• Renato Augusto, Gil, Giuliano e Cantillo estão fora dos planos
  • Clube comunicou ao trio de atletas na tarde desta sexta-feira
  • Timão fez 50 pontos e ficou na 13ª colocação no Brasileirão

A temporada conturbada do Corinthians surtiu efeito. Sem títulos, com mudança de técnicos e derrota do grupo que dominava o clube há anos foram algumas das barreiras pelas quais o Timão terá que passar. Então, nesta sexta-feira, o clube paulista comunicou a opção pela não renovação dos meias Renato Augusto, Giuliano e Cantillo, além do zagueiro Gil.

Eliminação do Paulista para o Ituano, na Copa do Brasil, uma ida às semifinais, mas eliminação para o rival São Paulo. Na Copa Sul-Americana, ficou pelo caminho para o Fortaleza, também na semifinal. No Campeonato Brasileiro, não chegou a parte de cima da tabela. Inclusive, frequentou a zona de rebaixamento em algumas rodadas. Tudo isso contou para que mudanças fossem feitas no futebol.

O Corinthians, então, por saber que o contrato dos quatro acabam em 31 de dezembro, comunicou e liberou os atletas a procurarem outro clube para jogar na próxima temporada. Renato Augusto completa 36 anos em fevereiro do ano que vem e ainda deve jogar mais algumas temporadas. Depois de saber da liberação, o Fluminense acertou com o atleta para o ano que vem.

Renato Augusto tem status de ídolo da torcida corintiana e jogou 45 jogos na temporada. Marcou seis gols e fez 10 assistências para os companheiros. Se somados as duas passagens, o camisa 8 do Timão marcou 30 gols em 243 jogos. Tem os títulos do Paulistão e Recopa de 2013, além do Brasileirão de 2015, quando viveu o seu melhor momento no clube paulista.

Gil foi titular e Giuliano teve poucas chances

O zagueiro Gil é outro com o status de ídolo do Corinthians. Embora tenha sofrido com protestos nesta temporada, o jogador foi titular durante todo o ano de 2023. Está de saída do time pelo qual está entre os 15 jogadores com mais jogos. Ele é o 15º, com 444. Vale lembrar que o zagueiro dificilmente ficava fora por lesão, jogou bastante nesta temporada.

O Corinthians o contratou pela primeira vez na temporada de 2013. Naquela ocasião, venceu o Campeonato Paulista e a Recopa Sul-Americana em 2013. Na temporada 2014, fez parte do Corinthians do técnico Tite que venceu o Brasileirão batendo recordes de pontos. Na segunda passagem, está no clube desde 2019, quando voltou da China. Com 19 gols marcados, é o quarto maior zagueiro artilheiro.

Giuliano chegou ao Corinthians em 2021. assim que acabou o período em que defendeu clubes da Rússia, Turquia e Arábia Saudita. Nunca foi titular absoluto e viveu o seu melhor momento quando marcou o gol de empate do Corinthians na decisão da Copa do Brasil de 2022. Nesta temporada, amargou o banco de reservas com os três primeiros técnicos. Mano Menezes ainda deu chances, mas Giuliano não foi bem. Pelo clube, fez 143 jogos e 12 gols.

Cantillo é outro que nunca foi titular absoluto. Contudo, era útil para o elenco. Nesta temporada, apenas 12 jogos em 2023. Mano Menezes o escalou na última partida do ano, mas embora estivesse bem, atuou naquela partida por conta dos inúmeros desfalques. Encerra a sua passagem pelo clube sem brilho e sem mostrar o futebol que o fez ser contratado.