Com golaço de Renato Augusto, aos 40 minutos do segundo tempo, o Corinthians arrancou empate por 1 a 1, neste domingo, na Arena Neo Química.

Primeiramente, o Grêmio tentou controlar o jogo, abriu o placar com Diego Souza na etapa inicial, mas não conseguiu segurar a pressão no segundo tempo.

Vale lembrar que o jogo foi válido pela 37ª rodada. Em campo, o Corinthians na briga pela Libertadores e um Grêmio lutando para não cair.

Portanto, os times voltam a campo na quinta-feira para a última rodada. O Grêmio recebe o Atlético-MG, enquanto o Corinthians visita o Juventude.


Grêmio no desespero, e Corinthians na Libertadores

Logo, o resultado deixou o Tricolor próximo do rebaixamento no Brasileirão. Por sua vez, o Timão confirmou a classificação na fase de grupos da Libertadores. 

Assim, a queda do Grêmio para a Série B parece questão de tempo. Ele pode ser confirmado nesta segunda-feira, no complemento da 37ª rodada.

Agora, o Grêmio chegou aos 40 pontos (18ª posição). Ou seja, pode ser rebaixado se Cuiabá (recebe o Fortaleza) e Juventude (visita o São Paulo) pontuarem.

Sobre a equipe paulista, foi para os 57 pontos ao empatar e confirmou a quarta colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro de 2021.


Atmosfera de vingança para a torcida do Corinthians

Primeiramente, é importante falar sobre a rivalidade que existe entre as torcidas de Corinthians e Grêmio. Isso por causa da lembrança do Brasileiro de 2007.

Sendo assim, foi a vingança pelo rebaixamento do Timão 14 anos atrás, justamente contra o Grêmio. Na época, a torcida tricolor fez uma grande festa.

Na Arena, a festa com faixas, cartazes, bandeiras e até caixões, surgiram no fim do jogo. Isso após o gol de empate de Renato Augusto.

Tão logo o árbitro apitou o final da partida, os 44 mil torcedores comemoraram e aplaudiram os jogadores. Afinal, complicou mais a vida do Tricolor.

Então, os times voltam a campo somente na quinta-feira, na última rodada. O Grêmio recebe o Atlético-MG, enquanto o Corinthians visita o Juventude.


Grêmio sai na frente no primeiro tempo

Precisando da vitória, o Grêmio começou buscando mais o ataque e com marcação adiantada. Ou seja, tomou conta da bola e tentou ir para cima.

Mais postado no campo de defesa, o Corinthians sentiu dificuldades para impor seu jogo no começo. Então, demorou a atacar o adversário mesmo em casa.

No entanto, o primeiro lance de perigo do Timão foi aos 17 minutos. O atacante Roger Guedes teve ótima chance de marcar, mas cabeceou mal.

Depois, Campaz tentou finalizar pelo Tricolor, mas a bola foi para fora. Além disso, o time gaúcho ameaçou em chute perigoso de Ferreira, aos 30.

Porém, o Corinthians respondeu com mais perigo ainda. William recebeu o passe de Renato Augusto, bateu colocado e acertou a trave. A arbitragem marcou impedimento.

Enfim, os ataques acabaram dando em gol. Melhor para o Grêmio, que fez 1 a 0 aos 38, com Diego Souza, em jogada de Ferreira 

No lance, Xavier saiu jogando errado e Ferreira ficou com a bola. Ele cruzou para Diego Souza dominar no peito e tirar do goleiro Cássio.


Corinthians pressiona e arranca empate com golaço

Na volta do intervalo, o Corinthians tentou tocar mais a bola e fazer pressão. Aos 6, Willian chutou para a defesa do goleiro Gabriel Grando.

No entanto, o time do técnico Sylvinho sentiu dificuldades para fugir da forte marcação gremista. Mesmo empurrado pela torcida, levou pouco perigo à meta gaúcha. 

Além disso, com o tempo passando, o Grêmio voltou a controlar o jogo. Mesmo com várias mudanças, a solução do Corinthians seria uma jogada individual. 

No entanto, apareceu Renato Augusto em jogada de craque. Aos 40, o meia dominou na entrada da área e acertou um belo chute, sem chances para o goleiro.

Desesperado, o Grêmio ainda se lançou ao ataque para tentar vencer a partida. Porém, quem esteve mais perto de vencer foi o Timão.

Nos acréscimos, o Corinthians ainda perdeu duas grandes oportunidades. Uma em chute cruzado de Gustavo Mosquito e outra com Roger Guedes sendo travado na área.

Após o apito final, vibração na Arena com sinalizadores. A torcida corintiana cantou alto provocando o Grêmio, que agora corre sérios riscos de ser rebaixado.


Willian fala da importância do empate para o Timão

Ainda no gramado, o atacante Willian deu entrevista para o SporTV. Foi dele o passe para Renato Augusto empatar a partida em 1 a 1.

Aliviado pelo gol e o resultado, Willian falou das dificuldades de enfrentar o time do Grêmio. Ele ressaltou que o Timão melhorou na etapa final.

– Desde o início procuraram o gol, e nós segurando. Acharam o gol e acalmaram o jogo. Mas fomos superiores no segundo tempo e empatamos – disse. 

Depois de passar por várias temporadas no Chelsea, Willian falou sobre seu retorno ao futebol brasileiro. Então, ele destacou as suas principais características em campo.

– Sempre procurei jogar assim nesse período de Premier League, e vou implantar meu estilo de jogo aqui. Indo para cima, finalizando, deixando companheiros na cara.

Por fim, Willian falou do momento do Corinthians. Com empate, o Timão garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores. Porém, o atacante quer mais:

– Ficamos felizes com o desempenho. Mas, claro, nós queríamos a vitória. Ainda falta um jogo para nosso objetivo final – finalizou o camisa 10 do Corinthians.


Galo faz a festa em casa e Bahia vence o Fluminense

Além disso, outros jogos movimentaram a rodada neste domingo: Atlético-MG 4 x 3 Bragantino, Bahia 2 x 0 Fluminense e Ceará x América-MG. 

Em grande jogo, o campeão Galo venceu mais uma. O time levantou a taça de campeão e fez a festa com a torcida no Mineirão. 

Afinal, o Galo voltou a ser campeão após 50 anos. Em 71, o título foi no gol de Dadá Maravilha, que levou a taça ao gramado.

Além disso, o jogo marcou novo recorde batido pela torcida do Atlético-MG no novo Mineirão. Foram mais de 61 torcedores presentes no estádio.

https://twitter.com/Brasileirao/status/1467616231591137286?s=20

Por sua vez, o Bahia venceu o Fluminense, com dois gols de Gilberto, na Fonte Nova. Por enquanto, a equipe baiana está fora da zona de rebaixamento.

O Bahia chegou aos 43 pontos e torce contra Cuiabá e Juventude. O Fluminense levará até a última rodada sua briga por vaga na Libertadores.

Na decisão sobre Pré-Libertadores, Ceará empatou por 0 a 0 com América-MG. Os dois têm 50 pontos e permanecem em 9º e 8º.

Confira os jogos da 37ª rodada do Brasileirão 2021:

Domingo (05/12)
Corinthians 1 x 1 Grêmio
Atlético-MG 4 x 3 Bragantino
Bahia 2 x 0 Fluminense
Ceará 0 x 0 América-MG

Segunda-feira (06/12)
São Paulo x Juventude
Athletico-PR x Palmeiras
Flamengo x Santos
Internacional x Atlético-GO
Cuiabá x Fortaleza
Chapecoense x Sport