• Renato Marques fez enquanto João Paulo estava caído no chão
  • Willian Bigode chegou a empatar, mas Juninho fez o segundo gol
  • Santos e América ficaram empatados com a mesma pontuação

O América-MG venceu o Santos por 2 a 1 na noite desta sexta-feira, no Independência, em Belo Horizonte, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Em um jogo bastante equilibrado, o Coelho se beneficiou de um com bastante polêmico. No primeiro tempo, o goleiro João Paulo se machucou sozinho em um lance com Renato Marques. O atacante do Coelho não pensou no Fair Play e marcou o gol.

A situação deixou os nervos santistas exaltados. João Paulo saiu de campo e deu lugar ao goleiro Gabriel Brazão. Antes mesmo do intervalo, Willian Bigode deixou tudo igual em Belo Horizonte. Mas na segunda etapa, Juninho fez o segundo e deu números finais ao jogo. Vale destacar que o lance de Renato Marques ficou rondando a cabeça dos jogadores durante os 90 minutos. No fim do jogo ainda teve discussão sobre o fato.

Com a vitória, o América encostou no Santos. Os dois agora têm 15 pontos. Entretanto, o time paulista leva vantagem nos critérios de desempate. Goiás e Sport Recife, que aparece logo em seguida, ainda jogam na rodada. Na próxima partida, o Santos encara o Botafogo-SP, no Estádio do Café, no dia 03/06. Já o América, visita o Paysandu no dia seguinte.

Primeiro tempo

O primeiro tempo começou muito equilibrado. Os dois times, dois dos favoritos a uma vaga na Série A, ficaram se estudando nos primeiros minutos. A primeira chance do jogo foi do Santos. Com seis minutos de jogo, o Peixe cobrou um escanteio, a bola sobrou para Gil finalizar. A bola passou perto, mas foi para fora. O Santos mostrou naquele momento que não iria abrir mão de atacar, mesmo jogando fora de casa.

Foi então que aos 14 minutos ocorreu um lance inusitado. João Paulo recebeu a bola, ao ser pressionado por Renato Marques, o goleiro conseguiu fintar o atacante do Coelho. Contudo, se contundiu em seguida. No chão, o goleiro viu o atacante do América-MG pegar a bola e chutar para o gol vazio. Era o primeiro do América, mesmo com os jogadores do Santos revoltados com a falta de empatia no lance: 1 a 0.

O Santos, mesmo revoltado, colocou a cabeça no lugar e foi para cima do Coelho. Com toques rápidos e impondo o seu ritmo, não demorou muito para chegar ao empate, com William Bigode. A jogada começou com Otero recebeu pela esquerda, driblou Mateus Henrique e chutou para o gol. Dalberson espalmou. Com isso, Escobar ficou com ela e ajeitou para Willian, que dominou e bateu cruzado para marcar o gol de empate. Era o primeiro gol do Santos: 1 a 1.

Otero pela esquerda quase marcou minutos depois em um lindo chute, mas a bola foi para fora. O empate, justo naquele momento, então, deixou os times mais aguerridos. O duelo seguiu assim até o fim do primeiro tempo.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com o América-MG em cima do Santos. Precisando do resultado, o time foi para cima do Peixe, mesmo sabendo que o perigoso time de Fábio Carille tem uma boa jogada de transição rápida. Ou seja, aos sete minutos, a primeira grande chance do segundo tempo. Matheus Henrique chuta de fora da área, a bola bate nas duas traves e volta para Alé pegar a sobra. Na finalização, Brazão fez uma ótima defesa.

Minutos mais tarde apenas que Dalberson, goleiro do time mineiro, foi fazer uma defesa. Depois de uma falta cobrada para a área, Weslley Patati mandou para Ricardo Silva cabecear para o goleiro do Coelho fazer a defesa. O Santos ameaçou uma pressão para cima dos mineiros, mas tudo não passou apenas de alguns minutos. Não houve lance de perigo nesse período. Apenas na cabeçada de Joaquim, aos 16. Dalberson fez a defesa.

Aos 21 minutos, o América-MG fez o segundo gol. Adyson cruzou rasteiro para a área. Benítez, então, achou Juninho com um belo passe. O capitão do Coelho dominou e finalizou sem chances para Gabriel Brazão. O gol dos mineiros colocou ainda mais fogo no jogo. Não no duelo em si, mas na relação dos jogadores uns com os outros.

Embora estivesse bem no jogo, tomar o segundo gol não estava nos planos. Tão pouco depois dos 20 do segundo tempo. O América, então, mostrou maturidade e conseguiu diminuir o ritmo da partida. Aos poucos, o Peixe foi se entregando e chegando com cada vez menos organização, Por fim, os jogadores dos dois times ainda discutiram o lance de Renato Marques no primeiro tempo.