• Léo Pereira aproveita falha de Gatito Fernández para marcar
  • Botafogo criou boas chances no primeiro tempo e foi melhor
  • Vitória coloca o Flamengo na vice-liderança da competição

O Flamengo venceu o Botafogo por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Carioca no primeiro turno, a famigerada Taça Guanabara. O jogo não foi bem como o torcedor esperava. Muito poucas chances criadas e erros de passe. Muito pouco para os elencos que as equipes possuem

Léo Pereira marcou o gol da vitória aos 49 minutos do segundo tempo, aproveitando uma saída errada de Gatito Fernández. Depois do gol, não teve tempo para mais nada. Com a vitória, o Flamengo chegou aos 12 pontos, dois a menos do que o líder Fluminense. Na próxima rodada, o Rubro-Negro encara o Volta Redonda, no sábado, no Maracanã.

O Botafogo, por sua vez, teve boas chances no primeiro tempo, mas não aproveitou. Assim, ofuscou a estreia do jogador mais caro do futebol brasileiro, Luiz Henrique. Com 11 pontos, o Glorioso ocupa a terceira posição, mas com um jogo a mais. O Alvinegro volta a campo na próxima quarta-feira, em Volta Redonda, contra os donos da casa.

Primeiro tempo fraco

O primeiro tempo começou com o Flamengo marcando no campo de defesa do Botafogo. Sem saída, a equipe alvinegra demorou para colocar a bola no chão. Por isso, abusou dos lançamentos longos nos primeiros minutos. O Flamengo tinha a bola, contudo, só conseguiu finalizar aos sete minutos, com Pedro. Gatito, no centro do gol conseguiu fazer a defesa.

O Glorioso só conseguiu responder minutos depois. Luiz Henrique, que fazia a sua estreia com a camisa da equipe de General Severiano, fez a jogada e chutou para fora. No lance seguinte, ainda no ataque, o Botafogo chegou duas vezes. Na primeira, Tiquinho aproveitou cruzamento da esquerda e fez Rossi trabalhar. No escanteio, o camisa 9 cruzou para Júnior Santos desperdiçar a chance.

O jogo seguiu sem mudanças. Depois dos dois ataques perigosos do Botafogo, o Flamengo voltou a ganhar terreno e a tocar a bola no campo de defesa do visitante na partida desta quarta. Com lançamentos longos, o Alvinegro tentou surpreender, mas nas duas chances que teve com Júnior Santos, a arbitragem já havia marcado o impedimento.

Então, mesmo jogando com as linhas altas, o Flamengo tinha muitas dificuldades de criar jogadas de perigo. Na primeira etapa, não houve nenhum perigo ao gol de Gatito Fernández. Ou seja, o Rubro-Negro não conseguiu se impor. Pelo lado do Glorioso, as chances foram melhores, mas não o suficiente para abrir o placar.

Segundo tempo morno, mas com gol

O segundo tempo teve o mesmo panorama do que o primeiro. O Flamengo tinha a bola, mas não criava chances para marcar. Por outro lado, o Botafogo era perigoso sempre que acertava uma jogada rápida de contra-ataque. Mesmo assim, muito menos do que foi na primeira etapa. As principais peças do Alvinegro estavam bem marcadas.

No Rubro-Negro, Tite tentou mudar a lateral. Tirou Varela, que não jogou bem, saiu e deu lugar ao jovem Wesley. Logo depois, De La Cruz saiu para dar lugar a Luiz Araújo. Com os dois descansados pelo lado direito, o treinador tentou jogar por aquele setor. Mas mesmo com as mudanças, nada de muito novo.

O treinador do Glorioso tirou Tiquinho Soares e Danilo Barbosa e pôs Eduardo e Savarino. O meia do Botafogo teria de se disfarçar de centroavante para ter presença na área. As mudanças ocorreram, contudo, nenhuma foi capaz de mudar o panorama do jogo. Gatito fez uma defesa em um chute de longa distância de Luiz Araújo.

Foi então que o Flamengo teve uma sequência de escanteios. Manteve a bola no ataque e passou a rondar a área do Botafogo. Em um escanteio pela esquerda, o gol saiu: Arrascaeta bateu curto para Ayrton Lucas, que acertou o cruzamento. Léo Pereira subiu mais do que Gattito para cabecear para o fundo das redes. Era o gol da vitória do Flamengo: 1 a 0.