez, caiu para a sétima colocação, com 13 pontos. O próximo compromisso das duas equipes será no meio de semana pela Copa do Brasil.

Domínio tricolor

O primeiro tempo começou com o Fluminense tomando conta das ações. Uma postura não esperada para quem acompanha as duas equipes. A pressão que o Timão costuma colocar nos adversários nos primeiros minutos não aconteceu. Quando o time visitante se encontrou no jogo, a bola já não ficou mais com o Corinthians. De pé em pé o Tricolor das Laranjeiras foi chegando e criando chances.

Na primeira delas, aos seis, com Arias. Cássio fez a defesa. Mandando no jogo, o Fluminense parecia que não tinha muita pressa para marcar. A impressão que se dava era de que o time carioca marcaria no momento em que acelerasse o jogo. Mas isso não aconteceu por pelo menos 15 minutos. O Corinthians, por sua vez, não conseguia trocar dois passes.

A partir dos 20 minutos, essa aceleração esperada começou a acontecer. Contudo, conforme o Fluminense acelerava, Cássio aparecia. Arias arriscou mais uma vez, a bola bateu em Murilo e o goleiro fez a defesa. No escanteio, Nino finalizou para mais uma de Cássio. O goleiro iria aparecer novamente minutos depois, quando o Tricolor trocou passes e envolveu o Timão. A finalização foi de Samuel Xavier, mas Cássio estava lá de novo.

Foi então que o Fluminense iniciou uma pressão na qual o Timão não conseguiu sair por alguns minutos. André teve as melhores chances para abrir o placar. Na primeira, de dentro da área, isolou. Na segunda, de fora, chutou de curva e Cássio fez a grande defesa do jogo até então. A pressão terminou sem que o time fizesse o gol. E assim o árbitro finalizou o primeiro tempo.

Gols corintianos

O segundo tempo começou diferente. O Corinthians passou a tomar conta das ações. Pressionando a saída de bola do Fluminense, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo dominou o time carioca. Sem conseguir sair, o Tricolor começou a rifar a bola. Numa delas, Maycon pegou na entrada da área e soltou a bomba. Fábio fez grande defesa. Foi a melhor chance do Timão até então.

A pressão imposta pelo time da casa durou apenas dez minutos. Logo depois, o Fluminense voltou a reter a bola e a criar jogadas, além de dificuldades para a defesa do Timão. O Fluminense voltou ainda a finalizar com perigo. Lima foi o autor da vez. E quando o Tricolor começaria mais uma vez a pressão, veio o gol do Corinthians. Matheus Bidu cruzou para Yuri Alberto. Ele passou para Róger Guedes, de cabeça, abrir o placar.

O gol acordou o Fluminense novamente. Mesmo de longe, Fernando Diniz mexeu na equipe colocando John Kennedy no lugar do zagueiro Felipe Melo. O time ficou mais aberto e os espaços para o Timão começaram a aparecer. O jogo, então, passou a ficar mais corrido para os dois times. As equipes se revezavam nas finalizações. Enquanto Guga finalizou para o Flu, Matheus Bidu o fez para o Timão.

Na parte final do jogo, com as equipes mais cansadas, quem começou a se destacar foram as substituições. Neste momento, o Fluminense voltou a ficar com a bola. Em dois lances, John Kennedy teve chance de empatar. Na primeira, chutou em cima de Cássio. Logo depois errou o chute. Foi então que veio o gol da vitória do Timão. Róger Guedes, novamente. Desta vez, jogada de Fagner, que fez um longo lançamento. O atacante cabeceou para o gol de Fábio. Era o gol dos três pontos.