• Portugal começa vencendo, mas leva a virada
  • Coreia do Sul vence e passa pelos gols marcados
  • Asiáticos podem pegar o Brasil nas oitavas de final

Em mais um jogo que vai ficar na História da Copa do Mundo, a Coreia venceu Portugal por 2 a 1, de virada, nesta sexta-feira, no Estádio da Educação, e passou às oitavas de final do Mundial. A seleção portuguesa entrou já classificada para a partida e dependia de alguns resultados para não passar em primeiro. Ou seja, entrou de forma dispersa e com alguns reservas e acabou levando a virada dos asiáticos.

Ricardo Horta abriu o placar para a seleção portuguesa logo aos quatro minutos de jogo. Até aí nada de anormal, já que a seleção de Cristiano Ronaldo era melhor tecnicamente. Mas, antes dos 30 da primeira etapa, a Coreia deu mostras de que queria a classificação para a próxima fase. Foi então que Kim Young-Gwon empatou e, quando todos achavam que o Uruguai se classificaria (vencia Gana por 2 a 0), Son, a estrela do time, achou um contra-ataque. Este, passou para Hwang Heechan marcar o gol da vitória.

A vitória da Coreia do Sul, então, colocou a seleção nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Os asiáticos empataram em número de pontos com o Uruguai, mas levaram vantagem no número de gols marcados. Portanto, passando em segundo do Grupo H. Portugal, por sua vez, mesmo com a derrota, garantiu o primeiro lugar da chave. Na próxima fase, este grupo vai cruzar com o Grupo G, o da Seleção Brasileira.

Primeiro tempo equilibrado

O primeiro tempo começou com as duas equipes buscando o gol. Portugal com a sua técnica e a Coreia com a força de quem precisava desesperadamente vencer para avançar às oitavas de final. Isso para não depender da partida entre Uruguai e Gana. Então, logo no início de jogo, a equipe portuguesa abriu o placar com Ricardo Horta. Dalot fez boa jogada e tocou para o companheiro fazer o gol português. Com o placar em vantagem, a equipe treinada por Fernando Santos passou a tocar a bola e esperar os adversários.

A Coreia, então, se lançou ao ataque em busca do gol, pelo menos o empate. Aos 16 minutos, marcou o gol com Kim Jin-Su. Mas a arbitragem acabou anulando o lance, apontando impedimento no cruzamento. Dez minutos depois, entretanto, o gol saiu. Kim Young-Gwon. O zagueiro aproveitou o lance de dentro da área e marcou o seu primeiro gol na Copa do Mundo do Catar.

O gol acordou a equipe portuguesa, que passou a tomar conta das ações da partida novamente. Vitinha, CR7 e Dalot eram bastante acionados e tinham as melhores chances de ampliar. O Kim Seung-Gyu passou a ser bastante exigido pelo trio nos minutos finais da primeira etapa. Embora tenha tentado, os portugueses foram em igualdade com os coreanos para o intervalo.

Gol no fim e classificação

O segundo tempo foi de um certo domínio da Coreia do Sul. Isso porque, Portugal estava confortável com o empate, estava garantido na próxima fase. Mesmo assim, os portugueses tiveram a bola na maior parte do tempo, embora as chances claras não tenham aparecido. Então, quando conseguia reter a bola, os asiáticos levavam certo perigo. Como em um chute de Hwang In-Beom, defendido por Diogo Costa

A partir dos 20 do segundo tempo, Fernando Santos começou a promover mudanças. Nelas, estava a saída de Cristiano Ronaldo. O empate, como dito acima, era um ótimo resultado para os portugueses. Manteriam a invencibilidade e, de quebra, passariam em primeiro sem depender de ninguém. Mas essa postura defensiva que Portugal apresentou, chamou a Coreia para cima.

Motivados pelos torcedores presentes, os coreanos foram com tudo atrás da virada histórica e da classificação. E o gol saiu, já no final da partida. Son, o principal jogador da seleção asiática, puxou um ótimo contra-ataque. Com velocidade e técnica, ele passou para Hwang Hee-Chan, de frente para Diego Costa. O camisa 11 tocou na saída do goleiro português. A festa estava armada, mas o elenco sul-coreano teve de esperar o jogo entre Uruguai e Gana acabar para, assim, explodir e comemorar a classificação.