• Próxima edição do Mundial terá 104 jogos ao todo
  • Fifa decide mudar formato da Copa com 48 times
  • Torneio será realizado nos EUA, México e Canadá

Antes de mais nada, vamos falar sobre a Copa do Mundo de 2026. Isso porque a Fifa mudou o formato da competição, que terá 48 seleções pela primeira vez. Ou seja, o torneio vai contar com 12 grupos com quatro equipes. Dessa forma, o número de partidas do Mundial vai para 104. As informações são do site ‘Globo Esporte’.

Com a mudança, os dois primeiros colocados de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançarão para a fase eliminatória. Depois disso, os 32 países classificados se enfrentarão no mata-mata até a final. Assim, os times que alcançarem a semifinal disputarão oito jogos em vez de sete. A copa de 2026 terá três sedes: Estados Unidos, México e Canadá.

Vale ressaltar, então, que o Conselho da Fifa tomou a decisão após reunião nesta terça, em Kigali, capital de Ruanda. Segundo o ‘Ge’, o país também será a sede do Congresso da entidade máxima do futebol, nesta quinta. O presidente Gianni Infantino vai ser reeleito para novo mandato e ficará até 2027.

Fifa muda ideia sobre formato dos grupos

Anteriormente, a Fifa havia decidido aumentar o número de seleções na Copa para 48 e dividi-las em 16 grupos com três equipes cada. Então, os dois primeiros de cada chave se classificariam para um mata-mata, também com 32 times. No entanto, o formato tinha dois problemas que comprometeriam o evento.

Primeiramente, com três seleções em um grupo, quem somasse dois empates estaria classificado. Ou seja, isso estimularia o jogo defensivo. Além disso, a última rodada teria uma das equipes descansando, o que permitiria aos dois times em ação combinar o resultado.

Outro argumento da Fifa, aliás, tem relação com a última rodada da fase de grupos da Copa de 2022. Afinal, foram jogos decididos nos momentos finais, com surpresas entre os classificados e eliminados, no Catar.