• Yuri Alberto (2), Wesley e Vera fizeram os gols do Corinthians em Itaquera
  • Argentino Juniors erra muito e sai da Neo Química Arena eliminado
  • Timão decide a vaga nas oitavas contra o Racing, em casa, no dia 28

O Corinthians venceu o Argentino Juniors por 4 a 0 na noite desta terça-feira, na Neo Química Arena, em São Paulo, em partida válida pela quinta rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana de 2024. Em um jogo recheado de erros dos argentinos, o Timão fez as pazes com os gols e com a sua torcida. Isso porque Yuri Alberto marcou duas vezes. Além disso, a jovem promessa Wesley fez boa partida e marcou mais um gol, como havia feito contra o Fluminense há três semanas. Fausto Vera, no segundo tempo, fechou o placar.

Como dito acima, os erros do time argentino praticamente selaram a sorte da equipe na competição. Isso porque o clube no qual Diego Armando Maradona surgiu para o futebol acabou eliminado com o resultado desta terça-feira. Dos três gols, dois foi com falhas clamorosas de sua defesa. Assim, com seis pontos, faltando uma rodada, o Argentino Juniors não pode mais superar nem Racing, do Uruguai, com 12, e nem o time brasileiro, com 10.

Portanto, na próxima rodada, marcada para o dia 28, o Corinthians recebe o Racing em casa precisando vencer para passar de fase. Vale lembrar que na Copa Sul-Americana passam para as oitavas os primeiros de cada grupo. Os segundos disputam uma fase preliminar com os terceiros colocados de cada grupo da Copa Libertadores. O Timão, pelo Brasileiro, recebe o Botafogo neste domingo, na Neo Química Arena.

Primeiro tempo perfeito

O primeiro tempo começou com o Corinthians tomando conta das ações ofensivas. Os argentinos começaram rápidos no contra-ataque. Tanto é que a primeira chance veio dos pés de Verón, que obrigou Carlos Miguel a fazer uma ótima defesa. Dois minutos depois, foi a vez de Montiel finalizar. Desta vez, a bola foi para fora. Embora fora de casa, os argentinos eram perigosos.

Contudo, aos sete minutos, Fagner cobrou falta da direita para a área. Yuri Alberto subiu e tirou do goleiro Diego Rodríguez para abrir o placar na Neo Química Arena. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Corinthians. O gol do time da casa acordou a torcida que passou a empurrar ainda mais o time, que estava bem na noite desta terça-feira.

Foi então que a equipe perdeu duas chances de ampliar. A primeira com Yuri Alberto, que recebeu da esquerda e chutou em cima da defesa. A segunda com Wesley, que parou em Rodríguez, e Romero, que errou o alvo. Contudo, o segundo gol saiu logo em seguida com os dois. Rodríguez saiu mal, Romero cortou de cabeça e a bola ficou com Wesley. O atacante mandou por cobertura e fez o segundo: 2 a 0.

O terceiro saiu logo após o reinício do jogo. Ao tocar para trás, Yuri Alberto consegue chegar primeiro e tocar na saída de Rodríguez para fazer o segundo dele, o terceiro do Timão na Neo Química Arena. O placar praticamente definiu a partida apenas no primeiro tempo do jogo. O Timão foi para o intervalo com ampla vantagem.

Segundo tempo teve mais um

O segundo tempo começou com o Argentino Juniors subindo as linhas para tentar pressionar o Corinthians. Contudo, com uma montanha alta para percorrer, e com os donos da casa em sintonia com o torcedor presente, ficou difícil. O Timão nos primeiros minutos conseguiu controlar o ímpeto do time adversário para não sofrer riscos. Além disso, buscou os contra-ataques. Aos 15 minutos, Wesley obrigou Rodríguez a fazer grande defesa.

Na cobrança de escanteio, o Corinthians quase ampliou com Gustavo Henrique, mas Rodríguez fez boa defesa no chão. O Timão era melhor, mesmo dando mais espaços aos argentinos, que aproveitaram bastante a condição. Mas os lances criados pelo time argentino apenas assustou Carlos Miguel e a defesa corintiana. Por outro lado, o time da casa era mais contundente. Yuri Alberto, aos 18, mais uma vez levou perigo e quase marcou o seu hat-trick.

Na construção das jogadas, em sua maioria pelo lado esquerdo da defesa, o Argentino Juniors passou a ser mais incisivo. Heredia recebeu belo cruzamento e não conseguiu desviar. No lance seguinte, Batallini recebeu um ótimo cruzamento. A bola passou pela defesa corintiana e, de frente para o gol, chutou por cima. Ali perdeu a grande chance de diminuir.

Depois das mexidas de António Oliveira, o Timão foi mais ao ataque. E marcou duas vezes. Na primeira, com Igor Coronado depois de uma confusão na área, com defesa espetacular de Rodríguez, mas impedimento no início da jogada. Mas logo depois, Fausto Vera aproveitou a jogada pela direita, tirou o defensor e chutou bonito para fechar o placar: 4 a 0, virou goleada.